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O curso visa formar profissionais capacitados e críticos, dotados de sólidos conhecimentos teóricos, metodológicos e práticos sobre os processos históricos, tanto no âmbito nacional quanto global. Esses profissionais serão preparados para investigar, analisar e interpretar os fenômenos históricos, compreendendo suas causas, desenvolvimentos e consequências, contribuindo para a produção e difusão do conhecimento histórico, bem como para a reflexão sobre as dinâmicas sociais, políticas, econômicas e culturais ao longo do tempo.
Você aprenderá o que é a História Antiga, como a expressão surge e se consolida dentro da historiografia e ao que faz referência. Estudará, também, algumas das fontes e metodologias utilizadas para a escrita da história desse período. E, por fim, conhecerá alguns autores brasileiros e estrangeiros pesquisadores do período, bem como alguns temas da História Antiga.
Disciplina presencial.
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Quando se estuda a origem da palavra comunicação, aprende-se que ela vem de duas palavras do latim: communis, que significa comum e communicare, que significa participar, fazer, tornar comum. Certamente, comum não é o primeiro conceito que vem à mente quando se pensa em comunicação. Então, por que a palavra vem do comum da língua latina? Porque quando se comunica com alguém, estabelece-se algo em comum entre quem fala e o receptor, esse algo em comum pode ser a língua, o conteúdo, a forma, entre outros, pois para que haja comunicação, é preciso que haja algo em comum entre emissor e receptor (também chamados de locutor e interlocutor de acordo com diferentes perspectivas teóricas).
Investigação da maneira segundo a qual a Filosofia e a Sociologia a partir do século XIX compreende as novas delimitações econômicas e os avanços da Ciência e da Tecnologia, bem como as consequências do progresso para as pautas sociais e emancipatórias da população.
Veremos as reflexões básicas sobre como é possível o docente melhorar a sua prática educativa, dando ênfase em sequências didáticas e variáveis metodológicas que estão intrinsecamente ligadas à ação pedagógica. Serão destacados elementos de intervenção nas aulas e problematizações sobre tais práticas, levando-se em consideração os referenciais para a análise das ações educativas e pedagógicas por parte do professor.
Atividade Complementar
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