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Pós-Graduação em
DOCÊNCIA DA LÍNGUA PORTUGUESA PARA ESTRANGEIROS
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O curso visa fornecer uma base teórica sólida, explorar práticas pedagógicas modernas e promover o desenvolvimento de competências interculturais. Busca-se, assim, preparar educadores para enfrentar os desafios específicos do contexto multicultural, proporcionando-lhes as ferramentas necessárias para criar ambientes de aprendizagem envolventes, adaptados às diversas origens linguísticas e culturais dos estudantes estrangeiros.
Profissionais que buscam aprimorar suas habilidades pedagógicas para lecionar a língua portuguesa a estudantes estrangeiros. Destina-se a professores de português como língua estrangeira (PLE), educadores em escolas de idiomas, instituições de ensino superior e centros culturais, bem como a indivíduos interessados em atuar nesse cenário educacional específico. O curso busca atender à demanda crescente por profissionais qualificados para lecionar português de maneira eficaz e contextualizada, adaptando métodos de ensino às necessidades linguísticas e culturais dos alunos estrangeiros.
Esses especialistas podem atuar como professores em escolas de idiomas, instituições de ensino superior, centros culturais e programas de intercâmbio. Além da docência, podem desempenhar papéis em editoras de materiais didáticos, criar conteúdo específico para o ensino de PLE, e colaborar em projetos educacionais voltados para estrangeiros no Brasil e no exterior. A formação em Docência da Língua Portuguesa para Estrangeiros proporciona as habilidades pedagógicas e interculturais necessárias para facilitar a aprendizagem do português em contextos multiculturais, contribuindo para a disseminação da língua e cultura brasileiras globalmente.
Você irá aprender estratégias práticas para o aprimoramento da audição, da fala e da escrita. Aproveite as ideias apresentadas aqui.
Você conhecerá os principais contribuintes para a psicologia da educação, identificará diferentes correntes teóricas da aprendizagem e, para concluir, vai estudar a relação entre as teorias da aprendizagem e os processos de ensino-aprendizagem.
Aprenderemos sobre as práticas de avaliação, seus conceitos, tipos e características. Também conhecerá as propostas do Ministério da Educação que avaliam o sistema educacional brasileiro, bem como irá analisar de que forma a avaliação está implicada, pedagogicamente, nas práticas de sala de aula.
Você identificará algumas abordagens de ensino sobre os estudos dos gêneros textuais/discursivos. Além disso, verá sobre as relações entre gêneros textuais/discursivos, esferas discursivas e propósitos de ensino. Por fim, estudará sobre a influência dos estudos dos gêneros textuais/discursivos no ensino de línguas.
Você terá a oportunidade de refletir sobre o papel do professor no ensino de PLNM e sobre aspectos teóricos como suporte para fortalecer a prática pedagógica e potencializar o processo de ensino e aprendizagem, destacando-se três pontos centrais: a formação do professor, as competências básicas e os desafios da carreira do professor PLNM.
Você irá aprender mais sobre esse campo de estudos, como ele surgiu e quais são as suas contribuições para o estudo do ensino e aprendizagem de línguas.
Você verá como se desenvolveram os estudos acerca do funcionamento do cérebro por meio das neurociências, possibilitando a definição dessa área tão proeminente. Ainda, você poderá reconhecer como os estudos postulados pelas neurociências podem ser aplicados na vida diária.
Você estudará os cenários de atuação do professor de português como língua não materna e quais são as iniciativas de suporte a esses profissionais.
Você aprenderá sobre linguística, sociolinguística, psicolinguística e gramática relacionando seus pressupostos ao trabalho em sala de aula no ensino de língua materna. Você vai explorar cada corrente para que possamos entender suas contribuições ao ensino/aprendizagem de português brasileiro.
Iremos compreender a importância dessas ferramentas no processo de ensino e aprendizagem de línguas, além de saber como isso impacta o dia a dia dos estudantes e como o professor pode fazer uso dessas ferramentas e dos recursos de que as escolas dispõem. Tudo isso deve ser levado em consideração quanto ao uso das tecnologias de informação e comunicação (TICs) em sala de aula e deve-se refletir sobre o uso das tecnologias no ensino de línguas.
A Faculdade do Estado de São Paulo te prepara para enfrentar os desafios.
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