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Formar profissionais habilitados para o exercício da docência na Educação Básica, com sólida formação teórica, pedagógica e científica. Busca desenvolver competências que permitam ao futuro professor ensinar matemática de forma contextualizada, crítica e significativa, promovendo a compreensão dos conceitos matemáticos, o raciocínio lógico, a resolução de problemas e a capacidade de argumentação. O curso também visa formar educadores comprometidos com a melhoria da qualidade do ensino, preparados para atuar de maneira ética, reflexiva e inovadora em contextos escolares diversos, contribuindo para a formação integral dos estudantes.
Destinada a pessoas que buscam uma nova formação em nível superior para atuação na docência da Educação Básica nesta área.
O profissional formado em Matemática estará habilitado a atuar como docente nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, em instituições públicas e privadas, lecionando conteúdos relacionados à Matemática. Sua formação o capacita a desenvolver práticas pedagógicas voltadas ao ensino de conceitos matemáticos de forma contextualizada, crítica e interdisciplinar, contribuindo para o desenvolvimento do raciocínio lógico, da capacidade de resolução de problemas e da autonomia intelectual dos estudantes. Além da atuação em sala de aula, o licenciado poderá participar de projetos educacionais e interdisciplinares, elaborar materiais didáticos e colaborar com iniciativas voltadas à inovação no ensino da Matemática.
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A aprendizagem colaborativa e a aprendizagem cooperativa têm sido duas estratégias de ensino e aprendizagem valorizadas no cenário de cultura digital. As tecnologias facilitam o trabalho em grupo, em que os alunos se tornam mais ativos no processo de aprendizagem, já que não recebem as informações do professor de forma passiva. O conhecimento construído colaborativa e cooperativamente favorece o desenvolvimento de habilidades intelectuais, sociais, do pensamento crítico etc.
Nesta disciplina, o aluno studará sobre as diferenças e as semelhanças da aprendizagem colaborativa e da cooperativa, que, apesar de parecerem sinônimas, têm suas especificidades. Você vai ver também algumas técnicas para envolver os alunos em atividades desse tipo, assim como meios de avaliação.
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As línguas de sinais têm o mesmo status linguístico das línguas orais, a única diferença é que são línguas gestuais/visuais. A escrita de sinais tem por objetivo representar, de maneira fidedigna, essas línguas. Os sujeitos surdos têm a língua de sinais como primeira língua e a língua portuguesa escrita como segunda língua. Sendo assim, os surdos têm dificuldades na leitura e na escrita, justamente porque estas não ocorrem na sua língua materna. Para esclarecer um pouco mais sobre essas questões você irá conhecer o processo histórico de constituição da escrita de sinais, ou seja, quando surgiu a primeira tentativa de escrita.
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Este módulo tem como propósito oferecer aos participantes do curso uma compreensão aprofundada das práticas pedagógicas específicas do professor dentro da sala de aula para o ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras). O enfoque está na aplicação de métodos eficazes que promovam a aprendizagem significativa, inclusiva e culturalmente sensível.
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