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Pós-Graduação em

LIBRAS

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Aplicativo educacional

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De:

R$ 198,86

A partir de:

R$ 99,90

Mensais

Objetivo do curso

O curso de Libras visa propiciar a aprendizagem da Libras aos alunos, levando-os a conhecer seus aspectos linguísticos, possibilitando assim uma formação didática inclusiva que permita aos alunos estabelecer uma comunicação básica por meio da língua de sinais com surdos

Público Alvo

Professores, psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e público em geral de nível superior, que atuam ou desejam atuar na área de atendimento à pessoa com deficiência auditiva e surdez.

Área de atuação

Poderá atuar em escolas de Educação Básica, Ensino Médio e, instituições especializadas de modo a promover a inclusão.

Programa de Curso

Você sabia que o movimento mundial pela educação inclusiva é uma ação política, cultural, social e pedagógica? Foi desencadeado em defesa do direito de todos os alunos participarem e aprenderem juntos sem nenhum tipo de discriminação. A educação inclusiva constitui um paradigma educacional fundamentado na concepção de direitos humanos, que conjuga igualdade e diferença como valores indissociáveis e que avança em relação à ideia de equidade formal ao contextualizar as circunstâncias históricas da produção da exclusão dentro e fora da escola.

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As características fonológicas trazem a você uma parte da teoria na qual você poderá identificar os tipos de sinais em Libras, além das partes mínimas dos sinais, como os cinco parâmetros em Libras, perpassando pelo processo de aquisição desta língua, seja ela como L1 (primeira língua) ou L2 (segunda língua), facilitando, assim, as aplicações nas práticas em língua de sinais, oferendo-lhe conhecimentos da gramática, assim como toda sua peculiaridade nos movimentos das mãos, da face e do corpo. A Libras, assim como o português, é composta por um sistema convencional que permite às pessoas com surdez gerarem infinitamente um mapeamento de significados por meio de combinações fonológicas e morfológicas. Este nível de organização linguística distingue a linguagem de outros atos comunicativos, por meio dos sinais e das expressões faciocorporais. Na língua de sinais, as línguas orais são percebidas e articuladas de maneiras muito diferentes, com muitos sinais, mostrando semelhanças de superfície icônica. A aquisição de formas e significados em sinalizadores é, portanto, um processo que demanda envoltura corporal e movimentos das mãos. Com a gramática será possível lhe auxiliar na compreensão e na construção de vocabulário, assim como nos mais variantes contextos, com o objetivo de conhecer as regras que viabilizam uma ampliação de conhecimento da Libras, propondo embasamento para auxiliar nos encaixes dos diferentes contextos e seus parâmetros com as devidas expressões.

As línguas de sinais são consideradas línguas naturais e compartilham uma série de características que lhes atribui caráter específico e as distingue dos demais sistemas de comunicação. Essa afirmação vem ao encontro da discussão a respeito da língua de sinais ser considerada uma língua por possuir os elementos necessários para isso: léxico, morfologia e sintaxe. Ela possui também uma estrutura gramatical própria e características específicas que lhe dão esse status. A língua brasileira de sinais, além de ser utilizada por surdos como língua materna ou primeira língua, é utilizada por familiares, amigos e profissionais que se dedicam ao aprendizado e uso como segunda língua.Pode-se dizer que existem duas formas de sinalização utilizando a Libras: a primeira seria a que segue os princípios de léxico, morfologia e sintaxe próprios da Libras, ou seja, a frase é construída dentro de um sistema específico com regras; a segunda seria o português sinalizado que é comumente utilizado por falantes que dominam os sinais, mas não conhecem a estrutura da língua. Dentre essas duas formas, a mais comum der ser vista em escolas e diferentes espaços acaba sendo o português sinalizado, pois a pessoa aprende os sinais e os usa para passar mensagens, mas sem aprender regras gramaticais básicas. Para que esse aprendizado seja mais rico e facilitado, pode-se agregar como apoio o uso de recursos audiovisuais, ajudando na compreensão dessas diferenças entre Libras e português sinalizado.

Você sabia que o movimento mundial pela educação inclusiva é uma ação política, cultural, social e pedagógica? Foi desencadeado em defesa do direito de todos os alunos participarem e aprenderem juntos sem nenhum tipo de discriminação. A educação inclusiva constitui um paradigma educacional fundamentado na concepção de direitos humanos, que conjuga igualdade e diferença como valores indissociáveis e que avança em relação à ideia de equidade formal ao contextualizar as circunstâncias históricas da produção da exclusão dentro e fora da escola.

Os aspectos linguísticos e gramaticais de qualquer língua (tanto orais como sinalizadas) são extremamente relevantes para traçar e identificar como um determinado povo utilizava e ainda utiliza a própria língua. No contexto linguístico e gramatical, temos variações linguísticas, formas de construção de frases e expressões idiomáticas que se modificam com o passar do tempo, assim como diferem de região para região e de sinalizante para sinalizante.

Segundo estimativas do IBGE, o Brasil tem quase 10 milhões de pessoas com deficiência auditiva; ou seja, mais de 5% da população brasileira apresenta essa deficiência. Com as leis atuais, a inclusão é um dever da sociedade em todos os campos, começando pela educação, uma das primeiras formas de socializar. Para tanto, faz-se necessário o conhecimento e o envolvimento por parte do professor e da comunidade escolar. Na Educação Física, esse aluno deve ser desenvolvido como qualquer outro, com o professor criando e adaptando atividades para sua plena participação nas aulas.

Após um período em que o método oralista foi, preferencialmente, escolhido para ditar a educação de surdos, Willian Stokoe, nos anos de 1960, confere às Línguas de Sinais o status de línguas, ou seja, há um reconhecimento de suas especificidades linguísticas. Muitos países, posteriormente à essa data, iniciaram um movimento de oficialização das Línguas de Sinais em seus territórios. No Brasil, essa oficialização, aconteceu somente em 2002.

Você vai conhecer mais sobre a Modernidade e a noção de indivíduo, na perspectiva do racionalismo. Verá, também, a construção da ideia de cidadania e como é possível relacionar o artigo 2.º da Declaração Universal dos Direitos Humanos e a diversidade humana. A partir dessa perspectiva, você vai conhecer os critérios de sustentabilidade propagados pela ONU e os desafios de propagar os princípios dos direitos humanos e os critérios de sustentabilidade.

Você conhecerá os principais contribuintes para a psicologia da educação, identificará diferentes correntes teóricas da aprendizagem e, para concluir, vai estudar a relação entre as teorias da aprendizagem e os processos de ensino-aprendizagem.

 

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