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Graduação em
2ª LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL
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Oferecer ao profissional já licenciado a oportunidade de adquirir uma nova habilitação para atuar com competência e sensibilidade na área da Educação Especial, ampliando seu campo de atuação na Educação Básica. O curso visa preparar educadores para identificar, acolher e atender as necessidades educacionais de estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades, por meio de práticas pedagógicas inclusivas, fundamentadas nas diretrizes da educação inclusiva e nos princípios da equidade e acessibilidade.
Destinada a pessoas que buscam uma nova formação em nível superior para atuação na docência da Educação Básica nesta área.
O profissional licenciado em Educação Especial está habilitado a atuar na Educação Básica, em todos os seus níveis e modalidades, com foco na inclusão de estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, em instituições públicas e privadas. Sua atuação abrange tanto o ensino em salas de recursos multifuncionais quanto o apoio pedagógico em classes regulares, promovendo práticas inclusivas, adaptando materiais e estratégias de ensino conforme as necessidades específicas de cada aluno. Além disso, pode atuar na elaboração de planos educacionais individualizados, na formação continuada de professores, em equipes multidisciplinares de apoio à inclusão, e em instituições especializadas, sempre com o objetivo de garantir o direito à aprendizagem, à participação e ao desenvolvimento pleno dos estudantes no ambiente escolar.
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Estágio Supervisionado.
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O estágio pode ser compreendido como uma disciplina prática e teórica que contribui efetivamente para a atuação profissional. Para tanto, é preciso delimitar e compreender a atuação no período de estágio diferenciando-a daquela realizada em forma de trabalho. Um olhar sobre a legislação ampla que abarca todas as profissões é um passo fundamental para posteriormente apreendermos a atuação e a supervisão em estágio em Serviço Social.
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O estudo acerca da educação não-formal. O perfil do pedagogo em espaços não-formais. A reflexão sobre a gestão na educação não-formal. A identidade do pedagogo em espaços sociais e empresariais. O uso da tecnologia digital nas práticas educativas não-formais.
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A educação de jovens e adultos (EJA) é uma modalidade de ensino destinada às pessoas que não tiveram acesso à educação ou não concluíram seus estudos na idade apropriada. Seu principal objetivo é erradicar o analfabetismo entre jovens e adultos, além de favorecer, por meio dos estudos, a inclusão social, política e econômica dessas pessoas. Essa modalidade de ensino tem amparo legal e busca articular-se com a educação profissional.
Métodos de didáticos, história da aprendizagem, ensino e aprendizagem, diferença entre educação, pedagogia e didática, selecionar conteúdos, relacionar didáticas as diversas técnicas e estratégias de ensino. O papel do mediador da escola na prática social, teorias educacionais e práticas educativas.
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