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Graduação em

ARTES VISUAIS

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De:

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A partir de:

R$ 149,91

Mensais

Programa de Curso

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Estudará sobre, a inclusão de novas tecnologias tem influenciado nos processos educacionais. Você também vai estudar, ainda, sobre o programa do governo federal – ProInfo – instituído como uma ação em âmbito nacional e os resultados alcançados por ele.

Etimologicamente, pode-se afirmar que educação, do verbo educar, significa trazer à luz a ideia ou, filosoficamente, fazer a criança passar da potência ao ato, da virtualidade à realidade. Já a cultura poderia ser conceituada, de forma simples, como a palavra que abrange todas as realizações materiais e os aspectos espirituais de um povo. Porém, nessa área, a divergência de conceitos é bastante vasta. A aproximação entre cultura e educação é estratégica para a qualificação da educação brasileira e para o desenvolvimento do país. Estudará sobre o conceito de educação, bem como o de cultura, relacionando-os entre si e refletindo sobre a importância deles no interior das escolas e das comunidades. Com mais atenção ao conceito de cultura, o ensino de crianças, adolescentes, jovens e adultos pode ser mais adequadamente vinculado às experiências culturais e artísticas das comunidades em que os alunos vivem.

Você desenvolverá habilidades para realizar leituras verticais adaptadas aos seus propósitos como leitor. Aprimorará suas estratégias de leitura intertextual, permitindo a interpretação e a conexão entre diferentes textos. Além disso, aprenderá a elaborar e a ler textos, destacando elementos culturais relevantes, enriquecendo suas produções e a compreensão do mundo textual.

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Atividade Complementar

Os problemas ambientais e suas consequências são cada vez mais conhecidos. A ciência geográfica é uma ferramenta útil para estudar as relações entre a sociedade e a natureza, principalmente para compreender as causas e articular ações ligadas à preservação do patrimônio ambiental. Há consequências em todas as mudanças realizadas pelas sociedades, tanto no local em que houve a transformação quanto em uma escala mais ampla. Os fenômenos físicos, biológicos e humanos, assim como as causas e as relações entre esses acontecimentos, são elementos para a análise e interpretação geográfica. A importância da geografia em conjunto com a educação ambiental é ressaltar que a sociedade é um agente no espaço, sujeita e causadora das transformações no meio ambiente. Estudará sobre a educação ambiental como instrumento de análise da realidade ambiental, conhecendo os conceitos de meio ambiente natural e cultural, assim como a relevância da educação ambiental.

A cultura faz parte do íntimo dos indivíduos, pois estes podem ser caracterizados como criadores e propagadores de cultura, manifestando-a de diversas maneiras. Sendo assim, entender a cultura é fundamental para a sua formação como educador e cidadão, já que a cultura permeia toda a experiência social. A cultura traz para a sociedade um conhecimento e uma riqueza sem igual e, quando bem trabalhada, pode se tornar algo que faça parte da vida e do cotidiano da sociedade com inúmeros benefícios. Estudará sobre como construir o conceito de cultura e analisar o conceito de sociedade. Após, você vai conhecer a relação inerente entre essas duas palavras.

Os museus, anteriormente concebidos como espaços reservados às elites e distantes da população em geral, sofreram, ao longo do século XX, uma série de transformações em suas definições, em seus objetivos e em seus públicos. Vistos primordialmente como espaços de armazenamento de coleções, de conservação e de pesquisa, os museus, em uma acepção mais atual, são compreendidos como lugares de fomento ao patrimônio e a sua diversidade, de promoção à educação patrimonial e de desenvolvimento econômico e urbano, por meio do turismo, por exemplo. São instituições que, vinculadas à história e à memória, atualizam-se constantemente em função dos interesses de determinados presentes e da ampliação de debates sobre as políticas públicas e a preservação, as narrativas indenitárias e nacionais e os usos do patrimônio cultural na contemporaneidade. Você analisará a definição de museu e compreenderá sua relação com a história e a memória enquanto narrativas do passado e seu potencial de transmissão. Conhecerá alguns tipos de museus online e verá a diversidade existente no campo museológico. Por fim, estudará a função pedagógica dos museus e como eles podem funcionar como fomento à educação patrimonial por meio do ensino de história.

No Brasil, a inclusão escolar tem sido discutida e fomentada nas últimas décadas, dentro do entendimento de que deve ser garantido a todos os grupos culturais o acesso a uma educação igualitária e de qualidade. Como o Brasil, historicamente, produziu muitas diferenças e distanciamentos entre alguns grupos étnicos, faz-se necessário o estudo a respeito das relações étnico-raciais dentro e fora da escola. Estudará os aspectos históricos que envolvem as questões étnico-raciais e a produção de desigualdades em âmbito nacional. Também, vai aprender sobre políticas públicas e práticas que visam a combater o racismo, proporcionando maior equidade na educação. Ainda, você vai analisar as questões que envolvem a inclusão escolar, bem como os conceitos de diversidade e equidade, que se encontram em discussão na esfera acadêmica, procurando construir uma escola que contemple a todos.

Você já deve ter visto que a História Antiga é o período histórico compreendido entre os anos de 4 mil a.C. a 476 d.C, marcos que corresponderiam, respectivamente, à invenção da escrita e à queda do Império Romano do Ocidente. Mas você sabe quem criou essa cronologia e essa denominação? E com base em quais critérios? É possível utilizar esses mesmos critérios para pensar as sociedades africanas e americanas? Estudará sobre o que é a História Antiga, como a expressão surge e se consolida dentro da historiografia e ao que faz referência. Estudará, também, algumas das fontes e metodologias utilizadas para a escrita da história desse período. E, por fim, conhecerá alguns autores brasileiros e estrangeiros pesquisadores do período, bem como alguns temas da História Antiga e adentrar nos vários aspectos que envolveram a criação da arte no longo período medieval. Por meio de material diversificado, a Idade Média será apresentada em seus mais significativos recortes, visto que se refere a um período longo e pouco homogêneo. As manifestações artísticas dos estilos românico e gótico são exploradas sob a perspectiva estética, profundamente relacionada com o ideal religioso que orientou todo o período medieval.

Atividade Complementar

Disciplina presencial.

Estudo dos conceitos de ética cidadania e Inclusão social e suas relações inter-raciais. Discussão dos temas fundamentais da ética norteada pelos princípios da cosmovisão calvinista. Reflexão e análise crítica das teorias ético-normativas mais sublinhadas na atualidade e suas implicações práticas. A escola é um espaço privilegiado para se mudar os valores dos indivíduos ao mesmo tempo em que trabalha para reduzir preconceitos. A educação pode contribuir para mudar o contexto social, porque ela envolve não só a transmissão de conhecimentos, mas repensar valores e transformação do contexto social.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) constituem-se como um referencial de qualidade para a educação, com a função de orientar e garantir a coerência dos investimentos na educação e subsidiar os educadores para a realização da prática pedagógica. Os PCNs também oportunizam a reflexão e a discussão, no que diz respeito aos temas transversais da pluralidade cultural. Nesse viés, o professor oferece aos alunos oportunidades de conhecimento das origens deles próprios como brasileiros e como participantes de grupos culturais específicos. Estudará os parâmetros curriculares da diversidade cultural tendo acessibilidade a esse conhecimento, reconhecendo as práticas e identificando projetos desenvolvidos no espaço escolar.

  • Introdução à Didática;
  • Definição de didática e seu papel no processo educacional;
  • Evolução histórica da didática e principais abordagens pedagógicas.
  • Teorias da Aprendizagem;
  • Principais teorias da aprendizagem, como behaviorismo, construtivismo, cognitivismo e socioconstrutivismo;
  • Implicações das teorias da aprendizagem na prática pedagógica.

A Idade Moderna se caracteriza como um período marcado por continuidades e rupturas em relação ao medievo. Essas permanências e transformações são identificáveis nos âmbitos cultural, político, econômico e social, em função das diferentes características assumidas pela medievalidade na Europa Ocidental. Porém, a invenção da imprensa, a criação das universidades e o movimento de fortalecimento das cidades fizeram com que os processos de disseminação de novas ideias e interpretações sobre o mundo se disseminassem muito rápido, transformando as bases do pensamento. Estudará sobre o pensamento filosófico da Idade Moderna e compará-lo com as estruturas de pensamento e valores medievais. Vai compreender como a ciência, com sua individualidade e subjetividade, influenciou a mudança de concepção de mundo e os seres humanos. Por fim, você vai estabelecer a relação entre a formação dos Estados Nacionais e o desenvolvimento do mercantilismo.

Atividade Complementar

“Nossos adolescentes também detestam a história. Votam-lhe ódio entranhado e dela se vingam sempre que podem, ou decorando o mínimo de conhecimentos que o ‘ponto’ exige ou se valendo lestamente da ‘cola’ para passar nos exames. Demos ampla absolvição à juventude. A história como lhes é ensinada é, realmente, odiosa...” (MENDES, 1935). Note quando essa análise foi escrita. Você ficou surpreso ao ver que ela é de 1935? O que isso significa? Será que a responsabilidade é dos professores ou há uma inter-relação entre o currículo, o livro didático e as práticas pedagógicas influenciando essa percepção? Estudará, um pouco mais sobre o ensino de História, compreendendo que tal ensino tem uma historicidade e muda ao longo do tempo, de acordo com interesses ideológicos e políticos e conforme as "escolas históricas" influenciam. Ainda, você vai conhecer algumas das vertentes históricas que orientaram a escrita da História no Brasil e as possibilidades de investigação em ensino de História.

O ensino da arte é muito importante para que os estudantes da educação básica possam aprimorar seus critérios de julgamento e criticidade sobre o que vivenciam em seu cotidiano. Assim, por intermédio da estética e das manifestações artísticas que produzem, os estudantes aumentam sua percepção e refinam sua sensibilidade para lidar com as questões cotidianas e com as várias linguagens artísticas, que lhes chegam veiculadas pelos mais variados canais da mídia. Entenderá, os fundamentos da educação em arte, como se difundem socialmente na contemporaneidade e quais as relações existentes entre a educação estética e a artística; as quais devem ser utilizadas pelos professores em sala de aula.

Partindo do entendimento de que a educação, enquanto forma de ensino-aprendizagem, ocorre em diversos espaços, a educação não formal também integra esse processo, com característica de uma prática educativa, lúdica, cultural, política e social. O estudo da arte, quando aplicado de forma didático-artística, permite ao indivíduo maior possibilidade de manifestação da criatividade, o que pode auxiliá-lo em outras áreas do conhecimento e na realização de diferentes atividades escolares e não escolares. Acredita-se que, na arte, os meios e os fins interpenetram-se tão intimamente que mal se consegue distinguir um do outro. Estudará os processos didático-pedagógicos e as suas múltiplas dimensões culturais, reconhecendo o conteúdo, o método e o procedimento escolar em arte.

Você sabe o que é filosofia? estudará os principais conceitos da filosofia e sua relação com as outras áreas do conhecimento, assim como a principal abordagem, que é a argumentação e a compreensão dos conceitos. Serão destacadas as diversas ramificações, como exemplo, a filosofia da educação.

A inclusão no âmbito da educação abrange aspectos administrativos, didáticos e pedagógicos e representa uma reformulação de toda a escola. O objetivo é garantir que todos os estudantes tenham acesso e condições de igualdade de oportunidades nos processos educacionais e sociais no âmbito escolar. Essa reformulação na escola é reflexo da evolução das sociedades, das políticas públicas, das reivindicações dos movimentos sociais para assegurar a todos o direito à educação, independentemente da condição física, social, intelectual. Na escola, a reforma perpassa pelo currículo, pela avaliação, pela organização do trabalho pedagógico, pelo processo de decisão da gestão acadêmica e pelas práticas em sala de aula. É pertinente destacar ainda que a educação especial representa uma modalidade de ensino que atende os estudantes com deficiência; já a educação inclusiva inclui a educação especial, oportunizando a todos o direito à educação. Estudará os principais marcos históricos e as normativas que norteiam a educação especial, reunindo conteúdos importantes de modo a refletir sobre a construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e democrática, proporcionando a expansão do olhar pedagógico, oferecendo conceitos de seres únicos, singulares e em constante transformação. Além disso, traz à luz alguns conceitos relativos à educação especial e à inclusiva, subsidiando conteúdos para diálogos em diversos ambientes escolares, o cenário atual, marcado por desafios e grandes avanços, porém tomado por preocupações em oferecer avanços na área da educação especial. Ainda com o intuito de promover a reflexão, você conhecerá os elementos da nova Política Nacional de Educação Especial (PNEE).

Atividade Complementar

As primeiras décadas do século XX ocorreram transformações significativas nas sociedades latino-americanas. Trata-se de um processo iniciado no final do século XIX, mas impulsionado devido a aspectos internos e externos da América Latina. Acompanhando as transformações na economia, na política e na sociedade, surgiram novas correntes artísticas que receberam diferentes nomes em seus países, mas que, em conjunto, ficaram conhecidas como vanguardas latino-americanas, nos países hispânicos, e modernismo, no Brasil. Mesmo sem se configurar como um movimento homogêneo, essas vanguardas, de forma geral, procuraram valorizar elementos nativistas e buscar o "novo" e o "moderno", rechaçando alguns elementos externos. Entenderá, o contexto econômico, político e social em que surgiram essas vanguardas artísticas associado a um período de "modernização" na América Latina. Estudará a Semana de Arte Moderna de 1922 no Brasil e sua importância para a divulgação da estética modernista. Por fim, aprenderá mais sobre o movimento moralista mexicano e sua produção de uma "arte engajada".

O ser humano está constantemente registrando o mundo com os olhos e armazenando as imagens na memória. Essas fotografias mentais formam o nosso imaginário, que é responsável pela arte e suas manifestações. Entenderá como se dá a relação entre o imaginário, a arte e a cultura, além de aprender como trabalhar com imaginário e arte no ensino.

A relação entre a educação básica e a legislação educacional na trajetória educacional está articulada a momentos políticos, econômicos e sociais. Passa por momentos de lutas de classes e por diferentes governos, que, de acordo com as ações legislativas e organizacionais no campo da educação, trouxeram consequências que se refletem até hoje em nosso desenvolvimento como nação. Entenderá, questões envolvendo as naturezas de nossa legislação e seus meios de organização no que tange o campo educacional, identificando as competências e responsabilidades de diferentes esferas governamentais e conhecendo as principais normas que envolvem a organização da educação básica. Por fim, identificará as principais políticas asseguradas por lei que envolvem a educação básica.

A psicologia da educação é também conhecida como psicologia escolar ou psicologia educacional e, é uma área de conhecimento da psicologia que se articula ao campo educacional com vistas a buscar compreender o modo como os sujeitos se relacionam e se comportam ao mesmo tempo em que desenvolvem sua aprendizagem. Entenderá, como surgiu e foi concebida a psicologia da educação, bem como acompanhará suas diretrizes e bases norteadoras; e, por fim, conhecerá quais elementos são essenciais para sua atuação.

Atividade Complementar

As línguas de sinais têm o mesmo status linguístico das línguas orais, a única diferença é que são línguas gestuais/visuais. A escrita de sinais tem por objetivo representar, de maneira fidedigna, essas línguas. Os sujeitos surdos têm a língua de sinais como primeira língua e a língua portuguesa escrita como segunda língua. Sendo assim, os surdos têm dificuldades na leitura e na escrita, justamente porque estas não ocorrem na sua língua materna. Para esclarecer um pouco mais sobre essas questões você irá conhecer o processo histórico de constituição da escrita de sinais, ou seja, quando surgiu a primeira tentativa de escrita.

Você sabe o que é desenho? O desenho caracteriza-se pela representação gráfica de traços. Traços que podem formar imagens figurativas ou abstratas. O desenho de memória é aquele baseado apenas em lembranças, em momentos que ficaram retidos em nossa memória. Na hora de desenhá-lo não podemos consultar nada, apenas buscar o que ficou registrado. Já os desenhos de observação reproduzem objetos reais, tridimensionais e são desenhados como são vistos. Entenderá as técnicas de desenho à mão livre, as técnicas de proporção de desenho e os métodos de projeção.

Estágio

A História da Arte revela as diversas maneiras de se interpretar o mundo e o ser humano ao longo do tempo. Antropólogos, arqueólogos, historiadores, filósofos, linguistas e outros tantos pesquisadores tentam, desde muito tempo, desvendar as origens da humanidade. Entenderá, sobre a composição é a distribuição harmoniosa de um conjunto de elementos visuais, em que o lugar ocupado pelas figuras, os espaços vazios que as rodeiam, as proporções, todos são importantes. No desenho, na pintura, na arte figurativa, na arte publicitária, na fotografia, a composição é vital. Quando harmonizamos elementos de um conjunto, estamos compondo.

Atividade Complementar

Os sistemas e redes de ensino têm definido padrões de qualidade do ensino, da escola e da prática de gestão escolar. Entenderá, questões importantes para uma compreensão inicial a respeito da gestão educacional, abordando pontos como definições e argumentos sobre a ideia geral de gestão e de atuação do gestor.

A disciplina resgata as origens internacionais das práticas de avaliação institucional, as primeiras práticas de avaliação da educação brasileira e a implantação de políticas de avaliação. Apresentam-se os principais indicadores de qualidade e os instrumentos de avaliação. Entenderá a desenvolve atividades de interpretação de dados considerando aspectos estatísticos e qualitativos.

Você sabia que didática é o campo de estudo que visa propor princípios, formas e diretrizes que são comuns ao ensino de todas as áreas de conhecimento? A didática não se restringe apenas a uma prática de ensino, mas se propõe a compreender a relação que se estabelece entre: o professor, o aluno, a matéria a ser ensinada e suas formas de avaliação. Refletirá sobre metodologias contemporâneas para qualificar a sua prática, aproximando-se de estratégias de ensino para as aulas de artes.

A arte é uma área que promove o conhecimento por meio das manifestações humanas ao longo da história. Manifestações que se relacionam com a cultura, as emoções, os estilos de vida de uma sociedade. A abordagem desse campo do conhecimento na escola é de extrema importância e necessária para a aprendizagem do estudante, visto que estimula mais uma forma de comunicação e expressão na propagação do conhecimento. A arte não diz respeito somente aos professores licenciados nessa área, mas a todos os profissionais que desejam se aperfeiçoar e buscar na arte caminhos e possibilidades de engajamento dos alunos nos contextos histórico, cultural, social, emocional e afetivo. Entenderá à arte como componente curricular, buscando desenvolver um percurso histórico de consolidação como disciplina obrigatória e necessária aos estudantes da educação básica.

Atividade Complementar

A Estética e a Arte sempre estiveram ligadas no crescimento de progressos artísticos. A Estética, caracterizada pela interpretação do Belo, relacionando a sua particularidade, fazendo parte do envolvimento pessoal do crítico da Arte. Entenderá sobre, algumas épocas e estilos das artes plásticas para estabelecer relações interdisciplinares entre a Estética e a História da Arte, além de conceitos básicos da linguagem da arte para a compreensão da estética e das artes no contexto cultural nos diversos tempos históricos.

Estágio

A educação de jovens e adultos (EJA) é uma modalidade de ensino destinada às pessoas que não tiveram acesso à educação ou não concluíram seus estudos na idade apropriada. Seu principal objetivo é erradicar o analfabetismo entre jovens e adultos, além de favorecer, por meio dos estudos, a inclusão social, política e econômica dessas pessoas. Essa modalidade de ensino tem amparo legal e busca articular-se com a educação profissional. Entenderá um pouco da história da educação de jovens e adultos, como ela está organizada e algumas de suas principais políticas.

Atividade Complementar

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