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Formação Pedagógica - R2 em
FORMAÇÃO DE DOCENTES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA - LETRAS PORTUGUÊS E ESPANHOL
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Formar profissionais capacitados para o exercício da docência na Educação Básica, nos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Língua Espanhola. A formação contempla o domínio teórico e prático dos sistemas linguísticos, literários e culturais das duas línguas, promovendo a reflexão crítica sobre o uso da linguagem em diferentes contextos sociais, educacionais e culturais. Busca-se desenvolver competências para o ensino de leitura, escrita, oralidade e análise textual, além de práticas pedagógicas inovadoras que respeitem a diversidade linguística e cultural, contribuindo para uma educação plural, ética e inclusiva.
Voltada a profissionais que buscam uma nova habilitação em nível superior, a formação oferece as competências necessárias para atuar com excelência na docência da Educação Básica nesta área.
O profissional formado no curso de Formação de Docentes para a Educação Básica com ênfase em Letras – Português e Espanhol estará habilitado a atuar na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, com foco no desenvolvimento das competências linguísticas e comunicativas das crianças. Poderá trabalhar em escolas públicas e privadas, contribuindo para a alfabetização e o letramento em Língua Portuguesa e a introdução à Língua Espanhola, respeitando as especificidades pedagógicas dessas etapas. Além disso, poderá participar de projetos pedagógicos voltados à educação bilíngue, produção de materiais didáticos e práticas educativas que valorizem a diversidade linguística e cultural desde os primeiros anos da formação escolar.
Serão apresentados os conceitos sobre preconceito linguístico e as diferenças entre a língua portuguesa e o português brasileiro.
Você vai conhecer o histórico da linguística textual e poder diferenciá-la dentre os outros ramos da linguística. A partir disso, vai aprender alguns fundamentos da linguística textual e caracterizá-los.
Você verá as perspectivas de estudo dessas ciências e as suas principais vertentes, interfaces e abordagens.
Você verá o que são as variações linguísticas e de que maneira a língua pode se modificar em contextos históricos, regionais, sociais, culturais, entre outros.
Você entenderá o funcionamento da sintaxe no espanhol, pois isso auxiliará na compreensão dos fenômenos observados na estrutura da língua, com o objetivo de compreender melhor o seu sistema linguístico.
Você irá aprender que a semântica prevê a relação mundo-discurso a partir da articulação das palavras com os significados que elas veiculam, bem como a partir das relações que as palavras estabelecem entre si na linearidade do discurso. Também vai entender como funcionam alguns recursos de manipulação semântica, como a metáfora e a metonímia.
Você irá se concentrar na investigação de problemas e soluções de um mundo transdisciplinar que faz parte de um contexto social e real no ensino de línguas.
Você estudará a importância de utilizar os gêneros textuais no ensino de língua espanhola como uma tendência inovadora para atrair os alunos para um aprendizado em um ambiente "mais real" de situações comunicativas, fugindo das aulas tradicionais que tenham um enfoque somente em gramática e em regras linguísticas e listas de exercícios infindáveis. Para isso, aprenderá, também, sobre o conceito de intertextualidade e sobre a relação entre os conceitos de gênero e tipo textual.
Veremos as reflexões básicas sobre como é possível o docente melhorar a sua prática educativa, dando ênfase em sequências didáticas e variáveis metodológicas que estão intrinsecamente ligadas à ação pedagógica. Serão destacados elementos de intervenção nas aulas e problematizações sobre tais práticas, levando-se em consideração os referenciais para a análise das ações educativas e pedagógicas por parte do professor.
Você verá a importância do latim para a constituição e desenvolvimento da língua espanhola e a presença do latim na língua espanhola até os dias atuais.
Você estudará assuntos do campo referente à Fonética, mais especificamente à Fonética Articulatória. A diferença existente entre esses dois campos — Fonética e Fonologia — está no fato de o primeiro estudar a acústica da fala, a fala propriamente dita, e o segundo estudar a categorização dos sons na fala, isto é, como os sons se organizam — a língua.
Você estudará essa língua amplamente difundida no país, principalmente na área educacional. É de suma importância o conhecimento sobre as especificidades e as características da Libras, que fazem parte do cotidiano. Além disso, você também conhecerá aspectos sobre a recepção e a produção da Libras, bem como sobre o seu ensino em ambientes escolares.
A pesquisa é considerada, por muitos, como uma aventura, mas esse pensamento só é válido para o domínio do conhecimento, pois pesquisar exige método. O método define os caminhos da pesquisa, a forma como os dados serão coletados e analisados e, ao final, chega-se ao conhecimento. Contudo, cabe lembrar que toda pesquisa parte de questões que impulsionam nessa busca pelo conhecimento e é assim que o mundo evolui, transforma-se.
Orientações para realização do TCC e algumas outras informações em relação ao curso.
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