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2ª Licenciatura em
2ª LICENCIATURA EM HISTÓRIA
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Capacitar profissionais já licenciados em outra área para atuar no ensino de História, oferecendo uma formação pedagógica e específica que abrange conteúdos históricos e metodologias de ensino próprias da disciplina. O curso permite que os alunos desenvolvam competências para lecionar história de forma crítica e contextualizada, estimulando o pensamento reflexivo dos estudantes sobre questões sociais, culturais e políticas ao longo do tempo. Assim, a formação amplia as possibilidades de atuação profissional dos docentes e contribui para uma educação de qualidade na área de ciências humanas.
Destinada a pessoas que buscam uma nova formação em nível superior para atuação na docência da Educação Básica nesta área.
O licenciado em História estará habilitado a atuar como docente nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, em instituições públicas e privadas, ministrando conteúdos relacionados à História, Cultura e Ciências Humanas. Além da sala de aula, poderá desenvolver projetos pedagógicos e interdisciplinares voltados à formação crítica, à valorização da memória, à identidade cultural e à cidadania. Também poderá atuar em museus, arquivos, centros de documentação, instituições de pesquisa, produção de material didático, assessorias pedagógicas e em iniciativas voltadas à preservação do patrimônio histórico e cultural, contribuindo significativamente para o fortalecimento da consciência histórica e social da população.
Você aprenderá o que é a História Antiga, como a expressão surge e se consolida dentro da historiografia e ao que faz referência. Estudará, também, algumas das fontes e metodologias utilizadas para a escrita da história desse período. E, por fim, conhecerá alguns autores brasileiros e estrangeiros pesquisadores do período, bem como alguns temas da História Antiga.
Você verá como foi o processo de formação do feudalismo com a desestruturação do Império Romano. Esta foi desencadeada por questões econômicas, militares e administrativas. Somada a isso, uma série de invasões dos povos germânicos gerou a necessidade de novas formas de organização espacial baseadas em estruturais locais. Junto a isso ocorreu o enfraquecimento do Império Carolíngio, com a divisão de seu território entre os herdeiros de Carlos Magno, levando à desestruturação da organização social até então vigente e à constituição dos sistemas de colonato.
Você irá poder conhecer as correntes historiográficas que se ocuparam do estudo da América colonial e as fontes correspondentes utilizadas por elas, ainda pesquisadas nos dias de hoje. Você também vai aprender sobre a arquitetura colonial e como ela se insere na interpretação da história de ocupação e colonização da América.
Você irá compreender a emergência do pensamento liberal em um contexto de crise do absolutismo monárquico. Do ponto de vista econômico, vai estudar as diferenças entre o liberalismo econômico e o mercantilismo, principalmente no que diz respeito à concepção da função do Estado e suas práticas econômicas. Por fim, vai aprender um pouco mais sobre alguns autores do chamado liberalismo clássico e suas contribuições para a teoria econômica.
Você vai conhecer a historiografia positivista que aborda o Brasil Colonial, bem como os aspectos sociais do período, abordados pela historiografia de base cultural. Por fim, compreenderá as estruturas econômicas do período colonial brasileiro, apresentadas pela historiografia de base marxista.
Você irá entender como a ilusão de que a Independência, oficialmente proclamada em 1822, traria a autonomia e o fortalecimento de ideais liberais para o Brasil, foi desfeita por revoltas internas, anos e muito dinheiro gasto na Guerra da Cisplatina e numa crise econômica, política e social. Você compreenderá também como o Imperador D. Pedro I terminou por voltar a Portugal, repetindo o ato do pai: também deixou seu filho, um menino de 5 anos, como regente do Brasil.
Você compreenderá o processo que culminou na Revolução Francesa e como ela operou o declínio do Antigo Regime naquele país. Também relacionará as contradições existentes dentro do tecido social francês e sua instrumentalização em relação aos rumos da revolução após 1789.
Você perceberá como a cultura brasileira foi contemplada pelas matrizes africana e indígena, também entenderá os perfis criados para negros e índios na literatura. Assim, será capaz de desconstruir visões preconceituosas e estereotipadas presentes na sociedade acerca desses grupos étnicos.
Veremos as reflexões básicas sobre como é possível o docente melhorar a sua prática educativa, dando ênfase em sequências didáticas e variáveis metodológicas que estão intrinsecamente ligadas à ação pedagógica. Serão destacados elementos de intervenção nas aulas e problematizações sobre tais práticas, levando-se em consideração os referenciais para a análise das ações educativas e pedagógicas por parte do professor.
Veremos as mudanças ocorridas na educação no período da Primeira República no Brasil. Nesse período, o Brasil estava vivendo uma época de grandes transformações políticas, econômicas, sociais e educacionais.
Você estudará essa língua amplamente difundida no país, principalmente na área educacional. É de suma importância o conhecimento sobre as especificidades e as características da Libras, que fazem parte do cotidiano. Além disso, você também conhecerá aspectos sobre a recepção e a produção da Libras, bem como sobre o seu ensino em ambientes escolares.
A pesquisa é considerada, por muitos, como uma aventura, mas esse pensamento só é válido para o domínio do conhecimento, pois pesquisar exige método. O método define os caminhos da pesquisa, a forma como os dados serão coletados e analisados e, ao final, chega-se ao conhecimento. Contudo, cabe lembrar que toda pesquisa parte de questões que impulsionam nessa busca pelo conhecimento e é assim que o mundo evolui, transforma-se.
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