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Formação Pedagógica - R2 em

FORMAÇÃO DE DOCENTES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA - LETRAS PORTUGUÊS E INGLÊS

100% online

Reconhecido pelo MEC

Aplicativo educacional

Download para estudo offline

Material em vídeo, pdf e infográfico

Flexibilidade na rotina de estudos

De:

R$ 240,00

A partir de:

R$ 120,00

Mensais

Objetivo do curso

Formar professores qualificados para atuar na Educação Básica, com sólida base teórica, crítica e metodológica. A formação visa desenvolver competências linguísticas, literárias e pedagógicas, capacitando o egresso a ensinar, analisar e produzir textos em ambos os idiomas, além de refletir sobre os aspectos culturais, sociais e históricos que envolvem a linguagem. O curso também promove a formação de profissionais éticos, sensíveis à diversidade e comprometidos com uma educação inclusiva e de qualidade, aptos a contribuir significativamente para o desenvolvimento da leitura, da escrita e da comunicação em contextos escolares e sociais.

Público Alvo

Voltada a profissionais que buscam uma nova habilitação em nível superior, a formação oferece as competências necessárias para atuar com excelência na docência da Educação Básica nesta área.

Área de atuação

O profissional formado no curso de Formação de Docentes para a Educação Básica – Letras, com habilitação em Português e Inglês, estará apto a atuar nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, em instituições públicas e privadas, ministrando aulas de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Literatura e Produção de Texto. Sua formação o capacita a desenvolver práticas pedagógicas que promovam o domínio da leitura, da escrita, da interpretação e da comunicação oral em ambos os idiomas, contribuindo para o desenvolvimento da competência linguística e comunicativa dos estudantes. Além da atuação em sala de aula, poderá participar de projetos educativos, culturais e linguísticos, atuando também em espaços não formais de ensino, como bibliotecas, centros de línguas, organizações sociais e programas de incentivo à leitura e à educação bilíngue.

Programa de Curso

Serão apresentados os conceitos sobre preconceito linguístico e as diferenças entre a língua portuguesa e o português brasileiro.

Você vai conhecer o histórico da linguística textual e poder diferenciá-la dentre os outros ramos da linguística. A partir disso, vai aprender alguns fundamentos da linguística textual e caracterizá-los.

Você verá as perspectivas de estudo dessas ciências e as suas principais vertentes, interfaces e abordagens.

Você irá aprender que a semântica prevê a relação mundo-discurso a partir da articulação das palavras com os significados que elas veiculam, bem como a partir das relações que as palavras estabelecem entre si na linearidade do discurso. Também vai entender como funcionam alguns recursos de manipulação semântica, como a metáfora e a metonímia.

Você verá o que são as variações linguísticas e de que maneira a língua pode se modificar em contextos históricos, regionais, sociais, culturais, entre outros.

Você será apresentado às estratégias de compreensão auditiva em língua materna e em inglês, como relacionar estratégias de leitura no processo de compreensão oral e como selecionar as estratégias mais adequadas às diversas situações comunicativas em língua inglesa.

Você verá aspectos sobre a importância de se trabalhar a língua falada, a leitura e a escrita contextualizadas e interligadas.

Você irá se concentrar na investigação de problemas e soluções de um mundo transdisciplinar que faz parte de um contexto social e real no ensino de línguas.

Veremos as reflexões básicas sobre como é possível o docente melhorar a sua prática educativa, dando ênfase em sequências didáticas e variáveis metodológicas que estão intrinsecamente ligadas à ação pedagógica. Serão destacados elementos de intervenção nas aulas e problematizações sobre tais práticas, levando-se em consideração os referenciais para a análise das ações educativas e pedagógicas por parte do professor.

Você será apresentado aos métodos e abordagens para o ensino de língua inglesa e às propostas de avaliação delimitadas por cada método e abordagem.

Você refletirá e compreenderá melhor os sotaques da língua inglesa, ao relacionar fonologia, variação linguística e pronúncia.

Você estudará essa língua amplamente difundida no país, principalmente na área educacional. É de suma importância o conhecimento sobre as especificidades e as características da Libras, que fazem parte do cotidiano. Além disso, você também conhecerá aspectos sobre a recepção e a produção da Libras, bem como sobre o seu ensino em ambientes escolares.

A pesquisa é considerada, por muitos, como uma aventura, mas esse pensamento só é válido para o domínio do conhecimento, pois pesquisar exige método. O método define os caminhos da pesquisa, a forma como os dados serão coletados e analisados e, ao final, chega-se ao conhecimento. Contudo, cabe lembrar que toda pesquisa parte de questões que impulsionam nessa busca pelo conhecimento e é assim que o mundo evolui, transforma-se.

Orientações para realização do TCC e algumas outras informações em relação ao curso.

 

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