Preencha o formulário para efetuar
a matricula do seu curso
Seu sucesso começa aqui
Pós-Graduação em
PSICOPEDAGOGIA COM ÊNFASE EM EDUCAÇÃO ESPECIAL
De:
A partir de:
Mensais
O curso visa proporcionar uma formação abrangente, abordando os fundamentos teóricos e práticos da psicopedagogia e da educação especial, bem como estratégias de avaliação, diagnóstico e intervenção voltadas para alunos com necessidades educacionais especiais.
Profissionais da área de educação, como pedagogos, psicólogos, psicopedagogos, professores e demais interessados em aprimorar seus conhecimentos e práticas relacionadas à educação inclusiva.
Esses profissionais podem atuar em escolas regulares e instituições especializadas, tanto na rede pública quanto na privada, desenvolvendo atividades de avaliação, diagnóstico e intervenção psicopedagógica junto a alunos com necessidades educacionais especiais.
Conhecer a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, documento apresentado pelo MEC em parceria com a SEESP com o objetivo de acompanhar os avanços do conhecimento e das lutas sociais, visando constituir políticas públicas promotoras de uma educação de qualidade para todos os alunos.
Um dos principais documentos que estabelecem diretrizes para a educação inclusiva é a Declaração de Salamanca, que tem como princípio a necessidade de se ampliar a inclusão dos alunos com deficiência nas escolas regulares e propõe uma pedagogia centrada na criança e que seja capaz de satisfazer as necessidades de todos.
O aconselhamento psicológico está se tornando uma prática cada vez mais comum na atuação dos psicólogos. Por vezes, essa prática se torna um pouco controversa, talvez devido ao termo "aconselhamento", que pode ser entendido como conselho. Entretanto, sabe-se que a prática da psicologia é baseada em evidência científica. Então, quando falamos em aconselhamento psicológico, não estamos nos referindo a dar conselho ao cliente.
Estudaremos a intervenção psicopedagógica e as dificuldades de aprendizagem, suas especificidades e reflexões. A intervenção pedagógica é compreendida como parte integral das dificuldades de aprendizagem. Ambas consistem em dois momentos de muita importância no processo psicopedagógico. Será estabelecida uma relação entre o processo de intervenção e o diagnóstico das dificuldades de aprendizagem.
Você irá conhecer sobre a aplicação das tecnologias digitais na prática pedagógica, especificamente a realidade aumentada e a realidade virtual. Você também passará por desafios que possibilitarão uma reflexão sobre as temáticas.
Você vai estudar a metodologia no trabalho docente, conhecendo as diferentes opções metodológicas no processo de ensino-aprendizagem e aprendendo a relacioná-las com os diversos recursos pedagógicos.
Você conhecerá os principais contribuintes para a psicologia da educação, identificará diferentes correntes teóricas da aprendizagem e, para concluir, vai estudar a relação entre as teorias da aprendizagem e os processos de ensino-aprendizagem.
Você vai conhecer mais sobre a Modernidade e a noção de indivíduo, na perspectiva do racionalismo. Verá, também, a construção da ideia de cidadania e como é possível relacionar o artigo 2.º da Declaração Universal dos Direitos Humanos e a diversidade humana. A partir dessa perspectiva, você vai conhecer os critérios de sustentabilidade propagados pela ONU e os desafios de propagar os princípios dos direitos humanos e os critérios de sustentabilidade.
A Faculdade do Estado de São Paulo te prepara para enfrentar os desafios.
O PED App, nosso aplicativo educacional, possibilita download dos conteúdos para estudar offline
Oferecemos conteúdos atuais para que você tenha resultados impactantes na sua carreira
Equipe preparada para te acompanhar em cada fase da sua formação acadêmica
Contamos com uma plataforma com mais de 10 mil títulos no acervo