Seu sucesso começa aqui

Pós-Graduação em

MBA EM MARKETING, CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO

100% online

Reconhecido pelo MEC

Aplicativo educacional

Download para estudo offline

Material em vídeo, pdf e infográfico

Flexibilidade na rotina de estudos

De:

R$ 300,01

A partir de:

R$ 150,01

Mensais

Objetivo do curso

Proporcionar aos profissionais uma formação abrangente e atualizada em marketing, com foco na criatividade e na inovação, visando desenvolver competências estratégicas e habilidades gerenciais para enfrentar os desafios do mercado atual.

Público Alvo

O curso é voltado para gestores, empreendedores, profissionais de marketing, publicidade, comunicação e áreas afins, que desejam se atualizar e se destacar no mercado, adquirindo competências para lidar com os desafios da era digital, desenvolver campanhas criativas.

Área de atuação

O profissional formado pode desempenhar funções estratégicas e táticas em empresas de diversos setores, agências de publicidade, consultorias de marketing, startups e instituições de ensino.

Programa de Curso

O papel do marketing, seja ele tradicional ou digital, é o de desenvolver ideias, produtos e serviços, divulgá-los, atribuir qualidades e despertar a curiosidade de seus potenciais consumidores. Assim, as estratégias implementadas em qualquer campanha devem ser traçadas levando em consideração o meio de comunicação que os clientes mais utilizam ou, nos termos atuais, onde eles estão mais presentes. Hoje as pessoas vivenciam um aumento da conectividade, do uso de equipamentos eletrônicos e da mobilidade. Tudo isso torna necessária a reflexão sobre as novas formas de fazer marketing e as ferramentas presentes nos meios eletrônicos, especialmente na Internet.

Todos nós, em algum momento da vida, precisamos recorrer a um mapa para escolher o caminho mais adequado para determinado trajeto. Se você está com pressa, escolhe o caminho que tende a ser mais curto, mas também pode ter mais pedágios e ser o mais caro; se você tem tempo, pode escolher o mais bonito. Usamos o mapa como um guia, um suporte para chegar de um ponto A até um destino B. O marketing digital também tem um mapa, que se chama plano de marketing digital. Trata-se do documento que reúne o processo de planejamento das ações digitais de marketing de uma marca ou organização. O planejamento é feito a fim de alcançar determinados objetivos, podendo ser voltado para a marca, o produto ou o serviço oferecido pela organização. Esse plano será responsável por guiar a estratégia do negócio. O plano de marketing digital pode ser considerado uma ferramenta de gestão para a empresa se manter competitiva no mercado em que está inserida, dentro do contexto e do ambiente digital.

O cenário atual, no qual estão inseridas as organizações, é complexo e competitivo. A globalização acentua tal competitividade a partir da quebra de barreiras, possibilitando que empresas de diferentes locais disputem o mesmo mercado consumidor. Dessa forma, o que garante o sucesso de uma empresa em relação a outra é o diferencial que ela agrega a seus produtos e serviços e as formas como tais empresas comunicam esse diferencial para os seus clientes. O marketing é a ferramenta que possibilita apresentar esse diferencial, agregando valor a produtos e serviços, fortalecendo marcas, conquistando e fidelizando clientes, transformando desejos em necessidades, tornando possível que as organizações estejam preparadas para os desafios do mercado. Para compreender essa dinâmica, é fundamental conhecer os principais conceitos de marketing, de que forma esses conceitos estão relacionadas e como é possível a formulação de estratégias mercadológicas por meio de tais conceitos.

As profundas transformações pelas quais o mundo vem passando exercem impacto significativo no ambiente de marketing, que é influenciado por forças ambientais controláveis e incontroláveis. Em decorrência dessas transformações, o mercado é marcado pela instabilidade e incerteza, exigindo que as empresas estejam em constante adaptação, garantindo a sua sobrevivência e o sucesso financeiro. Nesse sentido, o marketing tem papel importante, uma vez que é responsável por lançar novos produtos e serviços no mercado e trabalhar para a sua aceitação junto aos consumidores.

As estruturas e os modelos de negócios, sejam das grandes ou pequenas empresas como conhecemos, modificam-se de maneira significativa em função das demandas apresentadas pelos indivíduos em relação aos serviços e produtos que utilizam. Para trabalhar na perspectiva dessas mudanças, o pensamento estratégico é essencial para que marcas, empresas e indústrias, que desenvolvem serviços e produtos, atendam com excelência o seu respectivo público-alvo. Atualmente, as marcas têm buscado apresentar um propósito para que seu cliente consuma um determinado produto ou serviço, ou seja, buscam compreender o cliente e assim solucionar as demandas expressas pelo cliente. Para isso, a metodologia do design thinking se propõe a solucionar problemas complexos, focada nas necessidades do usuário.

As mudanças digitais ocorrem a todo o instante na vida das pessoas e isso não é diferente nas organizações. Cada vez mais se está conectado, interagindo por meio de canais digitais, compartilhando ideias e buscando novas interações com o mundo. Essas mudanças de comportamento são foco de análise das lideranças e da área de marketing nas empresas, no sentido de poder compreender com dados e informações que ocorrem na sociedade e no mercado em que atuam. Além disso, pensa-se em mudanças estratégicas e de processos, para que a adaptação possa acontecer de forma mais rápida, flexível e inovadora. Para isso, o marketing 4.0 passa a ser uma grande possibilidade de conexão entre consumidores, gestores, equipes e canais digitais, para que juntos possam buscar experiências que agreguem valor ao negócio. Para isso, as lideranças precisam estar preparadas para a abertura e comunicação com o seu público, tanto interno quanto externo.

O comércio eletrônico está cada vez mais presente na vida das pessoas e tem impulsionado o aumento do número de canais de marketing digital. Um dos principais elementos para esse crescimento é o retorno que os negócios on-line proporcionam às empresa. Por isso, compreender melhor como se configuram os canais de marketing digital é necessário para quem atua ou pretende atuar com marketing. Identificar como os canais podem interagir com os consumidores é importante para compreender as motivações e as formas como ocorrem as compras em ambiente digital, o que torna necessário conhecer as principais classificações dos canais de marketing digital.

A comunicação escrita e a comunicação visual sempre foram e serão uma ferramenta indispensável para qualquer área de atuação profissional, sobretudo no jornalismo, na publicidade, no cinema e nas demais áreas do segmento. Atualmente, os recursos audiovisuais têm tido papel fundamental como reforço de uso complementar no rádio, no jornal e na web. Ao contrário do que se imagina, que a Internet reinará sozinha como fator de busca e acesso de informações e dados, a cada dia que passa é mais notório o movimento de convergência das mídias. Caracterizar essas narrativas será fundamental para o seu entendimento.

O varejo é o ponto de encontro e o momento exato em que as interações acontecem entre empresa fabricante e cliente final, sendo este cliente pessoa física ou jurídica. As formas como a empresa busca seus clientes e os canais que decide utilizar são delineados conforme as necessidades de mercado e os pontos estratégicos.

Com o advento das tecnologias de informação e comunicação, a área de marketing tem aperfeiçoado cada vez mais seus processos. O que antes era menos acessível, hoje é encontrado em abundância: a informação. A cada ano, surgem novas descobertas que, aliadas às anteriores, vão oportunizando para as organizações acesso a transformações mais sofisticadas de dados não estruturados. Apesar de nem todos terem acesso a essas tecnologias, elas impactam consideravelmente na forma como as organizações praticam o marketing digital. Assim, é importante estar a par das tendências em marketing digital para adaptar as estratégias com base em novas tecnologias.

"Com o advento da Internet, o marketing sofreu grandes transformações. A era digital vem permitindo uma interação com a audiência de uma forma que, no passado, não era possível ou imaginável. Com as tecnologias atuais, pode-se rastrear detalhadamente a experiência do usuário com a mídia, a marca e o conteúdo. Por um longo período de tempo, a Internet foi encarada apenas como um novo meio de comunicação, sem uma clara aplicação para negócios. Se esta vocação para negócios não tivesse sido percebida e aceita pelo mercado e pelos usuários, a Internet não teria conseguido um crescimento tão veloz. A Internet não decretou o fim da propaganda convencional; apenas criou mais formas e meios para o marketing poder exercer sua função. Os consumidores, cada vez mais, usam a mídia digital não só para pesquisar produtos e serviços, mas para se envolver com as empresas que compram e com outros consumidores que podem ter informações valiosas. Por isso, para ser bem-sucedido no mundo digital, as empresas precisam conhecer e ter estratégias claras para atingir seus objetivos por meio do marketing digital."

As marcas que querem se manter no mercado estão estudando as tendências de consumo, pois essa ação faz parte do processo de desenvolvimento empresarial. Conhecer as mudanças do comportamento dos consumidores é fundamental para estar à frente dos concorrentes e oferecer produtos e serviços diferenciados que atendam a essas novas tendências de consumo.
 

Faça acontecer, faça ESP

A Faculdade do Estado de São Paulo te prepara para enfrentar os desafios.

icon

Estude onde e quando quiser

O PED App, nosso aplicativo educacional, possibilita download dos conteúdos para estudar offline

icon

Metodologia dinâmica

Oferecemos conteúdos atuais para que você tenha resultados impactantes na sua carreira

icon

Apoio personalizado

Equipe preparada para te acompanhar em cada fase da sua formação acadêmica

icon

Biblioteca virtual

Contamos com uma plataforma com mais de 10 mil títulos no acervo