Customize Consent Preferences

We use cookies to help you navigate efficiently and perform certain functions. You will find detailed information about all cookies under each consent category below.

The cookies that are categorized as "Necessary" are stored on your browser as they are essential for enabling the basic functionalities of the site. ... 

Always Active

Necessary cookies are required to enable the basic features of this site, such as providing secure log-in or adjusting your consent preferences. These cookies do not store any personally identifiable data.

No cookies to display.

Functional cookies help perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collecting feedback, and other third-party features.

No cookies to display.

Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics such as the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.

No cookies to display.

Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.

No cookies to display.

Advertisement cookies are used to provide visitors with customized advertisements based on the pages you visited previously and to analyze the effectiveness of the ad campaigns.

No cookies to display.

Seu sucesso começa aqui

Pós-Graduação em

BILINGUISMO E EDUCAÇÃO BILÍNGUE: METODOLOGIAS E PRÁTICAS

100% online

Reconhecido pelo MEC

Aplicativo educacional

Download para estudo offline

Material em vídeo, pdf e infográfico

Flexibilidade na rotina de estudos

De:

R$ 136,20

A partir de:

R$ 68,00

Mensais

Objetivo do curso

Atualmente, o papel do professor bilíngue requer o domínio de práticas pedagógicas contemporâneas e o conhecimento de metodologias específicas para o ensino bi/multilíngue. A compreensão do bilinguismo e educação bilíngue, proporcionar aos estudantes uma compreensão aprofundada dos conceitos teóricos, fundamentos e abordagens relacionadas ao bilinguismo e à educação bilíngue.

Público Alvo

Educadores (graduados) interessados em educação bi/multilíngue, professores (graduados) atuantes em cenários em que duas ou mais línguas matrizes culturais coexistem, coordenadores atuantes em cenários bi/multilíngue e consultores (graduados) atuantes no mercado editorial que produzem materiais didáticos/sistemas para escolas bilíngues.

Área de atuação

Poderá atuar na área de docência em instituições bilíngues, coordenação pedagógica e gestão de programas bilíngues, desenvolvimento de materiais e recursos educacionais, consultoria e assessoria em educação bilíngue.

Programa de Curso

Estudará a respeito do bilinguismo de surdos. Essa corrente educacional defende o uso da língua de sinais como língua de instrução e o ensino da língua majoritária do país na sua modalidade escrita, a língua portuguesa. Além disso, conhecerá aspectos sobre a cultura e as identidades surdas, bem como práticas educacionais presentes no bilinguismo. A educação de surdos é marcada por inúmeros conflitos e pontos de vistas diferentes. Diversas correntes de pensadores se digladiaram a fim de provar que seus métodos e práticas eram os que mais se adequavam à realidade dos surdos dentro de seus contextos histórico-sociais. 

Compreender os princípios da pedagogia bilíngue, bem como o papel do professor como mediador nesse processo do bilinguismo em face da diferença cultural e reconhecerá a importância da Libras no contexto social.

Será estudado à cultura e educação bi/multilíngue e seus conceitos fundamentais de cultura e sua relação com a educação bi/multilíngue, e sua Importância da sensibilidade cultural na educação de indivíduos bilíngues. O modo como as variações culturais, o status socioeconômico e a origem étnica dos alunos podem gerar necessidades especiais durante o processo educacional, especialmente dentro do paradigma de educar na diversidade. Nesta discussão, mantém-se um olhar equitativo sobre todos os valores e expressões das culturas de proveniência dos alunos, profissionais da educação, além do contexto social onde a escola se insere.

Nesta disciplina, você irá entender melhor os símbolos referentes à pronúncia das palavras, ao buscá-las no dicionário. Com esse objetivo, você estudará os fonemas consonantais e vocálicos do inglês. Além disso, você aprenderá mais sobre o uso dos símbolos fonéticos nos dicionários.

Nesta disciplina, será apresentado as principais funções e aplicações da neurociência no campo da educação de pessoas com altas habilidades/superdotação. Além disso, você aprenderá conceitos básicos da neurociência, que são de suma importância para entender o funcionamento do sistema nervoso e dos processos cognitivos de alunos com altas habilidades.

Você vai construir seu conhecimento acerca da trajetória da libras, desde seu surgimento, ainda como uma linguagem que complementava outros recursos de comunicação para os surdos, até ser afirmada como uma língua oficial brasileira. Você também vai conhecer as principais metodologias utilizadas para alfabetização dos surdos ao longo da história e suas relações com o ensino de língua portuguesa. Vai acompanhar algumas reflexões que pautaram o processo de regulação e implementação do ensino de libras como língua materna para os surdos, e de língua portuguesa, a partir de uma perspectiva bilingue, como segunda língua.

Nesta disciplina, buscamos explorar os aspectos teóricos e práticos do trabalho com a escrita e com a leitura em mais de uma língua, incorporando os princípios da pedagogia dos multiletramentos. Estudará a introdução aos multiletramentos, os conceitos fundamentais da pedagogia dos multiletramentos, a exploração das práticas de leitura e escrita em contextos multilíngues. E por fim a análise e produção de textos visuais e digitais em mais de uma língua.

Esta disciplina tem como objetivo explorar os fundamentos teóricos e práticos do trabalho com a literatura em contexto multilíngue, fornecendo aos estudantes conhecimentos e ferramentas para apreciar, interpretar e utilizar obras literárias em mais de uma língua.

Essa disciplina visa explorar os princípios e as práticas do aprendizado baseado em projetos (PBL), fornecendo aos estudantes conhecimentos e habilidades para planejar, executar e avaliar projetos significativos e autênticos.

Como professores e profissionais da linguagem, estamos sempre buscando entrar em contato com propostas de atividades que deram certo, não é mesmo? Uma das grandes dúvidas dos professores, inegavelmente, tem sido como trabalhar com a reflexão linguística dentro de projetos de aprendizagem. Nesta disciplina, você vai estudar a reformulação nas concepções de ensino de gramática na aula de Língua Portuguesa. Também será discutido como o ensino da gramática é associado ao ensino da leitura e da escrita, contribuindo na ampliação da participação dos alunos em diferentes práticas de letramento.

 

Faça acontecer, faça ESP

A Faculdade do Estado de São Paulo te prepara para enfrentar os desafios.

icon

Estude onde e quando quiser

O PED App, nosso aplicativo educacional, possibilita download dos conteúdos para estudar offline

icon

Metodologia dinâmica

Oferecemos conteúdos atuais para que você tenha resultados impactantes na sua carreira

icon

Apoio personalizado

Equipe preparada para te acompanhar em cada fase da sua formação acadêmica

icon

Biblioteca virtual

Contamos com uma plataforma com mais de 10 mil títulos no acervo