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Pós-Graduação em

ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL

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De:

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A partir de:

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Mensais

Objetivo do curso

Capacitar profissionais com conhecimentos teóricos e práticos avançados nas áreas de ecologia e gestão ambiental, visando a compreensão dos processos e interações dos ecossistemas.

Público Alvo

Profissionais das áreas de biologia, ecologia, engenharia ambiental, geografia, agronomia e demais áreas afins, que desejam aprofundar seus conhecimentos e habilidades na área ambiental.

Área de atuação

O profissional formado pode atuar em órgãos governamentais, empresas privadas, ONGs, instituições de pesquisa e ensino, e consultorias ambientais, contribuindo para a implementação de políticas públicas de preservação ambiental, desenvolvimento sustentável, gestão de recursos naturais.

Programa de Curso

O objetivo geral do Plano de Gestão Ambiental (PGA) é dotar o empreendimento de estrutura eficiente que garanta a execução e o controle das ações planejadas nos vários programas e a adequada condição ambiental das obras, assim como controlar informações e manter um elevado padrão de qualidade na implantação e operação do empreendimento. Desta forma, entre os principais objetivos do PGA, pode-se citar: definir diretrizes ambientais gerais, visando à contratação de serviços; estabelecer mecanismos de controle e supervisão ambiental das obras, integrados aos procedimentos técnicos de engenharia, objetivando minimizar os impactos socioambientais; estabelecer procedimentos técnico-gerenciais e mecanismos de acompanhamento para garantir a implementação dos programas ambientais; e estabelecer e controlar o fluxo de informações para os públicos internos e externos.

A preocupação com as questões ambientais não é recente. Mas tem ganhado mais evidência nos últimos anos. O crescimento populacional tem resultado em maior demanda por recursos naturais. Assim, a gestão ambiental visa o uso de métodos e processos administrativos que visam reduzir ao máximo o impacto ambiental das atividades econômicas no meio ambiente.

Nesta Unidade de Aprendizagem, estudaremos como as políticas públicas, perante as leis a elas vinculadas, podem contribuir para a melhoria do meio ambiente e para um processo de sensibilização e de conscientização da população e das organizações, permitindo o melhor desempenho da gestão ambiental.

As demandas desenfreadas que surgiram por causa do crescimento da população e do desenvolvimento industrial desordenado geraram grandes impactos ambientais. Em função disso, a preocupação ambiental foi alavancada nas três últimas décadas do século XX, sendo direcionada para um estudo mais amplo no século XXI.

Conheceremos o conceito de Produção Mais Limpa (P+L) e distinguiremos os principais benefícios econômicos e ambientais da adoção desse tipo de programa. Além disso, identificaremos algumas etapas para a implantação de métodos de produção mais limpa que podem ser um diferencial nos processos produtivos.

A responsabilidade social parte do pressuposto de que as organizações têm compromisso em darem uma resposta aos problemas da sociedade - em termos de educação, saúde, renda, segurança e meio ambiente. As entidades responsáveis com o presente e o futuro da comunidade são engajadas, por consequência, em sustentabilidade. Em meio à crise ambiental da exploração dos recursos naturais, da poluição e da extinção de espécies, os empreendimentos são cobrados para realizarem o menor impacto ambiental possível.

 Você vai estudar a metodologia no trabalho docente, conhecendo as diferentes opções metodológicas no processo de ensino-aprendizagem e aprendendo a relacioná-las com os diversos recursos pedagógicos.

Você vai conhecer mais sobre a Modernidade e a noção de indivíduo, na perspectiva do racionalismo. Verá, também, a construção da ideia de cidadania e como é possível relacionar o artigo 2.º da Declaração Universal dos Direitos Humanos e a diversidade humana. A partir dessa perspectiva, você vai conhecer os critérios de sustentabilidade propagados pela ONU e os desafios de propagar os princípios dos direitos humanos e os critérios de sustentabilidade.

Você conhecerá os principais contribuintes para a psicologia da educação, identificará diferentes correntes teóricas da aprendizagem e, para concluir, vai estudar a relação entre as teorias da aprendizagem e os processos de ensino-aprendizagem.

Você irá conhecer sobre a aplicação das tecnologias digitais na prática pedagógica, especificamente a realidade aumentada e a realidade virtual. Você também passará por desafios que possibilitarão uma reflexão sobre as temáticas.

 

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