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O curso visa formar contadores de histórias competentes e criativos, aptos a atuarem em diversos contextos profissionais, contribuindo para o fortalecimento da tradição oral, o estímulo à imaginação e o enriquecimento cultural da sociedade.
Profissionais das áreas de educação, literatura, artes cênicas, biblioteconomia, pedagogia, entre outros, que tenham interesse em aprimorar suas habilidades e conhecimentos na arte de contar histórias.
O profissional formado pode atuar em uma variedade de locais e contextos, tais como escolas de ensino fundamental e médio, bibliotecas, centros culturais, espaços educativos não-formais, teatros, festivais de contação de histórias, hospitais, instituições de assistência social, empresas de eventos, editoras, entre outros.
Compreender a importância da ludicidade presente nas práticas para o ensino de arte. Além disso, irá analisar o percurso criador infantil, a partir de suas manifestações, e relacionar as produções artísticas aos seus diferentes contextos de produção.
Saber um pouco mais sobre esse gênero popular, sobre suas características e conhecerá alguns exemplos. Também vai perceber que há diferenças quando a palavra “conto” é empregada na literatura popular e na literatura erudita.
A literatura popular não se define somente por oposição à literatura erudita. Ela apresenta caraterísticas singulares, tanto no que se refere a sua forma e conteúdo quanto no que se refere a seus agentes de produção, irá se surpreender com a riqueza, a diversidade e a antiguidade de muitas formas da literatura popular.
Iremos estudar a trajetória histórica da didática, percebendo os diferentes pensadores e suas teorias educacionais. Nessa perspectiva, irá, também, reconhecer os principais marcos históricos de constituição da didática e, ainda, refletir sobre as transformações e avanços dos estudos e práticas didáticas na atualidade.
Você vai conhecer mais sobre a Modernidade e a noção de indivíduo, na perspectiva do racionalismo. Verá, também, a construção da ideia de cidadania e como é possível relacionar o artigo 2.º da Declaração Universal dos Direitos Humanos e a diversidade humana. A partir dessa perspectiva, você vai conhecer os critérios de sustentabilidade propagados pela ONU e os desafios de propagar os princípios dos direitos humanos e os critérios de sustentabilidade.
A secretaria de uma escola representa um setor de apoio primordial para o alcance dos objetivos educacionais que ali são perseguidos, uma vez que atende, por meio de suas atribuições, a todos os demais setores e membros da comunidade escolar, local e autoridades públicas e educacionais. Para que possa cumprir plenamente suas inúmeras atribuições, a secretaria precisa ter uma organização eficiente de sua estrutura e processos documentais, principalmente no que envolve ações de recebimento, produção, arquivo e despacho dos documentos que ali circulam.
Você vai saber como se organiza uma secretaria escolar e vai conhecer os tipos, as finalidades e os procedimentos de arquivamento e envio dos documentos escolares.
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