Preencha o formulário para efetuar
a matricula do seu curso
Seu sucesso começa aqui
Formação Pedagógica - R2 em
FORMAÇÃO DE DOCENTES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA - QUÍMICA
De:
A partir de:
Mensais
Preparar professores para atuar com competência no ensino de química, com foco na educação fundamental e média. O curso visa desenvolver conhecimentos teóricos e práticos sobre os conteúdos de química, métodos de ensino e estratégias pedagógicas, capacitando os docentes a promoverem aulas dinâmicas, contextualizadas e que estimulem o pensamento crítico nos estudantes. Além disso, busca formar profissionais capazes de adaptar o ensino à realidade dos alunos, incentivando o interesse pela ciência e contribuindo para uma educação de qualidade.
Profissionais com graduação em Química, Licenciatura em Ciências, Engenharia Química ou áreas afins, que desejam se especializar no ensino de química para os níveis fundamental e médio. O curso é ideal para aqueles que buscam desenvolver competências pedagógicas, atualizar-se sobre metodologias de ensino de ciências e química, e aprofundar-se em práticas educacionais voltadas ao engajamento e à compreensão científica dos alunos na educação básica.
Inclui escolas de ensino fundamental e médio, tanto na rede pública quanto na privada, além de instituições de ensino técnico que ofereçam disciplinas de ciências e química. Esses profissionais podem atuar como professores, coordenadores pedagógicos e desenvolvedores de material didático, trabalhando para promover um ensino de química que seja acessível, interessante e alinhado às diretrizes curriculares. Também podem contribuir para projetos de divulgação científica e educação ambiental, ampliando o alcance do conhecimento químico na sociedade.
Conhecerá as bases legais do currículo no Brasil, focando na compreensão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e sua relação com a política nacional, bem como entender sua estrutura e as etapas para a organização de um currículo.
As ações de planejamento fazem parte do cotidiano das escolas, uma vez que contribuem para sua gestão e para que o trabalho docente possa atingir seus objetivos de aprendizagem propostos. Além disso, a área da educação conta com planejamentos em nível de sistema, que se concretizam nas políticas públicas educacionais (financeiras, curriculares, avaliativas, de valorização dos professores, inclusivas, etc.) e regulam a área, estabelecendo diretrizes e normas a seguir que embasam o planejamento realizado nas instituições de ensino. Dessa forma, planejar traz profissionalismo e contribui diretamente para o alcance dos objetivos educacionais.
Abordaremos os principais objetivos do ensino da Química e da Física na escola, além de identificar os principais problemas encontrados no ensino destas disciplinas.
Estudará sobre as diferenças e as semelhanças da aprendizagem colaborativa e da cooperativa, que, apesar de parecerem sinônimas, têm suas especificidades. Você vai ver também algumas técnicas para envolver os alunos em atividades desse tipo, assim como meios de avaliação.
Conheceremos a tabela periódica, suas características e organização. Veremos também quando a balancear uma equação química é estabelecer que a quantidade de átomos presentes na reação será a mesma tanto nos reagentes como nos produtos. Logo, o balanceamento de equações químicas deve ser feito com o objetivo de conseguir informações acerca de determinada reação. Um exemplo é a quantidade de antiácido (popularmente conhecida como “leite de magnésia”) que deve ser ingerido para neutralizar a acidez do estômago, visto que o principal componente do suco gástrico é o ácido clorídrico (HCl).
Nesta Unidade de Aprendizagem discutiremos os princípios de química analítica e suas aplicações.
Aprenderemos a descrever a estrutura dos compostos orgânicos e a classificar os compostos de carbono quanto ao tipo de ligação, número de átomos. Além disso, vai estudar as cadeias carbônicas quanto à insaturação e às ramificações. Por fim, vai compreender a hibridização de compostos orgânicos.
Aprenderemos sobre a estrutura atômica de um átomo e a formação de moléculas a partir do conhecimentos sobre orbitais moleculares. Você também vai conhecer as principais características do átomo, como seu número atômico, número de massa e isótopos e, por último, identificar a composição de moléculas, que auxiliará na determinação do número de prótons, nêutrons e elétrons, questões relacionadas à Química Inorgânica.
As línguas de sinais têm o mesmo status linguístico das línguas orais, a única diferença é que são línguas gestuais/visuais. A escrita de sinais tem por objetivo representar, de maneira fidedigna, essas línguas. Os sujeitos surdos têm a língua de sinais como primeira língua e a língua portuguesa escrita como segunda língua. Sendo assim, os surdos têm dificuldades na leitura e na escrita, justamente porque estas não ocorrem na sua língua materna. Para esclarecer um pouco mais sobre essas questões você irá conhecer o processo histórico de constituição da escrita de sinais, ou seja, quando surgiu a primeira tentativa de escrita.
Este módulo tem como propósito oferecer aos participantes do curso uma compreensão aprofundada das práticas pedagógicas específicas do professor dentro da sala de aula para o ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras). O enfoque está na aplicação de métodos eficazes que promovam a aprendizagem significativa, inclusiva e culturalmente sensível.
A Faculdade do Estado de São Paulo te prepara para enfrentar os desafios.
O PED App, nosso aplicativo educacional, possibilita download dos conteúdos para estudar offline
Oferecemos conteúdos atuais para que você tenha resultados impactantes na sua carreira
Equipe preparada para te acompanhar em cada fase da sua formação acadêmica
Contamos com uma plataforma com mais de 10 mil títulos no acervo
This will close in 20 seconds