Seu sucesso começa aqui

Pós-Graduação em

BIOTECNOLOGIA AMBIENTAL

100% online

Reconhecido pelo MEC

Aplicativo educacional

Download para estudo offline

Material em vídeo, pdf e infográfico

Flexibilidade na rotina de estudos

De:

R$ 228,86

A partir de:

R$ 114,90

Mensais

Objetivo do curso

O curso busca fornecer conhecimentos teóricos sobre as principais áreas da biotecnologia aplicada ao meio ambiente, incluindo a utilização de microrganismos, enzimas e organismos geneticamente modificados para promover a degradação de poluentes.

Público Alvo

Profissionais graduados em áreas como biologia, engenharia ambiental, química, biotecnologia, agronomia, entre outras afins.

Área de atuação

O profissional formado pode atuar em diversos setores que envolvam o uso de tecnologias biológicas para solucionar problemas ambientais. Suas áreas incluem indústrias, laboratórios de pesquisa, empresas de biotecnologia, órgãos governamentais e organizações não governamentais (ONGs) dedicadas à preservação e recuperação do meio ambiente.

Programa de Curso

A Biotecnologia é a utilização de micro-organismos, células ou componentes celulares para se fazer produtos úteis. Essa área tem uma extensa história que inclui práticas tão antigas como o cruzamento seletivo de animais de fazenda e o uso de micro-organismos para se produzir vinhos, queijos e pães, antibióticos e outros fármacos. A biotecnologia deu um grande salto com a utilização de técnicas que envolvem a Engenharia Genética.

A biotecnologia tem revolucionado o dia a dia das pessoas com a disponibilização de produtos tecnológicos dos mais variados. Esses produtos são gerados por empresas que investem em biotecnologia e, desse modo, transformaram o mundo dos negócios. Além disso, grande parte da indústria está alinhada com a famosa "economia verde", que se caracteriza por produzir mais com menos, fazendo o melhor uso dos recursos naturais e minimizando os impactos ambientais.

"A pesquisa na área da saúde e da biotecnologia busca incessantemente novos tratamentos clínicos, novos métodos diagnósticos e a cura para diversas patologias e, para isso, envolve seres humanos nas experimentações. Dessa forma, é essencial ter conhecimento técnico-científico coerente a respeito de problemas éticos e questões relativas à biossegurança em todas as etapas desses processos."

Precaver-se contra a transmissão de agentes infecciosos, dentre outros produtos nocivos à saúde humana, é o grande desafio da segurança laboratorial. A biossegurança consiste em um conjunto de ações voltadas para prevenir, minimizar e eliminar riscos à saúde que ajuda na proteção do meio ambiente contra resíduos e na conscientização do profissional da saúde. Nesse sentido, estabelece condições seguras para a manipulação e a contenção de agentes biológicos, incluindo os equipamentos de segurança, as técnicas e práticas de laboratório e a estrutura física deles, além da gestão administrativa.

"A preocupação com as questões ambientais é recente, o crescimento populacional trouxe grandes consequências e maiores demandas de recursos naturais. Gestão ambiental é um princípio de gerência empresarial que dá destaque na sustentabilidade. Assim, a gestão ambiental visa o uso de métodos e processos administrativos que visam reduzir ao máximo o impacto ambiental das atividades econômicas no meio ambiente. Você estudará o sistema conceitual básico da gestão ambiental e a evolução das questões ambientais ao longo da história, que motivaram as medidas de gestão atuais."

Recursos naturais são elementos da natureza que estão à disposição do homem. Há muito tempo utilizamos os recursos naturais, como água, solo, carvão, petróleo, energia, entre outros, no entanto, esse uso ocorre de forma indiscriminada e sem os devidos cuidados. Os recursos naturais são considerados renováveis e não renováveis, ou seja, que se esgotam ou não, mas mesmo aqueles que não se esgotam, como a água, por exemplo, pode tornar-se imprópria para os seus devidos usos. A gestão correta desses recursos está pautada nos preceitos da sustentabilidade, ou seja, que seja ambientalmente correto, socialmente justo e economicamente viável.

Os resíduos industriais são gerados nos processos de produção de bens de consumo, sendo que seu gerenciamento, tratamento e destinação final são um dos desafios que empresários e técnicos enfrentam em suas rotinas diárias. Você vai verificar quais as normas usualmente utilizadas para a classificação dos resíduos industriais. Conhecendo as classes de resíduos, é possível definir os princípios de gerenciamento e o tratamento que se aplica a eles. Você vai ainda analisar os aspectos de classificação, gerenciamento e tratamento de resíduos industriais.

Os resíduos sólidos do serviço de saúde são, sem dúvida, um dos grandes desafios para gerenciar em uma instituição de saúde. O impacto dos resíduos hospitalares no meio ambiente e o risco de contaminação são reais se as normas e a regulamentação não forem devidamente observadas. Dessa forma, na evolução do manejo correto dos resíduos sólidos em saúde, a legislação avançou, determinando a necessidade de planejamento específico e tratamento minucioso.

"A biotecnologia é um processo tecnológico que visa a obter produtos a partir da utilização de organismos vivos e atualmente é aplicada em diversos setores industriais, como na indústria química e farmacêutica e na agroindústria. Na indústria farmacêutica, a biotecnologia tem proporcionado diversos avanços, sendo aplicada no desenvolvimento de medicamentos e vacinas, terapia gênica, terapia celular, reagentes para diagnóstico e materiais médicos e odontológicos. Diferentemente dos fármacos sintéticos, os biológicos apresentam moléculas grandes e complexas, e sua produção é variável, de modo que é impossível produzir cópias idênticas."

"O primeiro antibiótico foi descoberto no ano de 1928 e revolucionou a medicina no mundo. Você já imaginou como seria a vida das pessoas atualmente sem esse avanço científico? Já a técnica do DNA recombinante surgiu anos mais tarde, na década de 70. Muitos fármacos e substâncias surgiram devido a essa técnica. Olhando para o passado, é possível perceber como a biotecnologia mudou a vida das pessoas. Você irá conhecer como a biotecnologia tem incentivado a pesquisa, a ciência e o desenvolvimento humano no Brasil, e como ocorreu a evolução da biotecnologia e de todos os produtos e ferramentas por ela gerados, criando novidades e superando obstáculos, o que cinquenta anos atrás teria sido inimaginável. "

"A biotecnologia tem gerado extraordinárias contribuições para as áreas agrícola, florestal, ambiental e da saúde. Muitos avanços da biotecnologia foram introduzidos nessas áreas, principalmente por meio das técnicas de manipulação gênica, que possibilitaram o surgimento dos transgênicos na área agrícola; árvores mais produtivas na área florestal; o aumento da sustentabilidade na área ambiental; e o desenvolvimento de novos tratamentos médicos na área da saúde, o que contribuiu para uma grande melhora na qualidade de vida da população."

As técnicas de biotecnologia evoluíram muito nas últimas décadas, permitindo que, por meio da manipulação gênica, se possam produzir novos biofármacos para o tratamento de doenças de forma mais específica e eficaz. Mas que técnicas biotecnológicas podem ser empregadas para produzir esses fármacos? Como é possível manipular genes para se obterem ferramentas terapêuticas e melhorar a qualidade de vida da população? Quais fármacos podem ser produzidos utilizando essas técnicas?
 

Faça acontecer, faça ESP

A Faculdade do Estado de São Paulo te prepara para enfrentar os desafios.

icon

Estude onde e quando quiser

O PED App, nosso aplicativo educacional, possibilita download dos conteúdos para estudar offline

icon

Metodologia dinâmica

Oferecemos conteúdos atuais para que você tenha resultados impactantes na sua carreira

icon

Apoio personalizado

Equipe preparada para te acompanhar em cada fase da sua formação acadêmica

icon

Biblioteca virtual

Contamos com uma plataforma com mais de 10 mil títulos no acervo

This will close in 20 seconds