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Pós-Graduação em

COMPETÊNCIA SOCIOEMOCIONAL NA BNCC

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De:

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A partir de:

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Mensais

Objetivo do curso

O curso busca fornecer aos participantes uma compreensão aprofundada das habilidades socioemocionais e suas implicações no processo de aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes, visando a formação integral e o bem-estar dos mesmos.

Público Alvo

O curso é destinado a profissionais da educação, psicologia, pedagogia e demais áreas afins que buscam compreender e aplicar estratégias e metodologias que promovam o desenvolvimento das habilidades socioemocionais dos estudantes.

Área de atuação

Os profissionais formados nessa área podem atuar como educadores, coordenadores pedagógicos, psicopedagogos, gestores escolares e demais profissionais ligados à educação.

Programa de Curso

Ao analisar o currículo contemporâneo, existem grandes desafios para a implementação e a efetivação de um currículo que seja adequado e alinhado aos tempos modernos. Nesse processo, se faz necessário compreender as bases legais do Estado, para uma visão mais ampla do currículo que se deseja analisar e colocar em prática.

A escola como instituição social tem algumas atribuições no que diz respeito à transformação social necessária à construção de uma sociedade mais justa, ética, democrática, responsável, inclusiva, sustentável e solidária. Algumas políticas educacionais, ainda que com certos condicionantes, podem promover essa mudança.

Como o professor pode desempenhar um papel central no desenvolvimento das habilidades de relacionamento de seus alunos, como situações de conflito podem ser exploradas, por meio do diálogo, para desenvolver nos alunos habilidades como o respeito pela diversidade, a empatia, a cooperação, a tolerância e a solidariedade.

A neurociência da felicidade tem sido um dos grandes avanços da cientificidade sobre as emoções, trazendo descobertas de grande valia para que todos se desenvolvam de forma plena e com bem-estar. Já pensou em entender como os neurotransmissores são produzidos e de que forma os pensamentos positivos interferem nisso? Os seres humanos são controlados por impulsos neurais, e estes coordenam e regulam todas as emoções.

A estrutura das famílias pode trazer diversos conflitos e dissabores aos seus membros quando há separação, abandono afetivo e outras situações.

A prática educativa e o próprio formato de ensino vem sendo questionado em face das mudanças tecnológicas e avanços em outras áreas, mas principalmente em relação à mudança do perfil do aluno. Esse cenário demanda do professor o desenvolvimento de novas competências que possam auxiliá-lo a enfrentar o desafio que representa educar neste novo século, em que a aprendizagem escolar acontece de diferentes formas para diferentes pessoas.

 Você vai estudar a metodologia no trabalho docente, conhecendo as diferentes opções metodológicas no processo de ensino-aprendizagem e aprendendo a relacioná-las com os diversos recursos pedagógicos.

Você irá conhecer sobre a aplicação das tecnologias digitais na prática pedagógica, especificamente a realidade aumentada e a realidade virtual. Você também passará por desafios que possibilitarão uma reflexão sobre as temáticas.

A secretaria de uma escola representa um setor de apoio primordial para o alcance dos objetivos educacionais que ali são perseguidos, uma vez que atende, por meio de suas atribuições, a todos os demais setores e membros da comunidade escolar, local e autoridades públicas e educacionais. Para que possa cumprir plenamente suas inúmeras atribuições, a secretaria precisa ter uma organização eficiente de sua estrutura e processos documentais, principalmente no que envolve ações de recebimento, produção, arquivo e despacho dos documentos que ali circulam.

Você vai saber como se organiza uma secretaria escolar e vai conhecer os tipos, as finalidades e os procedimentos de arquivamento e envio dos documentos escolares.

Você vai conhecer mais sobre a Modernidade e a noção de indivíduo, na perspectiva do racionalismo. Verá, também, a construção da ideia de cidadania e como é possível relacionar o artigo 2.º da Declaração Universal dos Direitos Humanos e a diversidade humana. A partir dessa perspectiva, você vai conhecer os critérios de sustentabilidade propagados pela ONU e os desafios de propagar os princípios dos direitos humanos e os critérios de sustentabilidade.

 

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