Fornecer aos profissionais da área de educação e artistas uma formação aprofundada e especializada que integre a arte como recurso pedagógico e promova o desenvolvimento integral dos indivíduos.
Público Alvo
Profissionais da área de educação, como professores de arte, pedagogos, educadores, artistas e demais interessados em aprofundar seus conhecimentos sobre a integração da arte no contexto educacional.
Área de atuação
O profissional formado pode atuar escolas de educação infantil, ensino fundamental e médio, institutos de educação, centros culturais, museus, projetos sociais, ONGs, instituições de ensino superior, espaços de educação não-formal, como cursos e oficinas de arte, e também em órgãos governamentais ligados à cultura e à educação.
Programa de Curso
Estudaremos a diversidade cultural brasileira, sua relevância e a riqueza de suas manifestações, bem como o patrimônio histórico e sua contribuição para a formação da identidade. Por fim, você vai aprender como trabalhar a diversidade e o patrimônio no ensino de história.
O ensino da arte é muito importante para que os estudantes da educação básica possam aprimorar seus critérios de julgamento e criticidade sobre o que vivenciam em seu cotidiano. Assim, por intermédio da estética e das manifestações artísticas que produzem, os estudantes aumentam sua percepção e refinam sua sensibilidade para lidar com as questões cotidianas e com as várias linguagens artísticas, que lhes chegam veiculadas pelos mais variados canais da mídia.
Conhecerá os fundamentos da educação em arte, como se difundem socialmente na contemporaneidade e quais as relações existentes entre a educação estética e a artística; as quais devem ser utilizadas pelos professores em sala de aula.
Compreenderá a gênese da concepção moderna da dança, seus elementos estruturantes e os estilos contemporâneos que se apresentam para efeito da sua manifestação no ambiente urbano, traduzidos em estilos contextualizados como o jazz, o hip hop e danças regionais e folclóricas.
Estudaremos sobre as Artes Visuais nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) de Arte e sobre o processo histórico que possibilitou o surgimento de um novo cenário na educação nacional.
Iremos conhecer sobre a aplicação das tecnologias digitais na prática pedagógica, especificamente a realidade aumentada e a realidade virtual. Você também passará por desafios que possibilitarão uma reflexão sobre as temáticas.
Conhecer quais são os elementos cênicos comuns ao Teatro, verificar exemplos de utilização da linguagem teatral na sala de aula, e por fim, se aprofundar na literatura científica para reconhecer e diferenciar jogo teatral de jogo dramático.
Estudaremos diferentes teóricos da dança, conhecendo quais são os elementos corporais necessários ao ensino da dança, identificando, assim, as possíveis estratégias metodológicas para sua aplicação na escola.
Veremos a gramática musical, os objetos de conhecimento em música e suas metodologias de ensino e situações didáticas para o ensino de música.
Aprenderá sobre os processos psicológicos que envolvem a aprendizagem, os mecanismos envolvidos em sistemas mentais, os processos psicológicos que envolvem os aspectos cognitivos, afetivos e sociais implicados na aprendizagem, assim como a análise da teoria de aprendizagem, por meio do desenvolvimento de inteligências múltiplas.
Estudaremos a metodologia no trabalho docente, conhecendo as diferentes opções metodológicas no processo de ensino-aprendizagem e aprendendo a relacioná-las com os diversos recursos pedagógicos.
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