A pós-graduação em Biomecânica e Fisiologia do Exercício prepara profissionais para analisar as alterações mecânicas e funcionais impostas pelo exercício físico. O curso aborda o movimento do Ser Humano aplicado na realização de atividades esportivas e de reabilitação.
Público Alvo
Profissionais de Educação Física, fisioterapeutas, nutricionistas e médicos
Área de atuação
O profissional poderá atuar orientando programas individualizados para atletas ou praticantes de atividade física em academias ou centros desportivos visando aumento da performance muscular e Biomecânica.
Programa de Curso
A Fisiologia do Exercício é o ramo da fisiologia humana que estuda as adaptações orgânicas agudas e crônicas do exercício físico sobre as estruturas e as funções do corpo humano.
Essas adaptações dependem de características, como genética, aptidão física, meio ambiente, nutrição e intensidade de treinamento. Por este motivo é essencial à correta a avaliação, prescrição do treinamento e acompanhamento das respostas do exercício físico. Conhecimentos nesta área são importantes para na prevenção de doenças e na reabilitação após uma lesão.
Irá estudar as grandezas utilizadas para descrever o movimento linear e o movimento angular. Vai aprender como esses dois tipos de movimento se relacionam e vai entender como extrair informações mais detalhadas sobre o desempenho de corredores nas provas do atletismo.
Como você explica um movimento? Existem ferramentas específicas que são utilizadas para descrever o movimento de um objeto. Ao explicar um movimento, seja ele linear ou angular, você começa explicando a posição do objeto, que sempre é descrita em relação a uma referência. Se quiser saber como esse objeto se desloca, você pode estimar a velocidade do movimento e a aceleração dele.
Parece complexo, mas não precisa ser. Realmente, para estudar movimentos complexos, é necessário utilizar equipamentos e cálculos mais sofisticados, mas existem coisas que você pode fazer apenas com papel e caneta. Por exemplo, você pode extrair muitas informações sobre o desempenho esportivo a partir do resultado das provas.
Irá estudar todas as avaliações, os equipamentos e as análises biomecânicas das principais modalidades esportivas necessários para a avaliação dos atletas. Para isso, são abordados também os planos e eixos para a avaliação das modalidades esportivas.
Por meio da biomecânica, busca-se a compreensão de habilidades esportivas e a observação e análise de movimentos durante o esporte. No decorrer da execução dos movimentos, o atleta pode estar suscetível a lesões, sendo necessária uma possível reabilitação para a sua volta ao treino. O fisioterapeuta deve ter o conhecimento dos principais métodos de análise biomecânica para adequada reabilitação do atleta de acordo com suas necessidades. Além de reabilitar, ele se torna apto a fortalecer os grupos musculares envolvidos na realização de uma habilidade esportiva a fim de prevenir futuras lesões musculoesqueléticas.
Irá estudar o metabolismo, os sistemas energéticos e as fontes energéticas. Você também vai entender que, na realização de atividades físicas, o organismo utiliza os sistemas bioenergéticos aeróbicos e anaeróbicos para a utilização de energia nas atividades, além de compreender como o corpo reage à necessidade de energia.
Irá estudar a cinesiologia e a biomecânica dos exercícios do treinamento de força em relação à mecânica externa e interna e suas exigências ao longo dos movimentos realizados.
O conhecimento a respeito da ação das forças sobre o corpo humano e das diferenças em relação à sobrecarga imposta nos aparelhos, pesos livres e cabos guiados é de extrema importância para o profissional da Educação Física. Assim, saber prescrever exercícios e quais movimentos podem aumentar ou diminuir a sobrecarga sobre as estruturas corporais de seus alunos é fundamental para um professor de Educação Física.
Irá estudar sobre a relação que a alimentação e os seus nutrientes têm com o organismo, bem como vai compreender sobre o metabolismo energético e a alimentação na prática de atividades físicas. Além disso, você vai aprender a relação do organismo com os tipos de alimentação e seus nutrientes.
Cada tipo de exercício físico utiliza diferentes quantidades de energia, dependendo de sua intensidade, duração e frequência. Outros fatores que devem ser considerados são a idade, o sexo, a altura, o grau de maturidade e as características individuais. A alimentação dependerá do tipo e da quantidade de exercício praticado. Quanto mais ativa a pessoa, maior suas necessidades calóricas diárias. É necessário, contudo, cuidar para que não haja o consumo de calorias em excesso, pois esse excesso será armazenado em forma de gordura, gerando o excesso de peso e a obesidade. O organismo precisa receber todos os tipos de nutrientes para se manter adequado, pois cada um deles tem sua função específica.
Irá estudar os exames funcionais cardiorrespiratórios eletrocardiograma e ecocardiograma.
A circulação sanguínea é o movimento do sangue originado pelo bombeamento do coração, que o envia para os órgãos e os tecidos. O coração recebe o sangue venoso e bombeia o sangue oxigenado pelos pulmões para o corpo. Existem diversas doenças cardiovasculares e alterações patológicas, as quais são identificadas e confirmadas por meio de exames complementares, como o eletrocardiograma e a ecocardiografia. O eletrocardiograma verifica os impulsos elétricos do coração, enquanto o ecocardiograma avalia a estrutura do coração, as veias e as artérias.
Irá estudar as particularidades do sistema endócrino, as formas de regulação da produção dos hormônios, além dos diversos mensageiros químicos que existem no organismo e atuam em conjunto para garantir a manutenção da homeostase. O sistema endócrino é uma rede interligada de múltiplos órgãos que estão posicionados em diferentes pontos do corpo, como as glândulas endócrinas, que são as responsáveis pela produção e secreção de mensageiros químicos específicos, e os hormônios, que são lançados no organismo através do sangue. Por meio desses componentes, o sistema endócrino é responsável por auxiliar na regulação de todos os órgãos e sistemas vitais. Por esse motivo, ele e sua ação em conjunto com o sistema nervoso coordenam o funcionamento do corpo humano, para que ele mantenha a homeostase. Construir conhecimentos acerca do sistema endócrino e seus componentes é de grande valor ao profissional da educação física.
Irá estudar os tipos de deficiências físicas e cognitivas, além de definir os parâmetros de prescrição de exercícios de acordo com as diferentes deficiências físicas e cognitivas, as formas de controle e o acompanhamento necessário. Por fim, você vai conhecer o desenvolvimento de programas de treinamento específicos para as principais deficiências físicas e cognitivas encontradas nos esportes.
A atividade física e o esporte apresentam sabidamente impacto positivo na vida das pessoas com deficiência, seja em âmbito neuromotor, seja em âmbito psicossocial. Assim, o conhecimento das peculiaridades da prescrição de treinamento físico e suas formas de controle e acompanhamento proporcionam mais assertividade no programa de atividade física proposto; com isso, os objetivos elencados são mais facilmente atingidos por esses indivíduos.
Irá estudar os principais processos fisiológicos e os eventos químicos que ocorrem ao encerrar um exercício físico, assim como compreender as adaptações crônicas no metabolismo basal após a sistematização de exercícios físicos.
Com a sistematização dos exercícios físicos, o corpo humano tende a sofrer menos ao se adaptar às cargas exigidas durante as atividades as quais foi submetido. Esse processo de adaptação também está relacionado em como ocorre a recuperação do praticante. Assim, entender como o organismo se recupera após um exercício físico possibilita compreender como o corpo reage e como podemos adequar a prescrição de uma sistematização eficiente.
Faça acontecer, faça ESP
A Faculdade do Estado de São Paulo te prepara para enfrentar os desafios.
Estude onde e quando quiser
O PED App, nosso aplicativo educacional, possibilita download dos conteúdos para estudar offline
Metodologia dinâmica
Oferecemos conteúdos atuais para que você tenha resultados impactantes na sua carreira
Apoio personalizado
Equipe preparada para te acompanhar em cada fase da sua formação acadêmica
Biblioteca virtual
Contamos com uma plataforma com mais de 10 mil títulos no acervo