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A proposta do curso de especialização em direito educacional é aliar uma base teórica consistente do direito educacional e sua aplicabilidade, no campo prático, analisando questões concretas relevantes e recorrentes próprias das atividades educacionais. A partir dessa análise o aluno poderá se aprofundar na solução e elaboração de questões que cotidianamente se apresentam na consecução das atividades relacionadas ao campo educacional, seja nas atividades docente, de pesquisa ou de gestão.
O curso tem por público alvo profissionais graduados em Direito, Administração, Pedagogia ou em qualquer outra área do conhecimento, que já atuam na área educacional ou desejam nela ingressar.
O profissional com esta especialização terá a competência para analisar e solucionar problemas jurídicos pertinentes à esfera educacional. Essas habilidades serão tanto para uma ação consultiva e preventiva, como para uma atuação na esfera judicial. Os conhecimentos adquiridos com este curso serão aprofundados na área do direito educacional incluindo uma perspectiva que dialoga com as demais áreas do direito, principalmente, o direito constitucional, processual, consumidor, trabalhista. Também terá noções complementares na área de gestão educacional.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) é a legislação que regulamenta o sistema educacional brasileiro, público ou privado, abrangendo da Educação Básica até o Ensino Superior. Entre outras regulamentações, a LDBEN estabelece as obrigações das instituições de ensino, como escolas, faculdades, universidades, etc., determina a carga horária mínima para cada nível de ensino e, ainda, apresenta as diretrizes curriculares básicas para a educação. Ela é conhecida também como a Lei Darcy Ribeiro, em homenagem a esse educador e político brasileiro, que foi um dos principais pensadores e construtores da lei.
O acolhimento e a inclusão escolar de alunos com deficiências, transtornos globais de desenvolvimento ou altas habilidades está ocupando, cada vez mais, a pauta de importantes debates no cenário brasileiro e, portanto, tem surgido documentos e acordos que legitimam as ações de apoio a essas pessoas. Esse processo de discussão sobre a inclusão representa uma possibilidade de tornar as instituições escolares em ambientes abertos à diversidade, nos quais os sujeitos tenham suas diferenças sociais, culturais e pedagógicas respeitadas.
Ao analisar o currículo contemporâneo, existem grandes desafios para a implementação e a efetivação de um currículo que seja adequado e alinhado aos tempos modernos. Nesse processo, se faz necessário compreender as bases legais do Estado, para uma visão mais ampla do currículo que se deseja analisar e colocar em prática.
A Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) apresenta direitos e garantias universais a todos os seres humanos, independentemente de sua condição. Sabe-se que, a partir dos pressupostos teóricos estabelecidos na declaração, é possível lutar para que os direitos de todos sejam alcançados, inclusive os direitos referentes ao público-alvo da educação especial: sujeitos com altas habilidades/superdotação.
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