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Formação Pedagógica - R2 em
FORMAÇÃO DE DOCENTES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA - FILOSOFIA
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Capacitar os estudantes para atuarem como professores de filosofia na educação básica, fornecendo-lhes conhecimentos teóricos e práticos sobre a disciplina. O curso busca desenvolver habilidades de ensino, reflexão crítica, análise de textos filosóficos, planejamento de aulas e avaliação dos alunos.
Conhecerá o novo SAEB, compreender a relação entre ele e a BNCC e refletir sobre a importância de um trabalho docente articulado com esse documento para a qualificação da Educação Básica. Verá também a evolução histórica do conceito de currículo escolar, Parâmetros Curriculares Nacionais, Diretrizes Curriculares Nacionais e Base Nacional Comum Curricular vigentes. Além disso, vai observar a relação existente entre o currículo e o resultado das avaliações educacionais realizadas nas escolas.
Estudará sobre as diferenças e as semelhanças da aprendizagem colaborativa e da cooperativa, que, apesar de parecerem sinônimas, têm suas especificidades. Você vai ver também algumas técnicas para envolver os alunos em atividades desse tipo, assim como meios de avaliação. Aprenderá também sobre essa nova maneira de estruturar a educação, a blended learning, conhecendo suas características e seus modelos. Também estudará os critérios e as metodologias avaliativas possíveis de serem utilizados para os mais diversos modelos de educação híbrida, bem como conhecerá alguns cases de sucesso aplicados no Brasil e no mundo.
Será estudado sobre o conceito de engajamento no trabalho, explorando-o a partir do modelo de recursos e demandas do trabalho (antecedentes do engajamento). Além disso, vai conhecer como ocorre o engajamento no trabalho, bem como a relação entre engajamento e bem-estar na vida profissional.
Irá relacionar a filosofia com a formação do educador e as práticas educativas e a contribuição da filosofia na formação do educador, mostrando como ela irá refletir na sua prática pedagógica. A atitude filosófica vem a contribuir com a filosofia da educação.
Estudaremos as principais teorias sociológicas. Podemos dizer que as teorias sociológicas são diferentes modelos teóricos e conceituais de explicação dos objetos sobre os quais a sociologia se interessa, entre os quais os fenômenos sociais relacionados à vida do homem em sociedade. Inclusive, é possível considerar as teorias sociológicas como uma subdisciplina da sociologia, com o intuito de organizar e sistematizar as diferentes teorias com seus respectivos pensadores-sociólogos
Estudaremos a história da educação e as suas origens, desde o período colonial até a atualidade, em uma perspectiva analítica. Buscaremos identificar as influências do pensamento europeu na formação dos indivíduos e os efeitos e as permanências desse pensamento até os dias atuais no sistema educacional brasileiro. Será lembrado três autores contemporâneos: Pierre Bourdieu, Karl Mannheim e Antônio Gramsci, analisando como as ideias deles impactam as teorias e as tendências pedagógicas que são utilizadas no interior das escolas em práticas educacionais.
Discutiremos os diferentes fenômenos que influenciam nosso pensamento; fenômenos como a cultura e a ideologia, que atuam em nós definindo opções, crenças, ações e respostas para as mais diversas questões.
A Ética estabelece os princípios que servem de parâmetro e fundamentam o comportamento dos indivíduos. Esses parâmetros acompanham o indivíduo em todas as esferas de atuação, na sua vida social, na sua atuação profissional e no exercício político. Será visto o que é a base comum da Ética e as características próprias de cada uma das três áreas que serão abordadas. Na Ética Social, você vai conhecer a construção da ideia de ser humano digno e sua relação com o próximo. Na Ética Profissional, verá as especificidades do ambiente de trabalho, seus desafios e dilemas. Já na Ética Política, estudará o conceito de poder e autoridade.
As línguas de sinais têm o mesmo status linguístico das línguas orais, a única diferença é que são línguas gestuais/visuais. A escrita de sinais tem por objetivo representar, de maneira fidedigna, essas línguas. Os sujeitos surdos têm a língua de sinais como primeira língua e a língua portuguesa escrita como segunda língua. Sendo assim, os surdos têm dificuldades na leitura e na escrita, justamente porque estas não ocorrem na sua língua materna. Para esclarecer um pouco mais sobre essas questões você irá conhecer o processo histórico de constituição da escrita de sinais, ou seja, quando surgiu a primeira tentativa de escrita.
Este módulo tem como propósito oferecer aos participantes do curso uma compreensão aprofundada das práticas pedagógicas específicas do professor dentro da sala de aula para o ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras). O enfoque está na aplicação de métodos eficazes que promovam a aprendizagem significativa, inclusiva e culturalmente sensível.
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