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Graduação em

PEDAGOGIA

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De:

R$ 302,57

A partir de:

R$ 151,84

Mensais

Objetivo do curso

O profissional licenciado em Pedagogia pela Faculdade do Estado de São Paulo encontra-se apto a atuar em ambientes escolares e não escolares. O curso oferece componentes curriculares que garantem ao estudante uma formação científico-cultural e didático-pedagógica com vistas a qualificá-lo para atuar, prioritariamente, na docência da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano). Além da docência, o curso de Pedagogia habilita profissionais para o exercício da gestão educacional e escolar (Diretor de Escola), Supervisão de Ensino, Orientação Educacional, Coordenação Pedagógica e em outras áreas de ação do pedagogo (ambiente não escolar), empresas públicas e privadas nas áreas de educação corporativa e recursos humanos.

Público Alvo

Professores em exercício da rede pública de ensino que não tenham habilitação específica em Pedagogia; estudantes egressos do Ensino Médio, que desejem atuar na Educação básica ou demais áreas de atuação da Pedagogia.

Área de atuação

Pedagogos podem atuar nas áreas de docência na Educação Infantil (crianças de zero a cinco anos) e no Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) nas modalidades regular e Educação de Jovens e Adultos (EJA); na Gestão do Trabalho Pedagógico em espaços escolares e não-escolares, formulando, implementando e avaliando programas e projetos em diferentes espaços educativos da comunidade. É possível trabalhar ainda em cursos de Formação Profissional na área de serviços e apoio escolar, entre outras.

Programa de Curso

Historicidade dos processos educativos ao longo da história da humanidade observando suas particularidades em diferentes tempos e espaços da história da pedagogia e da educação. Observação atenta aos processos educativos existentes ao longo da história do Brasil.

Elementos da comunicação. Comunicação escrita e oral e eficiência nos processos comunicativos. Gênero e tipo textual. Modos de organização do discurso. Produção textual como atividade interativa e estratégia de leitura. Coerência e coesão textual.

Importância da filosofia e da pesquisa para a Psicologia da Educação. Definição, campo de estudos e aplicação da Psicologia da Educação. Principais teorias psicológicas e suas implicações pedagógicas. Relação entre Psicologia, Educação e Sociedade.

Fundamentos da EAD. Histórico da EAD. Funcionamento da EAD. Ambientes virtuais de EAD.

Trabalharemos o planejamento na educação infantil. Discutiremos sobre sua importância e quais os envolvidos no processo de planejar.

Atividade Complementar

Ética! Esse é um assunto que você ouve, lê, discute o tempo todo nas redes sociais e até mesmo com sua rede de conhecidos, porém nunca se pergunta o que é. Parece aquele tema que todo mundo sabe falar mas não sabe conceituar corretamente quando precisa. Embora seja muito abstrato falar em ética, nunca antes a sociedade brasileira teve tanta necessidade de saber e de ter seus conceitos introjetados e presentes no cotidiano como ocorre atualmente. Parece que os comportamentos sociais estão sofrendo crises de diálogo e de conexão, e compreender melhor como essas diversidades acontecem pode facilitar o convívio intergrupos.

Métodos de didáticos, história da aprendizagem, ensino e aprendizagem, diferença entre educação, pedagogia e didática, selecionar conteúdos, relacionar didáticas as diversas técnicas e estratégias de ensino. O papel do mediador da escola na prática social, teorias educacionais e práticas educativas.

Investigação da maneira segundo a qual a Filosofia e a Sociologia a partir do século XIX compreende as novas delimitações econômicas e os avanços da Ciência e da Tecnologia, bem como as consequências do progresso para as pautas sociais e emancipatórias da população.

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Segundo o Dicionário Eletrônico Houaiss, entre outros significados, em sua versão latina, o termo "escola" quer dizer "divertimento, recreio" e, em sua versão grega, "descanso, repouso, lazer, tempo livre, hora de estudo, ocupação de um homem com ócio, livre do trabalho servil". Analisaremos a importância da dimensão lúdica nos processos de aprendizagem escolar como uma das condições para o desenvolvimento de crianças e adolescentes.

Atividade Complementar

Antes de começarmos nosso estudo acerca da avaliação e seus aspectos históricos, metodológicos, legais e institucionais, vamos refletir um pouco sobre o que pensamos quando falamos em avaliação da aprendizagem. Será que pensamos apenas nos resultados dos alunos aferidos por uma prova? Pensamos sobre como aferir o conhecimento dos alunos? Lembramo-nos da avaliação diagnóstica, formativa, somativa, processual? Já refletiram sobre isso? Já pensaram que a maneira como ensinamos e avaliamos pode ser o principal motivo do fracasso de nossos alunos nas formas de avaliação selecionadas por nós? E que a maneira como avaliamos diz muito também sobre como ensinamos e como aprendemos? 

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Abordaremos a política curricular enquanto um conjunto de leis e regulamentos que dizem respeito ao que deve ser ensinado nas escolas.

Atividade Complementar

Você já escutou o termo "Ensino Integrado na Educação Inclusiva"?

As expressões inclusivo e integrado muitas vezes são utilizadas como se tivessem o mesmo significado. Porém, no âmbito educacional, essas duas expressões representam diferenças dependendo a qual situação vivencial cada um desses termos serve e é utilizado.

O filósofo Friedrich Nietzsche, em A Gaia Ciência, afirmou que a arte é a responsável por tornar a vida suportável. Essa sentença pode parecer um pouco drástica demais, mas a verdade é que, por meio da arte e, dentro da arte, da Literatura, o ser humano é capaz de olhar para o mundo que o rodeia e refletir sobre ele, assim como ultrapassar a pequena e limitante realidade cotidiana e rotineira. Pensando nisso, fica clara a importância de formar os alunos como leitores competentes de Literatura e também de rever os modos como a prática de leitura crítica da arte escrita se desenvolveu na história brasileira.

Rápidas transformações pairam sobre o universo da educação. Tornou-se urgente encontrar formas inovadoras para ensinar e para trabalhar os conteúdos curriculares. Nesse viés, a interdisciplinaridade se apresenta como um tema a ser discutido, pela importância que representa no processo de ensino-aprendizagem. Assim, a partir de métodos inovadores e de práticas integradoras e interdisciplinares, soluções são apresentadas para garantir uma educação de qualidade. 

Atrelada a esse contexto, a geografia, como disciplina escolar, fundamentalmente deve primar pela interdisciplinaridade no ensino, devido ao conjunto de temas e conteúdos que fazem parte do currículo que pode e deve ser trabalhado, levando em consideração outros ramos do conhecimento, como, por exemplo, a história e as ciências sociais. 

A história da Psicomotricidade. Os princípios da Psicomotricidade no meio escolar. O trabalho psicomotor e suas áreas de atuação. Os ciclos do desenvolvimento motor humano. Aspectos conceituais da psicomotricidade: imagem do corpo, a tonicidade, o movimento, a comunicação corporal. A Psicomotricidade como prática preventiva e educativa. O desenvolvimento psicomotor da criança e do adolescente. Expressão corporal e educação: dificuldades de aprendizagem. As principais consequências da falta do estímulo psicomotor. A ludicidade e sua influência no desenvolvimento dos aspectos psicomotores.

O ensino da arte é muito importante para que os estudantes da educação básica possam aprimorar seus critérios de julgamento e criticidade sobre o que vivenciam em seu cotidiano. Assim, por intermédio da estética e das manifestações artísticas que produzem, os estudantes aumentam sua percepção e refinam sua sensibilidade para lidar com as questões cotidianas e com as várias linguagens artísticas, que lhes chegam veiculadas pelos mais variados canais da mídia.

Atividade Complementar

O campo da Política Educacional está inserido no grupo de políticas públicas sociais existentes no Brasil. É algo que se configura como um instrumento de implementação dos movimentos, das normas e dos referenciais da Educação, e, assim, se materializa por meio da legislação educacional. Vale lembrar que é uma política de responsabilidade do Estado, tendo como base os órgãos públicos e as entidades da sociedade civil, resultando nas normatizações educacionais que regem o País.

Você já percebeu como a língua portuguesa vem se delineando em relação ao tempo e ao espaço no nosso território brasileiro?

Para entender sua perspectiva no ensino de língua materna, é preciso entender a pedagogia em uma sala de aula de língua materna, no caso, sala de aula do Português Brasileiro.

Analisaremos o contexto da Educação Física no ensino fundamental, sua importância e para quem ela é direcionada.

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Atividade Complementar

A organização escolar, durante muitos anos, sofreu com as críticas relacionadas à sua administração tecnocrática. Assim, uma transformação começou a surgir na década de 1980. Tal mudança se relaciona ao momento que o país estava vivendo, ou seja, à redemocratização, que levou à democratização da escola pública.

Esse movimento de mudança ganhou força com a Constituição Federal de 1988 e com a aprovação do princípio de gestão democrática do ensino público, consolidado com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBN) de 1996. Esses documentos introduzem uma nova organização escolar, orientada por fundamentos de gestão mais democráticos e capazes de proporcionar a autonomia dos sujeitos educativos mediante a participação e a construção coletivas.

A maioria dos professores de Matemática, principalmente do Ensino Fundamental, já ouviu a pergunta, ainda que retórica, “Quem inventou a Matemática?”. Mesmo no meio acadêmico, muitos não têm resposta para essa pergunta e não refletem sobre os fundamentos da disciplina que lecionam.

Se cada professor de Matemática parar e refletir sobre a disciplina desde os primórdios, usando o pensamento filosófico, que inspirou os gregos na Era de Ouro da Matemática, poderá mostrar aos seus alunos que, apesar de não haver uma resposta direta a essa pergunta, ela pode ser respondida no âmago de cada um.

A educação de jovens e adultos (EJA) é uma modalidade de ensino destinada às pessoas que não tiveram acesso à educação ou não concluíram seus estudos na idade apropriada. Seu principal objetivo é erradicar o analfabetismo entre jovens e adultos, além de favorecer, por meio dos estudos, a inclusão social, política e econômica dessas pessoas. Essa modalidade de ensino tem amparo legal e busca articular-se com a educação profissional.

No Brasil, a inclusão escolar tem sido discutida e fomentada nas últimas décadas, dentro do entendimento de que deve ser garantido a todos os grupos culturais o acesso a uma educação igualitária e de qualidade. Como o Brasil, historicamente, produziu muitas diferenças e distanciamentos entre alguns grupos étnicos, faz-se necessário o estudo a respeito das relações étnico-raciais dentro e fora da escola.

A pesquisa é considerada, por muitos, como uma aventura, mas esse pensamento só é válido para o domínio do conhecimento, pois pesquisar exige método. O método define os caminhos da pesquisa, a forma como os dados serão coletados e analisados e, ao final, chega-se ao conhecimento. Contudo, cabe lembrar que toda pesquisa parte de questões que impulsionam nessa busca pelo conhecimento e é assim que o mundo evolui, transforma-se.

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Atividade Complementar

  • Introdução à Pesquisa Científica;
  • Conceitos básicos de pesquisa científica
  • Tipos e objetivos de pesquisa
  • Ética na pesquisa e integridade acadêmica.

O estudo acerca da educação não-formal. O perfil do pedagogo em espaços não-formais. A reflexão sobre a gestão na educação não-formal. A identidade do pedagogo em espaços sociais e empresariais. O uso da tecnologia digital nas práticas educativas não-formais.

Concepções teórico-metodológicas do Ensino de Ciências. Abordagem didático-pedagógica dos fenômenos naturais para a educação na infância na busca do letramento científico, abordando as unidades temáticas do componente curricular: matéria e energia; vida e evolução e terra e universo. Processos, práticas e procedimentos da investigação científica.

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São perceptíveis as mudanças significativas na sociedade, nos meios de produção, na economia e sobretudo na educação. Nesse cenário, é evidente o movimento de transposição de paradigmas na educação. As práticas pedagógicas atuais buscam o entrosamento dos indivíduos e das sociedades nos processos cíclicos de evolução e levam a uma tendência de superação da abordagem conservadora para dar lugar a uma práxis docente que leve a uma nova maneira de investigar, de ensinar e de aprender.

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Atividade Complementar

As línguas de sinais têm o mesmo status linguístico das línguas orais, a única diferença é que são línguas gestuais/visuais. A escrita de sinais tem por objetivo representar, de maneira fidedigna, essas línguas. Os sujeitos surdos têm a língua de sinais como primeira língua e a língua portuguesa escrita como segunda língua. Sendo assim, os surdos têm dificuldades na leitura e na escrita, justamente porque estas não ocorrem na sua língua materna. Para esclarecer um pouco mais sobre essas questões você irá conhecer o processo histórico de constituição da escrita de sinais, ou seja, quando surgiu a primeira tentativa de escrita.

O campo da Política Educacional está inserido no grupo de políticas públicas sociais existentes no Brasil. É algo que se configura como um instrumento de implementação dos movimentos, das normas e dos referenciais da Educação, e, assim, se materializa por meio da legislação educacional. Vale lembrar que é uma política de responsabilidade do Estado, tendo como base os órgãos públicos e as entidades da sociedade civil, resultando nas normatizações educacionais que regem o País.

TCC

Uma dimensão muito importante da gestão educacional encontra-se na área financeira, que deve ser operacionalizada a partir do conhecimento das políticas públicas de financiamento e dos programas e projetos que podem disponibilizar recursos para o alcance dos objetivos na educação pública. A gestão financeira educacional deve ser realizada com base nos princípios da administração pública, em conformidade com a legislação existente, de forma transparente e pública por meio de prestação de contas.

Abordaremos a temática dos materiais curriculares como ferramentas metodológicas para as práticas pedagógicas a serem aplicadas em sala de aula, bem como apresentaremos uma breve reflexão sobre os usos de outros recursos didáticos. Serão destacadas noções sobre o que são tais materiais curriculares e as relações que eles estabelecem com os conteúdos e com todo o processo de ensino/aprendizagem, tendo em mente os conteúdos educacionais elencados pelo professor Zabala em seu livro A prática educativa: como ensinar.

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Atividade Complementar

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Faça acontecer, faça ESP

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