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Graduação em
2ª LICENCIATURA EM LETRAS PORTUGUÊS E INGLÊS
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Formar professores qualificados para atuar na Educação Básica, com sólida base teórica, crítica e metodológica. A formação visa desenvolver competências linguísticas, literárias e pedagógicas, capacitando o egresso a ensinar, analisar e produzir textos em ambos os idiomas, além de refletir sobre os aspectos culturais, sociais e históricos que envolvem a linguagem. O curso também promove a formação de profissionais éticos, sensíveis à diversidade e comprometidos com uma educação inclusiva e de qualidade, aptos a contribuir significativamente para o desenvolvimento da leitura, da escrita e da comunicação em contextos escolares e sociais.
Destinada a pessoas que buscam uma nova formação em nível superior para atuação na docência da Educação Básica nesta área.
O profissional licenciado em Letras com habilitação em português e Inglês estará habilitado a atuar como professor nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, em instituições públicas e privadas, lecionando Língua Portuguesa, Literatura, Produção de Texto e Língua Inglesa. Sua formação o capacita a desenvolver práticas pedagógicas voltadas ao ensino da linguagem verbal e não verbal, da leitura crítica, da produção textual e da análise literária. Além do ambiente escolar, poderá colaborar com projetos de letramento e alfabetização, revisão e produção de materiais didáticos, assessorias educacionais, bem como atuar em ambientes não formais de ensino e iniciativas voltadas à formação linguística e cultural.
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A aprendizagem colaborativa e a aprendizagem cooperativa têm sido duas estratégias de ensino e aprendizagem valorizadas no cenário de cultura digital. As tecnologias facilitam o trabalho em grupo, em que os alunos se tornam mais ativos no processo de aprendizagem, já que não recebem as informações do professor de forma passiva. O conhecimento construído colaborativa e cooperativamente favorece o desenvolvimento de habilidades intelectuais, sociais, do pensamento crítico etc.
Nesta disciplina, o aluno studará sobre as diferenças e as semelhanças da aprendizagem colaborativa e da cooperativa, que, apesar de parecerem sinônimas, têm suas especificidades. Você vai ver também algumas técnicas para envolver os alunos em atividades desse tipo, assim como meios de avaliação.
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As línguas de sinais têm o mesmo status linguístico das línguas orais, a única diferença é que são línguas gestuais/visuais. A escrita de sinais tem por objetivo representar, de maneira fidedigna, essas línguas. Os sujeitos surdos têm a língua de sinais como primeira língua e a língua portuguesa escrita como segunda língua. Sendo assim, os surdos têm dificuldades na leitura e na escrita, justamente porque estas não ocorrem na sua língua materna. Para esclarecer um pouco mais sobre essas questões você irá conhecer o processo histórico de constituição da escrita de sinais, ou seja, quando surgiu a primeira tentativa de escrita.
Este módulo tem como propósito oferecer aos participantes do curso uma compreensão aprofundada das práticas pedagógicas específicas do professor dentro da sala de aula para o ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras). O enfoque está na aplicação de métodos eficazes que promovam a aprendizagem significativa, inclusiva e culturalmente sensível.
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