Preencha o formulário para efetuar
a matricula do seu curso
Seu sucesso começa aqui
O curso de Libras visa propiciar a aprendizagem da Libras aos alunos, levando-os a conhecer seus aspectos linguísticos, possibilitando assim uma formação didática inclusiva que permita aos alunos estabelecer uma comunicação básica por meio da língua de sinais com surdos
Professores, psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e público em geral de nível superior, que atuam ou desejam atuar na área de atendimento à pessoa com deficiência auditiva e surdez.
Poderá atuar em escolas de Educação Básica, Ensino Médio e, instituições especializadas de modo a promover a inclusão.
As características fonológicas trazem a você uma parte da teoria na qual você poderá identificar os tipos de sinais em Libras, além das partes mínimas dos sinais, como os cinco parâmetros em Libras, perpassando pelo processo de aquisição desta língua, seja ela como L1 (primeira língua) ou L2 (segunda língua), facilitando, assim, as aplicações nas práticas em língua de sinais, oferendo-lhe conhecimentos da gramática, assim como toda sua peculiaridade nos movimentos das mãos, da face e do corpo. A Libras, assim como o português, é composta por um sistema convencional que permite às pessoas com surdez gerarem infinitamente um mapeamento de significados por meio de combinações fonológicas e morfológicas. Este nível de organização linguística distingue a linguagem de outros atos comunicativos, por meio dos sinais e das expressões faciocorporais. Na língua de sinais, as línguas orais são percebidas e articuladas de maneiras muito diferentes, com muitos sinais, mostrando semelhanças de superfície icônica. A aquisição de formas e significados em sinalizadores é, portanto, um processo que demanda envoltura corporal e movimentos das mãos. Com a gramática será possível lhe auxiliar na compreensão e na construção de vocabulário, assim como nos mais variantes contextos, com o objetivo de conhecer as regras que viabilizam uma ampliação de conhecimento da Libras, propondo embasamento para auxiliar nos encaixes dos diferentes contextos e seus parâmetros com as devidas expressões.
As línguas de sinais são consideradas línguas naturais e compartilham uma série de características que lhes atribui caráter específico e as distingue dos demais sistemas de comunicação. Essa afirmação vem ao encontro da discussão a respeito da língua de sinais ser considerada uma língua por possuir os elementos necessários para isso: léxico, morfologia e sintaxe. Ela possui também uma estrutura gramatical própria e características específicas que lhe dão esse status. A língua brasileira de sinais, além de ser utilizada por surdos como língua materna ou primeira língua, é utilizada por familiares, amigos e profissionais que se dedicam ao aprendizado e uso como segunda língua.Pode-se dizer que existem duas formas de sinalização utilizando a Libras: a primeira seria a que segue os princípios de léxico, morfologia e sintaxe próprios da Libras, ou seja, a frase é construída dentro de um sistema específico com regras; a segunda seria o português sinalizado que é comumente utilizado por falantes que dominam os sinais, mas não conhecem a estrutura da língua. Dentre essas duas formas, a mais comum der ser vista em escolas e diferentes espaços acaba sendo o português sinalizado, pois a pessoa aprende os sinais e os usa para passar mensagens, mas sem aprender regras gramaticais básicas. Para que esse aprendizado seja mais rico e facilitado, pode-se agregar como apoio o uso de recursos audiovisuais, ajudando na compreensão dessas diferenças entre Libras e português sinalizado.
Você vai conhecer mais sobre a Modernidade e a noção de indivíduo, na perspectiva do racionalismo. Verá, também, a construção da ideia de cidadania e como é possível relacionar o artigo 2.º da Declaração Universal dos Direitos Humanos e a diversidade humana. A partir dessa perspectiva, você vai conhecer os critérios de sustentabilidade propagados pela ONU e os desafios de propagar os princípios dos direitos humanos e os critérios de sustentabilidade.
Você conhecerá os principais contribuintes para a psicologia da educação, identificará diferentes correntes teóricas da aprendizagem e, para concluir, vai estudar a relação entre as teorias da aprendizagem e os processos de ensino-aprendizagem.
A Faculdade do Estado de São Paulo te prepara para enfrentar os desafios.
O PED App, nosso aplicativo educacional, possibilita download dos conteúdos para estudar offline
Oferecemos conteúdos atuais para que você tenha resultados impactantes na sua carreira
Equipe preparada para te acompanhar em cada fase da sua formação acadêmica
Contamos com uma plataforma com mais de 10 mil títulos no acervo
This will close in 20 seconds