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Pós-Graduação em

BULLYING: REALIDADE E PERSPECTIVA NO AMBIENTE EDUCACIONAL

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De:

R$ 228,86

A partir de:

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Mensais

Objetivo do curso

O curso visa fornecer embasamento teórico sobre o tema, promovendo uma reflexão aprofundada sobre as causas, consequências e estratégias de enfrentamento do bullying.

Público Alvo

Profissionais da área da educação, psicologia, pedagogia e demais áreas afins que tenham interesse em aprofundar seus conhecimentos sobre o tema do bullying e suas implicações no ambiente educacional.

Área de atuação

Os graduados estarão aptos a trabalhar como coordenadores pedagógicos, orientadores educacionais, psicólogos escolares, professores e demais profissionais envolvidos na gestão e promoção de um ambiente educacional seguro e acolhedor.

Programa de Curso

Um considerável número de indivíduos em idade escolar são vítimas de bullying. Constata-se que tal prática acomete crianças, adolescentes e jovens com características específicas, tais como traços físicos ou comportamentais, algo incompatível com um ambiente educacional pensado para acolher as diversidades. Esta Unidade de Aprendizagem versará sobre o tema, apontando modos possíveis de reverter este quadro que gera um considerável estresse nos diversos setores educacionais.

A comunicação entre escola e família, além de uma condição legal, presente na Constituição Federal de 1988 e reforçada na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB, Lei n.º 9.394/96), é fundamental para que pais ou responsáveis possam estabelecer uma relação de parceria com a gestão da escola e com os professores para a potencialização de seus filhos ao longo de sua trajetória escolar. Para que isso ocorra, a comunicação deve ser eficiente e realizada tanto de maneira oral quanto escrita. Quando escrita, os registros cumprem finalidades que vão desde elogios e reconhecimentos em cadernos e agendas até situações relacionadas a indisciplina escrituradas em livros específicos. Os registros, além de informarem e descreverem fatos, legitimam as decisões e providências a serem tomadas, posicionando estudantes, pais e a própria escola em relação ao futuro.

A escola e toda a equipe escolar são responsáveis por seus alunos nas atividades realizadas dentro da escola e nas atividades complementares realizadas em contextos não escolares, mas que fazem parte da programação pedagógica. Para garantir a segurança dos educandos, a escola deve atentar para aspectos relacionados à organização dos espaços e à disponibilização dos materiais e também promover ações educativas voltadas para a segurança pessoal e coletiva.

A adolescência é um período importante na vida dos seres humanos, pois se caracteriza como um período de transição entre a infância e a vida adulta, com profundas transformações físicas e psicossociais. Infelizmente, é realidade que muitos adolescentes não se desenvolvem em um ambiente facilitador à vida e livre de violências, levando-os a adotarem comportamentos de risco. Os comportamentos de risco mais comuns entre os adolescentes são o consumo abusivo de álcool e drogas; o envolvimento em brigas, agressões e demais formas de violências; a prática de sexo desprotegido e dirigir alcoolizado e sem habilitação. Esses comportamentos geralmente são frutos de sofrimentos e dificuldades que o adolescente não tem a maturidade ou o apoio necessário para lidar. Fatalmente, o suicídio é uma solução encontrada por muitos jovens e adolescentes.

Os atos administrativos são manifestações ou declarações lavradas pela Administração Pública, no exercício de atribuições públicas, e por isso estão sujeitos ao regime de Direito Público. Depois de emitido, o ato administrativo permanecerá no mundo jurídico até que outro ato ou fato altere a sua vigência. Assim, uma vez publicado, embora esteja contaminado de vícios, terá pleno vigor e deverá ser cumprido, em respeito ao Princípio da Presunção de Legitimidade ou Veracidade, até que ocorra formalmente o seu desfazimento. Assim, o desfazimento do ato administrativo poderá ser resultado do reconhecimento de sua ilegitimidade, ou ainda, de eventuais vícios na sua formação, podendo ser classificado nas seguintes espécies principais: a renúncia, a retirada (anulação e revogação), a cassação, a caducidade e a contraposição.

Os conflitos estão presentes em todas as organizações. Conflitos são inerentes ao relacionamento entre as pessoas. A gestão da escola pode contribuir para que os conflitos sejam dialogicamente entendidos e encaminhados ou impulsionar sua efervescência, criando situações complexas e radicais que prejudicam o desenvolvimento dos profissionais, bem como a aprendizagem dos estudantes. Nesta Unidade de Aprendizagem, você estudará a articulação dos conflitos à cultura escolar, além de identificar alguns dos conflitos oriundos da especificidade do cotidiano escolar, como incivilidade, indisciplina e bullying, e, a partir deles, formular estratégias de prevenção e encaminhamentos, visando à restauração do equilíbrio da convivência, com foco na melhoria das relações entre as pessoas. Para tanto, você conhecerá os conceitos de cultura e clima escolar, bem como algumas sugestões de estratégias para que o gestor possa lidar mais assertivamente com as situações de conflito na escola.

O planejamento das ações de educação em saúde é fundamental para que estas possam ser realizadas de forma organizada e sistematizada, em consonância com as rotinas assistenciais de uma unidade de saúde. Nesse sentido, o enfermeiro deverá ter os conhecimentos necessários para elaborar um planejamento adequado, que permita a execução de atividades que contribuam significativamente para a saúde e a qualidade de vida da comunidade. O planejamento constitui-se em ato político-pedagógico, que deve ser realizado a partir do diagnóstico situacional, o qual mostrará o contexto social, político, econômico e cultural da população pertencente ao território adstrito à unidade de saúde. O planejamento deve ser desenvolvido de forma a contemplar todos os elementos essenciais à sua execução.

Você vai compreender que a criação dos Direitos Humanos visa garantir que a vida de toda pessoa possa ser realizada em suas condições biológicas, psicológicas, econômica, cultural, política e social.

Você irá conhecer sobre a aplicação das tecnologias digitais na prática pedagógica, especificamente a realidade aumentada e a realidade virtual. Você também passará por desafios que possibilitarão uma reflexão sobre as temáticas.

A secretaria de uma escola representa um setor de apoio primordial para o alcance dos objetivos educacionais que ali são perseguidos, uma vez que atende, por meio de suas atribuições, a todos os demais setores e membros da comunidade escolar, local e autoridades públicas e educacionais. Para que possa cumprir plenamente suas inúmeras atribuições, a secretaria precisa ter uma organização eficiente de sua estrutura e processos documentais, principalmente no que envolve ações de recebimento, produção, arquivo e despacho dos documentos que ali circulam.

Você vai saber como se organiza uma secretaria escolar e vai conhecer os tipos, as finalidades e os procedimentos de arquivamento e envio dos documentos escolares.

 

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