Preencha o formulário para efetuar
a matricula do seu curso
Seu sucesso começa aqui
.
Estudará sobre, a inclusão de novas tecnologias tem influenciado nos processos educacionais. Você também vai estudar, ainda, sobre o programa do governo federal – ProInfo – instituído como uma ação em âmbito nacional e os resultados alcançados por ele.
Etimologicamente, pode-se afirmar que educação, do verbo educar, significa trazer à luz a ideia ou, filosoficamente, fazer a criança passar da potência ao ato, da virtualidade à realidade. Já a cultura poderia ser conceituada, de forma simples, como a palavra que abrange todas as realizações materiais e os aspectos espirituais de um povo. Porém, nessa área, a divergência de conceitos é bastante vasta. A aproximação entre cultura e educação é estratégica para a qualificação da educação brasileira e para o desenvolvimento do país. Estudará sobre o conceito de educação, bem como o de cultura, relacionando-os entre si e refletindo sobre a importância deles no interior das escolas e das comunidades. Com mais atenção ao conceito de cultura, o ensino de crianças, adolescentes, jovens e adultos pode ser mais adequadamente vinculado às experiências culturais e artísticas das comunidades em que os alunos vivem.
Você desenvolverá habilidades para realizar leituras verticais adaptadas aos seus propósitos como leitor. Aprimorará suas estratégias de leitura intertextual, permitindo a interpretação e a conexão entre diferentes textos. Além disso, aprenderá a elaborar e a ler textos, destacando elementos culturais relevantes, enriquecendo suas produções e a compreensão do mundo textual.
.
Atividade Complementar
Os problemas ambientais e suas consequências são cada vez mais conhecidos. A ciência geográfica é uma ferramenta útil para estudar as relações entre a sociedade e a natureza, principalmente para compreender as causas e articular ações ligadas à preservação do patrimônio ambiental. Há consequências em todas as mudanças realizadas pelas sociedades, tanto no local em que houve a transformação quanto em uma escala mais ampla. Os fenômenos físicos, biológicos e humanos, assim como as causas e as relações entre esses acontecimentos, são elementos para a análise e interpretação geográfica. A importância da geografia em conjunto com a educação ambiental é ressaltar que a sociedade é um agente no espaço, sujeita e causadora das transformações no meio ambiente. Estudará sobre a educação ambiental como instrumento de análise da realidade ambiental, conhecendo os conceitos de meio ambiente natural e cultural, assim como a relevância da educação ambiental.
A cultura faz parte do íntimo dos indivíduos, pois estes podem ser caracterizados como criadores e propagadores de cultura, manifestando-a de diversas maneiras. Sendo assim, entender a cultura é fundamental para a sua formação como educador e cidadão, já que a cultura permeia toda a experiência social. A cultura traz para a sociedade um conhecimento e uma riqueza sem igual e, quando bem trabalhada, pode se tornar algo que faça parte da vida e do cotidiano da sociedade com inúmeros benefícios. Estudará sobre como construir o conceito de cultura e analisar o conceito de sociedade. Após, você vai conhecer a relação inerente entre essas duas palavras.
Os museus, anteriormente concebidos como espaços reservados às elites e distantes da população em geral, sofreram, ao longo do século XX, uma série de transformações em suas definições, em seus objetivos e em seus públicos. Vistos primordialmente como espaços de armazenamento de coleções, de conservação e de pesquisa, os museus, em uma acepção mais atual, são compreendidos como lugares de fomento ao patrimônio e a sua diversidade, de promoção à educação patrimonial e de desenvolvimento econômico e urbano, por meio do turismo, por exemplo. São instituições que, vinculadas à história e à memória, atualizam-se constantemente em função dos interesses de determinados presentes e da ampliação de debates sobre as políticas públicas e a preservação, as narrativas indenitárias e nacionais e os usos do patrimônio cultural na contemporaneidade. Você analisará a definição de museu e compreenderá sua relação com a história e a memória enquanto narrativas do passado e seu potencial de transmissão. Conhecerá alguns tipos de museus online e verá a diversidade existente no campo museológico. Por fim, estudará a função pedagógica dos museus e como eles podem funcionar como fomento à educação patrimonial por meio do ensino de história.
No Brasil, a inclusão escolar tem sido discutida e fomentada nas últimas décadas, dentro do entendimento de que deve ser garantido a todos os grupos culturais o acesso a uma educação igualitária e de qualidade. Como o Brasil, historicamente, produziu muitas diferenças e distanciamentos entre alguns grupos étnicos, faz-se necessário o estudo a respeito das relações étnico-raciais dentro e fora da escola. Estudará os aspectos históricos que envolvem as questões étnico-raciais e a produção de desigualdades em âmbito nacional. Também, vai aprender sobre políticas públicas e práticas que visam a combater o racismo, proporcionando maior equidade na educação. Ainda, você vai analisar as questões que envolvem a inclusão escolar, bem como os conceitos de diversidade e equidade, que se encontram em discussão na esfera acadêmica, procurando construir uma escola que contemple a todos.
Você já deve ter visto que a História Antiga é o período histórico compreendido entre os anos de 4 mil a.C. a 476 d.C, marcos que corresponderiam, respectivamente, à invenção da escrita e à queda do Império Romano do Ocidente. Mas você sabe quem criou essa cronologia e essa denominação? E com base em quais critérios? É possível utilizar esses mesmos critérios para pensar as sociedades africanas e americanas? Estudará sobre o que é a História Antiga, como a expressão surge e se consolida dentro da historiografia e ao que faz referência. Estudará, também, algumas das fontes e metodologias utilizadas para a escrita da história desse período. E, por fim, conhecerá alguns autores brasileiros e estrangeiros pesquisadores do período, bem como alguns temas da História Antiga e adentrar nos vários aspectos que envolveram a criação da arte no longo período medieval. Por meio de material diversificado, a Idade Média será apresentada em seus mais significativos recortes, visto que se refere a um período longo e pouco homogêneo. As manifestações artísticas dos estilos românico e gótico são exploradas sob a perspectiva estética, profundamente relacionada com o ideal religioso que orientou todo o período medieval.
Atividade Complementar
Disciplina presencial.
Estudo dos conceitos de ética cidadania e Inclusão social e suas relações inter-raciais. Discussão dos temas fundamentais da ética norteada pelos princípios da cosmovisão calvinista. Reflexão e análise crítica das teorias ético-normativas mais sublinhadas na atualidade e suas implicações práticas. A escola é um espaço privilegiado para se mudar os valores dos indivíduos ao mesmo tempo em que trabalha para reduzir preconceitos. A educação pode contribuir para mudar o contexto social, porque ela envolve não só a transmissão de conhecimentos, mas repensar valores e transformação do contexto social.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) constituem-se como um referencial de qualidade para a educação, com a função de orientar e garantir a coerência dos investimentos na educação e subsidiar os educadores para a realização da prática pedagógica. Os PCNs também oportunizam a reflexão e a discussão, no que diz respeito aos temas transversais da pluralidade cultural. Nesse viés, o professor oferece aos alunos oportunidades de conhecimento das origens deles próprios como brasileiros e como participantes de grupos culturais específicos. Estudará os parâmetros curriculares da diversidade cultural tendo acessibilidade a esse conhecimento, reconhecendo as práticas e identificando projetos desenvolvidos no espaço escolar.
A Idade Moderna se caracteriza como um período marcado por continuidades e rupturas em relação ao medievo. Essas permanências e transformações são identificáveis nos âmbitos cultural, político, econômico e social, em função das diferentes características assumidas pela medievalidade na Europa Ocidental. Porém, a invenção da imprensa, a criação das universidades e o movimento de fortalecimento das cidades fizeram com que os processos de disseminação de novas ideias e interpretações sobre o mundo se disseminassem muito rápido, transformando as bases do pensamento. Estudará sobre o pensamento filosófico da Idade Moderna e compará-lo com as estruturas de pensamento e valores medievais. Vai compreender como a ciência, com sua individualidade e subjetividade, influenciou a mudança de concepção de mundo e os seres humanos. Por fim, você vai estabelecer a relação entre a formação dos Estados Nacionais e o desenvolvimento do mercantilismo.
Atividade Complementar
“Nossos adolescentes também detestam a história. Votam-lhe ódio entranhado e dela se vingam sempre que podem, ou decorando o mínimo de conhecimentos que o ‘ponto’ exige ou se valendo lestamente da ‘cola’ para passar nos exames. Demos ampla absolvição à juventude. A história como lhes é ensinada é, realmente, odiosa...” (MENDES, 1935). Note quando essa análise foi escrita. Você ficou surpreso ao ver que ela é de 1935? O que isso significa? Será que a responsabilidade é dos professores ou há uma inter-relação entre o currículo, o livro didático e as práticas pedagógicas influenciando essa percepção? Estudará, um pouco mais sobre o ensino de História, compreendendo que tal ensino tem uma historicidade e muda ao longo do tempo, de acordo com interesses ideológicos e políticos e conforme as "escolas históricas" influenciam. Ainda, você vai conhecer algumas das vertentes históricas que orientaram a escrita da História no Brasil e as possibilidades de investigação em ensino de História.
O ensino da arte é muito importante para que os estudantes da educação básica possam aprimorar seus critérios de julgamento e criticidade sobre o que vivenciam em seu cotidiano. Assim, por intermédio da estética e das manifestações artísticas que produzem, os estudantes aumentam sua percepção e refinam sua sensibilidade para lidar com as questões cotidianas e com as várias linguagens artísticas, que lhes chegam veiculadas pelos mais variados canais da mídia. Entenderá, os fundamentos da educação em arte, como se difundem socialmente na contemporaneidade e quais as relações existentes entre a educação estética e a artística; as quais devem ser utilizadas pelos professores em sala de aula.
Partindo do entendimento de que a educação, enquanto forma de ensino-aprendizagem, ocorre em diversos espaços, a educação não formal também integra esse processo, com característica de uma prática educativa, lúdica, cultural, política e social. O estudo da arte, quando aplicado de forma didático-artística, permite ao indivíduo maior possibilidade de manifestação da criatividade, o que pode auxiliá-lo em outras áreas do conhecimento e na realização de diferentes atividades escolares e não escolares. Acredita-se que, na arte, os meios e os fins interpenetram-se tão intimamente que mal se consegue distinguir um do outro. Estudará os processos didático-pedagógicos e as suas múltiplas dimensões culturais, reconhecendo o conteúdo, o método e o procedimento escolar em arte.
Você sabe o que é filosofia? estudará os principais conceitos da filosofia e sua relação com as outras áreas do conhecimento, assim como a principal abordagem, que é a argumentação e a compreensão dos conceitos. Serão destacadas as diversas ramificações, como exemplo, a filosofia da educação.
A inclusão no âmbito da educação abrange aspectos administrativos, didáticos e pedagógicos e representa uma reformulação de toda a escola. O objetivo é garantir que todos os estudantes tenham acesso e condições de igualdade de oportunidades nos processos educacionais e sociais no âmbito escolar. Essa reformulação na escola é reflexo da evolução das sociedades, das políticas públicas, das reivindicações dos movimentos sociais para assegurar a todos o direito à educação, independentemente da condição física, social, intelectual. Na escola, a reforma perpassa pelo currículo, pela avaliação, pela organização do trabalho pedagógico, pelo processo de decisão da gestão acadêmica e pelas práticas em sala de aula. É pertinente destacar ainda que a educação especial representa uma modalidade de ensino que atende os estudantes com deficiência; já a educação inclusiva inclui a educação especial, oportunizando a todos o direito à educação. Estudará os principais marcos históricos e as normativas que norteiam a educação especial, reunindo conteúdos importantes de modo a refletir sobre a construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e democrática, proporcionando a expansão do olhar pedagógico, oferecendo conceitos de seres únicos, singulares e em constante transformação. Além disso, traz à luz alguns conceitos relativos à educação especial e à inclusiva, subsidiando conteúdos para diálogos em diversos ambientes escolares, o cenário atual, marcado por desafios e grandes avanços, porém tomado por preocupações em oferecer avanços na área da educação especial. Ainda com o intuito de promover a reflexão, você conhecerá os elementos da nova Política Nacional de Educação Especial (PNEE).
Atividade Complementar
As primeiras décadas do século XX ocorreram transformações significativas nas sociedades latino-americanas. Trata-se de um processo iniciado no final do século XIX, mas impulsionado devido a aspectos internos e externos da América Latina. Acompanhando as transformações na economia, na política e na sociedade, surgiram novas correntes artísticas que receberam diferentes nomes em seus países, mas que, em conjunto, ficaram conhecidas como vanguardas latino-americanas, nos países hispânicos, e modernismo, no Brasil. Mesmo sem se configurar como um movimento homogêneo, essas vanguardas, de forma geral, procuraram valorizar elementos nativistas e buscar o "novo" e o "moderno", rechaçando alguns elementos externos. Entenderá, o contexto econômico, político e social em que surgiram essas vanguardas artísticas associado a um período de "modernização" na América Latina. Estudará a Semana de Arte Moderna de 1922 no Brasil e sua importância para a divulgação da estética modernista. Por fim, aprenderá mais sobre o movimento moralista mexicano e sua produção de uma "arte engajada".
O ser humano está constantemente registrando o mundo com os olhos e armazenando as imagens na memória. Essas fotografias mentais formam o nosso imaginário, que é responsável pela arte e suas manifestações. Entenderá como se dá a relação entre o imaginário, a arte e a cultura, além de aprender como trabalhar com imaginário e arte no ensino.
A relação entre a educação básica e a legislação educacional na trajetória educacional está articulada a momentos políticos, econômicos e sociais. Passa por momentos de lutas de classes e por diferentes governos, que, de acordo com as ações legislativas e organizacionais no campo da educação, trouxeram consequências que se refletem até hoje em nosso desenvolvimento como nação. Entenderá, questões envolvendo as naturezas de nossa legislação e seus meios de organização no que tange o campo educacional, identificando as competências e responsabilidades de diferentes esferas governamentais e conhecendo as principais normas que envolvem a organização da educação básica. Por fim, identificará as principais políticas asseguradas por lei que envolvem a educação básica.
A psicologia da educação é também conhecida como psicologia escolar ou psicologia educacional e, é uma área de conhecimento da psicologia que se articula ao campo educacional com vistas a buscar compreender o modo como os sujeitos se relacionam e se comportam ao mesmo tempo em que desenvolvem sua aprendizagem. Entenderá, como surgiu e foi concebida a psicologia da educação, bem como acompanhará suas diretrizes e bases norteadoras; e, por fim, conhecerá quais elementos são essenciais para sua atuação.
Atividade Complementar
As línguas de sinais têm o mesmo status linguístico das línguas orais, a única diferença é que são línguas gestuais/visuais. A escrita de sinais tem por objetivo representar, de maneira fidedigna, essas línguas. Os sujeitos surdos têm a língua de sinais como primeira língua e a língua portuguesa escrita como segunda língua. Sendo assim, os surdos têm dificuldades na leitura e na escrita, justamente porque estas não ocorrem na sua língua materna. Para esclarecer um pouco mais sobre essas questões você irá conhecer o processo histórico de constituição da escrita de sinais, ou seja, quando surgiu a primeira tentativa de escrita.
Você sabe o que é desenho? O desenho caracteriza-se pela representação gráfica de traços. Traços que podem formar imagens figurativas ou abstratas. O desenho de memória é aquele baseado apenas em lembranças, em momentos que ficaram retidos em nossa memória. Na hora de desenhá-lo não podemos consultar nada, apenas buscar o que ficou registrado. Já os desenhos de observação reproduzem objetos reais, tridimensionais e são desenhados como são vistos. Entenderá as técnicas de desenho à mão livre, as técnicas de proporção de desenho e os métodos de projeção.
Estágio
A História da Arte revela as diversas maneiras de se interpretar o mundo e o ser humano ao longo do tempo. Antropólogos, arqueólogos, historiadores, filósofos, linguistas e outros tantos pesquisadores tentam, desde muito tempo, desvendar as origens da humanidade. Entenderá, sobre a composição é a distribuição harmoniosa de um conjunto de elementos visuais, em que o lugar ocupado pelas figuras, os espaços vazios que as rodeiam, as proporções, todos são importantes. No desenho, na pintura, na arte figurativa, na arte publicitária, na fotografia, a composição é vital. Quando harmonizamos elementos de um conjunto, estamos compondo.
Atividade Complementar
Os sistemas e redes de ensino têm definido padrões de qualidade do ensino, da escola e da prática de gestão escolar. Entenderá, questões importantes para uma compreensão inicial a respeito da gestão educacional, abordando pontos como definições e argumentos sobre a ideia geral de gestão e de atuação do gestor.
A disciplina resgata as origens internacionais das práticas de avaliação institucional, as primeiras práticas de avaliação da educação brasileira e a implantação de políticas de avaliação. Apresentam-se os principais indicadores de qualidade e os instrumentos de avaliação. Entenderá a desenvolve atividades de interpretação de dados considerando aspectos estatísticos e qualitativos.
Você sabia que didática é o campo de estudo que visa propor princípios, formas e diretrizes que são comuns ao ensino de todas as áreas de conhecimento? A didática não se restringe apenas a uma prática de ensino, mas se propõe a compreender a relação que se estabelece entre: o professor, o aluno, a matéria a ser ensinada e suas formas de avaliação. Refletirá sobre metodologias contemporâneas para qualificar a sua prática, aproximando-se de estratégias de ensino para as aulas de artes.
A arte é uma área que promove o conhecimento por meio das manifestações humanas ao longo da história. Manifestações que se relacionam com a cultura, as emoções, os estilos de vida de uma sociedade. A abordagem desse campo do conhecimento na escola é de extrema importância e necessária para a aprendizagem do estudante, visto que estimula mais uma forma de comunicação e expressão na propagação do conhecimento. A arte não diz respeito somente aos professores licenciados nessa área, mas a todos os profissionais que desejam se aperfeiçoar e buscar na arte caminhos e possibilidades de engajamento dos alunos nos contextos histórico, cultural, social, emocional e afetivo. Entenderá à arte como componente curricular, buscando desenvolver um percurso histórico de consolidação como disciplina obrigatória e necessária aos estudantes da educação básica.
Atividade Complementar
A Estética e a Arte sempre estiveram ligadas no crescimento de progressos artísticos. A Estética, caracterizada pela interpretação do Belo, relacionando a sua particularidade, fazendo parte do envolvimento pessoal do crítico da Arte. Entenderá sobre, algumas épocas e estilos das artes plásticas para estabelecer relações interdisciplinares entre a Estética e a História da Arte, além de conceitos básicos da linguagem da arte para a compreensão da estética e das artes no contexto cultural nos diversos tempos históricos.
Estágio
A educação de jovens e adultos (EJA) é uma modalidade de ensino destinada às pessoas que não tiveram acesso à educação ou não concluíram seus estudos na idade apropriada. Seu principal objetivo é erradicar o analfabetismo entre jovens e adultos, além de favorecer, por meio dos estudos, a inclusão social, política e econômica dessas pessoas. Essa modalidade de ensino tem amparo legal e busca articular-se com a educação profissional. Entenderá um pouco da história da educação de jovens e adultos, como ela está organizada e algumas de suas principais políticas.
Atividade Complementar
.
A Faculdade do Estado de São Paulo te prepara para enfrentar os desafios.
O PED App, nosso aplicativo educacional, possibilita download dos conteúdos para estudar offline
Oferecemos conteúdos atuais para que você tenha resultados impactantes na sua carreira
Equipe preparada para te acompanhar em cada fase da sua formação acadêmica
Contamos com uma plataforma com mais de 10 mil títulos no acervo
This will close in 20 seconds