Seu sucesso começa aqui

Graduação em

2ª LICENCIATURA EM FÍSICA

100% online

Reconhecido pelo MEC

Aplicativo educacional

Download para estudo offline

Material em vídeo, pdf e infográfico

Flexibilidade na rotina de estudos

De:

R$ 180,25

A partir de:

R$ 90,89

Mensais

Programa de Curso

As línguas de sinais têm o mesmo status linguístico das línguas orais, a única diferença é que são línguas gestuais/visuais. A escrita de sinais tem por objetivo representar, de maneira fidedigna, essas línguas. Os sujeitos surdos têm a língua de sinais como primeira língua e a língua portuguesa escrita como segunda língua. Sendo assim, os surdos têm dificuldades na leitura e na escrita, justamente porque estas não ocorrem na sua língua materna. Para esclarecer um pouco mais sobre essas questões você irá conhecer o processo histórico de constituição da escrita de sinais, ou seja, quando surgiu a primeira tentativa de escrita.

.

.

.

.

.

Ao utilizar grupos ou coleções, é comum ordená-los, ou seja, estabelecer uma ordem entre os elementos, gerando, assim, possibilidades diferentes para um mesmo contexto, ocasionando a formação de novos grupos. Partindo dessa ideia básica de combinação de elementos se sustenta a análise combinatória, ramo da Matemática que se dedica ao estudo da resolução de problemas de contagem. O princípio fundamental da contagem se destina à investigação das possibilidades de posição entre os elementos de um conjunto. Estudará as definições e as aplicações de arranjo e combinação aliadas aos dispositivos matemáticos: triângulo de Pascal e binômio de Newton.

A busca constante por melhor eficiência em máquinas e processos faz com que a humanidade esteja sempre evoluindo. Foi em uma dessas buscas que a Segunda Lei da Termodinâmica foi formulada. A partir dessa lei, pode-se compreender melhor processos do dia a dia, como porque se sente calor ou por que uma xícara de chá bem quente vai esfriando se ficar em cima da mesa. Ela também esclarece questões mais universais, como o sentido do tempo ou a expansão do universo. Para explicar tudo isso, utiliza-se uma função de estado que se chama entropia. É ela que dá o sentido aos processos e explica exatamente como máquinas térmicas funcionam, permitindo, assim, ações que melhoram sua eficiência. Compreender o que diz a Segunda Lei da Termodinâmica e o conceito de entropia. Vai também entender as diversas formas encontradas para descrevê-la e analisar suas consequências práticas.

Aprender os conceitos físicos e matemáticos ligados às máquinas e aos refrigeradores térmicos, além de definir e entender as diferenças entre uma máquina térmica e um refrigerador térmico. Você também verá o papel de Nicolas Léonard Sadi Carnot e a importância da relação entre as máquinas térmicas reais e as ideais. Aprenderá também sobre os principais ciclos reversíveis nos quais se baseiam muitas máquinas modernas. Sobre as bases da teoria eletromagnética, James Clerk Maxwell provou que a luz se trata de onda eletromagnética, de velocidade constante e formada a partir da interação dos campos vetoriais: campo elétrico e campo magnético. Com base em todas as teorias já surgidas para explicar o fenômeno luminoso, sua dualidade partícula-onda é hoje a mais cabível e aceita no meio científico. No entanto, essa teoria foi construída com base em duas outras, independentes, mas que deram grande contribuição: a teoria corpuscular e a teoria ondulatória da luz. Entenderá o comportamento corpuscular e ondulatório da luz e verá também as características dessa radiação eletromagnética, bem como o que a torna uma descoberta espetacular da ciência. Na Física, existem muitos experimentos envolvendo a luz que permitiram o avanço de ambas as teorias. Aqui, você acompanhará como tais experimentos se desenvolveram e quais resultados contribuíram para explicar a teoria corpuscular, a teoria ondulatória e a dualidade partícula-onda da luz.

À unidade de geometria vetorial: produto vetorial. Nela, abordaremos uma importante operação entre vetores chamada produto vetorial, bem como suas aplicações.

As forças elétricas e as forças magnéticas já são velhas conhecidas de nossa civilização. Os filósofos gregos já sabiam que âmbar friccionado era capaz de atrair pedaços de palha e que algumas pedras encontradas na natureza atraíam o ferro. As ciências da eletricidade e do magnetismo foram evoluindo separadamente, até que, em 1820, Hans Christian Oersted conectou as duas com suas descobertas: cargas em movimento geram campo magnético. A ciência do eletromagnetismo evoluiu, chegando ao seu ponto máximo na metade do século XIX, com as famosas equações de Maxwell, consideradas suas leis básicas. Estudar o eletromagnetismo é crucial para entender diversos fenômenos, desde a energia elétrica, as forças eletrostáticas, os raios, os equipamentos eletrônicos, o funcionamento de bússolas e até o nosso próprio corpo. Aprender sobre as forças eletrostáticas, os campos elétrico e magnético e o modelo de um átomo. Você também vai estudar sobre a ação do eletromagnetismo no funcionamento do nosso corpo.

.

.

 

Faça acontecer, faça ESP

A Faculdade do Estado de São Paulo te prepara para enfrentar os desafios.

icon

Estude onde e quando quiser

O PED App, nosso aplicativo educacional, possibilita download dos conteúdos para estudar offline

icon

Metodologia dinâmica

Oferecemos conteúdos atuais para que você tenha resultados impactantes na sua carreira

icon

Apoio personalizado

Equipe preparada para te acompanhar em cada fase da sua formação acadêmica

icon

Biblioteca virtual

Contamos com uma plataforma com mais de 10 mil títulos no acervo