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Pós-Graduação em
BILINGUISMO E EDUCAÇÃO BILÍNGUE: METODOLOGIAS E PRÁTICAS
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Atualmente, o papel do professor bilíngue requer o domínio de práticas pedagógicas contemporâneas e o conhecimento de metodologias específicas para o ensino bi/multilíngue. A compreensão do bilinguismo e educação bilíngue, proporcionar aos estudantes uma compreensão aprofundada dos conceitos teóricos, fundamentos e abordagens relacionadas ao bilinguismo e à educação bilíngue.
Educadores (graduados) interessados em educação bi/multilíngue, professores (graduados) atuantes em cenários em que duas ou mais línguas matrizes culturais coexistem, coordenadores atuantes em cenários bi/multilíngue e consultores (graduados) atuantes no mercado editorial que produzem materiais didáticos/sistemas para escolas bilíngues.
Poderá atuar na área de docência em instituições bilíngues, coordenação pedagógica e gestão de programas bilíngues, desenvolvimento de materiais e recursos educacionais, consultoria e assessoria em educação bilíngue.
Estudará a respeito do bilinguismo de surdos. Essa corrente educacional defende o uso da língua de sinais como língua de instrução e o ensino da língua majoritária do país na sua modalidade escrita, a língua portuguesa. Além disso, conhecerá aspectos sobre a cultura e as identidades surdas, bem como práticas educacionais presentes no bilinguismo. A educação de surdos é marcada por inúmeros conflitos e pontos de vistas diferentes. Diversas correntes de pensadores se digladiaram a fim de provar que seus métodos e práticas eram os que mais se adequavam à realidade dos surdos dentro de seus contextos histórico-sociais.
Compreender os princípios da pedagogia bilíngue, bem como o papel do professor como mediador nesse processo do bilinguismo em face da diferença cultural e reconhecerá a importância da Libras no contexto social.
Será estudado à cultura e educação bi/multilíngue e seus conceitos fundamentais de cultura e sua relação com a educação bi/multilíngue, e sua Importância da sensibilidade cultural na educação de indivíduos bilíngues. O modo como as variações culturais, o status socioeconômico e a origem étnica dos alunos podem gerar necessidades especiais durante o processo educacional, especialmente dentro do paradigma de educar na diversidade. Nesta discussão, mantém-se um olhar equitativo sobre todos os valores e expressões das culturas de proveniência dos alunos, profissionais da educação, além do contexto social onde a escola se insere.
Nesta disciplina, você irá entender melhor os símbolos referentes à pronúncia das palavras, ao buscá-las no dicionário. Com esse objetivo, você estudará os fonemas consonantais e vocálicos do inglês. Além disso, você aprenderá mais sobre o uso dos símbolos fonéticos nos dicionários.
Nesta disciplina, será apresentado as principais funções e aplicações da neurociência no campo da educação de pessoas com altas habilidades/superdotação. Além disso, você aprenderá conceitos básicos da neurociência, que são de suma importância para entender o funcionamento do sistema nervoso e dos processos cognitivos de alunos com altas habilidades.
Você vai construir seu conhecimento acerca da trajetória da libras, desde seu surgimento, ainda como uma linguagem que complementava outros recursos de comunicação para os surdos, até ser afirmada como uma língua oficial brasileira. Você também vai conhecer as principais metodologias utilizadas para alfabetização dos surdos ao longo da história e suas relações com o ensino de língua portuguesa. Vai acompanhar algumas reflexões que pautaram o processo de regulação e implementação do ensino de libras como língua materna para os surdos, e de língua portuguesa, a partir de uma perspectiva bilingue, como segunda língua.
Nesta disciplina, buscamos explorar os aspectos teóricos e práticos do trabalho com a escrita e com a leitura em mais de uma língua, incorporando os princípios da pedagogia dos multiletramentos. Estudará a introdução aos multiletramentos, os conceitos fundamentais da pedagogia dos multiletramentos, a exploração das práticas de leitura e escrita em contextos multilíngues. E por fim a análise e produção de textos visuais e digitais em mais de uma língua.
Esta disciplina tem como objetivo explorar os fundamentos teóricos e práticos do trabalho com a literatura em contexto multilíngue, fornecendo aos estudantes conhecimentos e ferramentas para apreciar, interpretar e utilizar obras literárias em mais de uma língua.
Essa disciplina visa explorar os princípios e as práticas do aprendizado baseado em projetos (PBL), fornecendo aos estudantes conhecimentos e habilidades para planejar, executar e avaliar projetos significativos e autênticos.
Como professores e profissionais da linguagem, estamos sempre buscando entrar em contato com propostas de atividades que deram certo, não é mesmo? Uma das grandes dúvidas dos professores, inegavelmente, tem sido como trabalhar com a reflexão linguística dentro de projetos de aprendizagem. Nesta disciplina, você vai estudar a reformulação nas concepções de ensino de gramática na aula de Língua Portuguesa. Também será discutido como o ensino da gramática é associado ao ensino da leitura e da escrita, contribuindo na ampliação da participação dos alunos em diferentes práticas de letramento.
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