Preencha o formulário para efetuar
a matricula do seu curso
Seu sucesso começa aqui
Formação Pedagógica - R2 em
FORMAÇÃO DE DOCENTES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA - HISTÓRIA
De:
A partir de:
Mensais
O curso de 2° Licenciatura em História tem como objetivo formar profissionais capazes de desenvolver pensamentos críticos, entendimento sobre diferenças entre pessoas, países e civilizações, mas principalmente a compreender como a História ajuda na compreensão do homem enquanto ser que constrói seu tempo. Resgatar situações, fatos, momentos e memórias contribui para entender o agora e as transformações da sociedade. A história é uma ciência que estuda a vida do homem e seu tempo, além disso, ajuda na compreensão de toda uma sociedade e cultura, uma vez que investiga o que os homens fizeram, pensaram e sentiram enquanto seres sociais.
Você aprenderá o que é a História Antiga, como a expressão surge e se consolida dentro da historiografia e ao que faz referência. Estudará, também, algumas das fontes e metodologias utilizadas para a escrita da história desse período. E, por fim, conhecerá alguns autores brasileiros e estrangeiros pesquisadores do período, bem como alguns temas da História Antiga.
Você verá como foi o processo de formação do feudalismo com a desestruturação do Império Romano. Esta foi desencadeada por questões econômicas, militares e administrativas. Somada a isso, uma série de invasões dos povos germânicos gerou a necessidade de novas formas de organização espacial baseadas em estruturais locais. Junto a isso ocorreu o enfraquecimento do Império Carolíngio, com a divisão de seu território entre os herdeiros de Carlos Magno, levando à desestruturação da organização social até então vigente e à constituição dos sistemas de colonato.
Você irá poder conhecer as correntes historiográficas que se ocuparam do estudo da América colonial e as fontes correspondentes utilizadas por elas, ainda pesquisadas nos dias de hoje. Você também vai aprender sobre a arquitetura colonial e como ela se insere na interpretação da história de ocupação e colonização da América.
Você irá compreender a emergência do pensamento liberal em um contexto de crise do absolutismo monárquico. Do ponto de vista econômico, vai estudar as diferenças entre o liberalismo econômico e o mercantilismo, principalmente no que diz respeito à concepção da função do Estado e suas práticas econômicas. Por fim, vai aprender um pouco mais sobre alguns autores do chamado liberalismo clássico e suas contribuições para a teoria econômica.
Você vai conhecer a historiografia positivista que aborda o Brasil Colonial, bem como os aspectos sociais do período, abordados pela historiografia de base cultural. Por fim, compreenderá as estruturas econômicas do período colonial brasileiro, apresentadas pela historiografia de base marxista.
Você irá entender como a ilusão de que a Independência, oficialmente proclamada em 1822, traria a autonomia e o fortalecimento de ideais liberais para o Brasil, foi desfeita por revoltas internas, anos e muito dinheiro gasto na Guerra da Cisplatina e numa crise econômica, política e social. Você compreenderá também como o Imperador D. Pedro I terminou por voltar a Portugal, repetindo o ato do pai: também deixou seu filho, um menino de 5 anos, como regente do Brasil.
Você compreenderá o processo que culminou na Revolução Francesa e como ela operou o declínio do Antigo Regime naquele país. Também relacionará as contradições existentes dentro do tecido social francês e sua instrumentalização em relação aos rumos da revolução após 1789.
Você perceberá como a cultura brasileira foi contemplada pelas matrizes africana e indígena, também entenderá os perfis criados para negros e índios na literatura. Assim, será capaz de desconstruir visões preconceituosas e estereotipadas presentes na sociedade acerca desses grupos étnicos.
Veremos as reflexões básicas sobre como é possível o docente melhorar a sua prática educativa, dando ênfase em sequências didáticas e variáveis metodológicas que estão intrinsecamente ligadas à ação pedagógica. Serão destacados elementos de intervenção nas aulas e problematizações sobre tais práticas, levando-se em consideração os referenciais para a análise das ações educativas e pedagógicas por parte do professor.
Veremos as mudanças ocorridas na educação no período da Primeira República no Brasil. Nesse período, o Brasil estava vivendo uma época de grandes transformações políticas, econômicas, sociais e educacionais.
Você estudará essa língua amplamente difundida no país, principalmente na área educacional. É de suma importância o conhecimento sobre as especificidades e as características da Libras, que fazem parte do cotidiano. Além disso, você também conhecerá aspectos sobre a recepção e a produção da Libras, bem como sobre o seu ensino em ambientes escolares.
A pesquisa é considerada, por muitos, como uma aventura, mas esse pensamento só é válido para o domínio do conhecimento, pois pesquisar exige método. O método define os caminhos da pesquisa, a forma como os dados serão coletados e analisados e, ao final, chega-se ao conhecimento. Contudo, cabe lembrar que toda pesquisa parte de questões que impulsionam nessa busca pelo conhecimento e é assim que o mundo evolui, transforma-se.
Orientações para realização do TCC e algumas outras informações em relação ao curso.
A Faculdade do Estado de São Paulo te prepara para enfrentar os desafios.
O PED App, nosso aplicativo educacional, possibilita download dos conteúdos para estudar offline
Oferecemos conteúdos atuais para que você tenha resultados impactantes na sua carreira
Equipe preparada para te acompanhar em cada fase da sua formação acadêmica
Contamos com uma plataforma com mais de 10 mil títulos no acervo
This will close in 20 seconds