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Formação Pedagógica - R2 em
FORMAÇÃO DE DOCENTES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
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O curso visa preparar os futuros docentes para o planejamento e execução de aulas, estimulando o interesse dos estudantes pela área, promovendo o entendimento dos processos biológicos, a valorização da diversidade da vida, a compreensão das interações entre seres vivos e ambiente.
A Base Nacional Comum Curricular, conhecida pela sigla BNCC, é um documento que orienta um currículo mínimo comum para toda a educação básica brasileira e inclui os ensinos fundamental e médio. Nela estão contidas as aprendizagens mínimas por competências e habilidades, por série, a que todos os alunos precisam ter acesso.
A aprendizagem colaborativa e a aprendizagem cooperativa têm sido duasestratégias de ensino e aprendizagem valorizadas no cenário de cultura digital. As tecnologias facilitam o trabalho em grupo, em que os alunos tornam-se mais ativos no processo de aprendizagem, já que não recebem as informações do professor de forma passiva.
O ser humano está em constante movimento e em busca de satisfação nos diferentes âmbitos da vida, e o bem-estar é importante para atingir esse objetivo. No mundo do trabalho, o desafio é ainda maior, dada a complexidade da estruturação e das relações na contemporaneidade, com cada vez mais exigências técnicas e psicológicas.
A área de estudo de Ecologia e como ela se relaciona com o nosso dia-a-dia.
Os conceitos da biologia e sobre a contínua pesquisa a respeito da natureza da vida, bem como identificar os temas unificadores que conectam os amplos conceitos da biologia.
As principais técnicas de separação de moléculas, como DNA, RNA e proteínas, de detecção dessas moléculas e de amplificação de DNA, bem como suas aplicações e importâncias.
A formação acadêmica do biólogo, verá quais áreas devem estar presentes nas disciplinas do curso e conhecer a formação da carreira de professor do ensino superior. Verá que, dentro da biologia, você pode escolher entre o Bacharelado e a Licenciatura, duas modalidades que têm seu currículo básico e suas especialidades, sendo a primeira focada na pesquisa científica e na atuação em consultoria ambiental e a segunda com foco na educação básica.
os principais métodos de sequenciamento de DNA, assim como as estratégias de sequenciamento de genomas completos. Você também vai conhecer a finalidade do uso de bibliotecas de DNA e de ferramentas de bioinformática como bancos de dados para o sequenciamento de genomas.
As línguas de sinais têm o mesmo status linguístico das línguas orais, a única diferença é que são línguas gestuais/visuais. A escrita de sinais tem por objetivo representar, de maneira fidedigna, essas línguas. Os sujeitos surdos têm a língua de sinais como primeira língua e a língua portuguesa escrita como segunda língua. Sendo assim, os surdos têm dificuldades na leitura e na escrita, justamente porque estas não ocorrem na sua língua materna. Para esclarecer um pouco mais sobre essas questões você irá conhecer o processo histórico de constituição da escrita de sinais, ou seja, quando surgiu a primeira tentativa de escrita.
Este módulo tem como propósito oferecer aos participantes do curso uma compreensão aprofundada das práticas pedagógicas específicas do professor dentro da sala de aula para o ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras). O enfoque está na aplicação de métodos eficazes que promovam a aprendizagem significativa, inclusiva e culturalmente sensível.
A Faculdade do Estado de São Paulo te prepara para enfrentar os desafios.
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