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Pós-Graduação em
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
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Proporcionar aos profissionais da área da educação uma formação especializada e aprofundada no campo da educação voltada para jovens e adultos, com o intuito de promover a inclusão, a formação integral e a emancipação dos alunos.
Profissionais da área da educação, como professores, pedagogos, coordenadores e gestores escolares, que têm interesse em aprofundar seus conhecimentos e habilidades no campo da educação voltada para jovens e adultos.
O profissional formado pode atuar em diferentes contextos educacionais e instituições, tais como escolas da rede pública ou privada que ofereçam programas de EJA, centros de educação de jovens e adultos, instituições de educação profissionalizante, organizações não governamentais (ONGs) voltadas para a educação de adultos.
Discutir o histórico da educação de jovens e adultos no Brasil. Definir a organização e os objetivos da educação de jovens e adultos. Indicar dados relativos à educação de jovens e adultos e políticas contemporâneas. Aprender a história da Educação de Jovens e Adultos em seus aspectos gerais e particulares. Reconhecer as funções da EJA. Reconhecer a importância da EJA na busca da inclusão social.
Reconhecer o processo de ensino-aprendizagem do educando adulto. Definir andragogia, através do reconhecimento de seus princípios. Identificar ações baseadas nos princípiosandragógicos para serem aplicadas em sala de aula. Reconhecer a importância da didática comum a flexibilidade e dinamicidade que propicie a tu ação coletiva e a socialização do educando jovem/adulto. Compreender a didática em sua importância de acordo com a proposta Freiriana de ação/reflexão/ação. Identificar a relevância didática na escolha cuidadosa da organização do planejamento que envolve os objetivos, os conteúdos, os métodos, as técnicas e a avaliação.
Discutir o histórico da educação de jovens e adultos no Brasil. Definir a organização e os objetivos da educação de jovens e adultos. Indicar dados relativos à educação de jovens e adultos e políticas contemporâneas. Reconhecer os diferentes aspectos envolvidos nos desenvolvimentos físico, cognitivo e psicossocial em adultos jovens. Listar os elementos fundamentais do desenvolvimento das principais características do adulto jovem. Identificar as atribuições da educação física na atenção ao desenvolvimento físico, cognitivo e psicossocial em adultos jovens.
Reconhecer os diferentes aspectos envolvidos nos desenvolvimentos físico, cognitivo e psicossocial em adultos jovens. Listar os elementos fundamentais do desenvolvimento das principais características do adulto jovem. Identificar as atribuições da educação física na atenção ao desenvolvimento físico, cognitivo e psicossocial em adultos jovens.
Você irá conhecer sobre a aplicação das tecnologias digitais na prática pedagógica, especificamente a realidade aumentada e a realidade virtual. Você também passará por desafios que possibilitarão uma reflexão sobre as temáticas.
Você conhecerá os principais contribuintes para a psicologia da educação, identificará diferentes correntes teóricas da aprendizagem e, para concluir, vai estudar a relação entre as teorias da aprendizagem e os processos de ensino-aprendizagem.
A secretaria de uma escola representa um setor de apoio primordial para o alcance dos objetivos educacionais que ali são perseguidos, uma vez que atende, por meio de suas atribuições, a todos os demais setores e membros da comunidade escolar, local e autoridades públicas e educacionais. Para que possa cumprir plenamente suas inúmeras atribuições, a secretaria precisa ter uma organização eficiente de sua estrutura e processos documentais, principalmente no que envolve ações de recebimento, produção, arquivo e despacho dos documentos que ali circulam.
Você vai saber como se organiza uma secretaria escolar e vai conhecer os tipos, as finalidades e os procedimentos de arquivamento e envio dos documentos escolares.
Você vai conhecer mais sobre a Modernidade e a noção de indivíduo, na perspectiva do racionalismo. Verá, também, a construção da ideia de cidadania e como é possível relacionar o artigo 2.º da Declaração Universal dos Direitos Humanos e a diversidade humana. A partir dessa perspectiva, você vai conhecer os critérios de sustentabilidade propagados pela ONU e os desafios de propagar os princípios dos direitos humanos e os critérios de sustentabilidade.
A Faculdade do Estado de São Paulo te prepara para enfrentar os desafios.
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