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Pós-Graduação em
CIÊNCIAS HUMANAS – SOCIOLOGIA, HISTÓRIA E FILOSOFIA
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Proporcionar aos participantes uma formação aprofundada e abrangente nas áreas de sociologia, história e filosofia, permitindo o desenvolvimento de habilidades analíticas, críticas e reflexivas.
Capacita os participantes para atuarem como pesquisadores, professores, consultores, gestores e profissionais de áreas relacionadas, contribuindo para a compreensão e transformação da realidade social.
O aluno formado poderá trabalhar como professor ou pesquisador em escolas e instituições de ensino superior, ministrando disciplinas nas áreas de Sociologia, História e Filosofia. Além disso, pode atuar em órgãos públicos, ONGs, museus, centros culturais e institutos de pesquisa, contribuindo para a preservação do patrimônio histórico.
A sociologia da religião busca explicar as relações mútuas entre religião e sociedade e tem como hipótese básica a premissa de que os impulsos, as ideias e as instituições religiosas influenciam as formas sociais e, por sua vez, são por elas influenciadas, além de receberem o influxo da organização social e da estratificação.
As teorias sociológicas clássicas são aquelas que foram construídas pelos seus primeiros fundadores. Pensadores como Comte, Durkheim, Weber e Marx fazem parte desse grupo que procurou transformar as análises sobre as interações que ocorrem na sociedade numa ciência. Dentro dessa lógica de análise social, a educação e a escola também serão tematizadas, e, mais contemporaneamente, outros autores, inspirados nos escritos dos clássicos das ciências sociais, darão início ao movimento da Sociologia da Educação.
Nesta Unidade de Aprendizagem trabalharemos com a Sociologia do Conhecimento, desde seu início, no questionamento da natureza do conhecimento e da consciência humana, bem como em sua matriz, na Fenomenologia. A relação entre sujeito conhecedor e objeto de conhecimento será o eixo dessa discussão.
Você já pensou sobre as grandes mudanças na sua vida e na da comunidade mundial a partir da utilização das ferramentas digitais? Como seria o relacionamento com sua família, seus amigos e seus colegas de trabalho caso não houvesse redes sociais digitais nem os grandes experimentos virtuais, como a criação dos correios eletrônicos, exames de imagem computadorizados e demais benesses cibernéticas mudando sua vida totalmente? Pois é, não temos o hábito de refletir ou debater sobre esses temas: a gente só vai utilizando, consumindo e nada mais! Porém, urge pensar sobre o papel dessas redes sociais em nosso comportamento e o modo como afetam a ética da sociedade no cotidiano. Para isso, você é convidado a fazer uma pequena reflexão acerca desse tema e revisar alguns conceitos sobre sua postura ética nesses espaços virtuais.
Nesta unidade de aprendizagem, estudaremos as principais teorias sociológicas. Podemos dizer que as teorias sociológicas são diferentes modelos teóricos e conceituais de explicação dos objetos sobre os quais a sociologia se interessa, entre os quais os fenômenos sociais relacionados à vida do homem em sociedade. Inclusive, é possível considerar as teorias sociológicas como uma subdisciplina da sociologia, com o intuito de organizar e sistematizar as diferentes teorias com seus respectivos pensadores-sociólogos.
Você vai estudar a metodologia no trabalho docente, conhecendo as diferentes opções metodológicas no processo de ensino-aprendizagem e aprendendo a relacioná-las com os diversos recursos pedagógicos.
Você vai conhecer mais sobre a Modernidade e a noção de indivíduo, na perspectiva do racionalismo. Verá, também, a construção da ideia de cidadania e como é possível relacionar o artigo 2.º da Declaração Universal dos Direitos Humanos e a diversidade humana. A partir dessa perspectiva, você vai conhecer os critérios de sustentabilidade propagados pela ONU e os desafios de propagar os princípios dos direitos humanos e os critérios de sustentabilidade.
Você conhecerá os principais contribuintes para a psicologia da educação, identificará diferentes correntes teóricas da aprendizagem e, para concluir, vai estudar a relação entre as teorias da aprendizagem e os processos de ensino-aprendizagem.
A secretaria de uma escola representa um setor de apoio primordial para o alcance dos objetivos educacionais que ali são perseguidos, uma vez que atende, por meio de suas atribuições, a todos os demais setores e membros da comunidade escolar, local e autoridades públicas e educacionais. Para que possa cumprir plenamente suas inúmeras atribuições, a secretaria precisa ter uma organização eficiente de sua estrutura e processos documentais, principalmente no que envolve ações de recebimento, produção, arquivo e despacho dos documentos que ali circulam.
Você vai saber como se organiza uma secretaria escolar e vai conhecer os tipos, as finalidades e os procedimentos de arquivamento e envio dos documentos escolares.
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