Seu sucesso começa aqui

Formação Pedagógica - R2 em

FORMAÇÃO DE DOCENTES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA - SOCIOLOGIA

100% online

Reconhecido pelo MEC

Aplicativo educacional

Download para estudo offline

Material em vídeo, pdf e infográfico

Flexibilidade na rotina de estudos

De:

R$ 240,00

A partir de:

R$ 120,00

Mensais

Objetivo do curso

Formar professores com sólida base teórica, crítica e metodológica para o exercício da docência no Ensino Médio, capacitando-os a compreender e analisar as dinâmicas sociais, políticas, econômicas e culturais que estruturam a sociedade. A formação visa desenvolver competências para o ensino da Sociologia de forma contextualizada, reflexiva e interdisciplinar, promovendo a cidadania, a consciência crítica e a compreensão das múltiplas realidades sociais. O curso também prepara o licenciado para atuar na produção e disseminação de conhecimentos sociológicos, na elaboração de projetos educacionais e sociais, e na participação em ações voltadas à transformação social e ao fortalecimento de práticas democráticas e inclusivas no ambiente escolar.

Público Alvo

Voltada a profissionais que buscam uma nova habilitação em nível superior, a formação oferece as competências necessárias para atuar com excelência na docência da Educação Básica nesta área.

Área de atuação

O profissional formado no curso de Formação de Docentes para a Educação Básica – Sociologia estará habilitado a atuar na docência dos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, em instituições públicas e privadas, com foco na introdução e desenvolvimento do pensamento sociológico entre os estudantes. Sua atuação será pautada na promoção da cidadania, na reflexão crítica sobre a realidade social e na construção de valores éticos e democráticos. Além da sala de aula, poderá integrar projetos pedagógicos interdisciplinares, colaborar com ações de formação para outros docentes, desenvolver materiais didáticos voltados à educação sociológica e participar de iniciativas escolares que envolvam temas como direitos humanos, diversidade cultural, inclusão social e políticas públicas educacionais.

Programa de Curso

Você terá a oportunidade de explorar diferentes cultos sob uma perspectiva antropológica. Além disso, irá analisar a origem, as particularidades e os principais teóricos que contribuíram para o desenvolvimento dessas reflexões. Ao longo deste estudo, reforçaremos a importância de uma dinâmica pautada por um olhar baseado na diversidade cultural.

Você irá estudar sobre políticas educacionais e ensino religioso no Brasil. Você vai verificar a trajetória do ensino religioso e vai compreender a relação do curso de ciências da religião com a política educacional brasileira.

Você irá travar contato com tais processos e ver que os materiais ensejam um duplo exercício reflexivo: compreender os desenrolares históricos e identificar seus reflexos em ações contemporâneas.

Estudaremos o Brasil como um país para todos, ou seja, discutiremos os problemas sociais existentes no país e suas possíveis soluções.

Você perceberá como a cultura brasileira foi contemplada pelas matrizes africana e indígena, também entenderá os perfis criados para negros e índios na literatura. Assim, será capaz de desconstruir visões preconceituosas e estereotipadas presentes na sociedade acerca desses grupos étnicos.

Iremos discutir sobre algumas questões importantes acerca da relação entre ética, sexualidade e gênero, e sobre alguns problemas que ainda existem acerca dessa divisão.

Trabalharemos com o estudo sociológico dos movimentos sociais, suas características tradicionais e mais recentes, passando pela forma de mobilização, possibilidades de êxito e tipos de demandas.

Você irá compreender historicamente os movimentos sociais de resistência das ocupações em meio urbano e rural, conhecer as políticas públicas para reassentamentos e avaliar as conquistas e desafios dos movimentos sociais pelo direito à terra e à moradia.

Veremos as reflexões básicas sobre como é possível o docente melhorar a sua prática educativa, dando ênfase em sequências didáticas e variáveis metodológicas que estão intrinsecamente ligadas à ação pedagógica. Serão destacados elementos de intervenção nas aulas e problematizações sobre tais práticas, levando-se em consideração os referenciais para a análise das ações educativas e pedagógicas por parte do professor.

Trabalharemos com a Sociologia das Organizações, que abrange tanto as organizações formais quanto as associações voluntárias. Um conceito central para se compreender as organizações nos dias atuais é o de burocracia, que será visto aqui, nesta unidade, a partir da Sociologia.

Você estudará essa língua amplamente difundida no país, principalmente na área educacional. É de suma importância o conhecimento sobre as especificidades e as características da Libras, que fazem parte do cotidiano. Além disso, você também conhecerá aspectos sobre a recepção e a produção da Libras, bem como sobre o seu ensino em ambientes escolares.

A pesquisa é considerada, por muitos, como uma aventura, mas esse pensamento só é válido para o domínio do conhecimento, pois pesquisar exige método. O método define os caminhos da pesquisa, a forma como os dados serão coletados e analisados e, ao final, chega-se ao conhecimento. Contudo, cabe lembrar que toda pesquisa parte de questões que impulsionam nessa busca pelo conhecimento e é assim que o mundo evolui, transforma-se.

Orientações para realização do TCC e algumas outras informações em relação ao curso.

 

Faça acontecer, faça ESP

A Faculdade do Estado de São Paulo te prepara para enfrentar os desafios.

icon

Estude onde e quando quiser

O PED App, nosso aplicativo educacional, possibilita download dos conteúdos para estudar offline

icon

Metodologia dinâmica

Oferecemos conteúdos atuais para que você tenha resultados impactantes na sua carreira

icon

Apoio personalizado

Equipe preparada para te acompanhar em cada fase da sua formação acadêmica

icon

Biblioteca virtual

Contamos com uma plataforma com mais de 10 mil títulos no acervo