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Pós-Graduação em

ARTE DE CONTAR HISTÓRIA

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Reconhecido pelo MEC

Aplicativo educacional

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Material em vídeo, pdf e infográfico

Flexibilidade na rotina de estudos

De:

R$ 228,86

A partir de:

R$ 114,90

Mensais

Objetivo do curso

O curso visa formar contadores de histórias competentes e criativos, aptos a atuarem em diversos contextos profissionais, contribuindo para o fortalecimento da tradição oral, o estímulo à imaginação e o enriquecimento cultural da sociedade.

Público Alvo

Profissionais das áreas de educação, literatura, artes cênicas, biblioteconomia, pedagogia, entre outros, que tenham interesse em aprimorar suas habilidades e conhecimentos na arte de contar histórias.

Área de atuação

O profissional formado pode atuar em uma variedade de locais e contextos, tais como escolas de ensino fundamental e médio, bibliotecas, centros culturais, espaços educativos não-formais, teatros, festivais de contação de histórias, hospitais, instituições de assistência social, empresas de eventos, editoras, entre outros.

Programa de Curso

Compreender a importância da ludicidade presente nas práticas para o ensino de arte. Além disso, irá analisar o percurso criador infantil, a partir de suas manifestações, e relacionar as produções artísticas aos seus diferentes contextos de produção.

A origem da literatura infantil vincula-se às mudanças estruturais que ocorreram na sociedade dos séculos XVII e XVIII, momento em que se instalou o modelo burguês de família unicelular, provocando uma alteração na forma de se visualizar a infância e todas as instituições com ela relacionadas. Dessa forma, explica-se o papel de aliada que a escola, e com ela a produção de textos dirigidos às crianças, passou a exercer para a consecução dos objetivos e valores preconizados. Estudaremos sobre toda a história da literatura infantil brasileira.

Saber um pouco mais sobre esse gênero popular, sobre suas características e conhecerá alguns exemplos. Também vai perceber que há diferenças quando a palavra “conto” é empregada na literatura popular e na literatura erudita.

Verá as características dos livros didáticos e paradidáticos e fará uma reflexão sobre como escolhê-los adequadamente para enriquecer a prática de sala de aula.

A literatura popular não se define somente por oposição à literatura erudita. Ela apresenta caraterísticas singulares, tanto no que se refere a sua forma e conteúdo quanto no que se refere a seus agentes de produção, irá se surpreender com a riqueza, a diversidade e a antiguidade de muitas formas da literatura popular.

Iremos estudar a trajetória histórica da didática, percebendo os diferentes pensadores e suas teorias educacionais. Nessa perspectiva, irá, também, reconhecer os principais marcos históricos de constituição da didática e, ainda, refletir sobre as transformações e avanços dos estudos e práticas didáticas na atualidade.

Ampliar as noções de conto, identificando-o como um importante gênero da história da literatura. Vai, também, explorar algumas formas do conto, mostrando sua evolução ao longo da história, alguns dos principais contistas e as visões teóricas sobre esse gênero.

Estudos mostram que o bom relacionamento entre professor e aluno é a receita para um processo de aprendizagem eficaz. É fato também que essas relações tendem a refletir aquilo que a comunidade espera da escola. Em outras palavras, sua competência social pode beneficiar seu trabalho na escola

Você vai conhecer mais sobre a Modernidade e a noção de indivíduo, na perspectiva do racionalismo. Verá, também, a construção da ideia de cidadania e como é possível relacionar o artigo 2.º da Declaração Universal dos Direitos Humanos e a diversidade humana. A partir dessa perspectiva, você vai conhecer os critérios de sustentabilidade propagados pela ONU e os desafios de propagar os princípios dos direitos humanos e os critérios de sustentabilidade.

A secretaria de uma escola representa um setor de apoio primordial para o alcance dos objetivos educacionais que ali são perseguidos, uma vez que atende, por meio de suas atribuições, a todos os demais setores e membros da comunidade escolar, local e autoridades públicas e educacionais. Para que possa cumprir plenamente suas inúmeras atribuições, a secretaria precisa ter uma organização eficiente de sua estrutura e processos documentais, principalmente no que envolve ações de recebimento, produção, arquivo e despacho dos documentos que ali circulam.

Você vai saber como se organiza uma secretaria escolar e vai conhecer os tipos, as finalidades e os procedimentos de arquivamento e envio dos documentos escolares.

 

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