Preencha o formulário para efetuar
a matricula do seu curso
Seu sucesso começa aqui
Cursos Livres em
EDUCAÇÃO INCLUSIVA E ESPECIAL
De:
A partir de:
Mensais
O curso busca fornecer conhecimentos teóricos e práticos sobre os princípios da educação inclusiva, estratégias de ensino e aprendizagem adaptadas, formas de avaliação inclusiva, legislação e políticas públicas relacionadas à inclusão, além de promover a reflexão sobre a importância da valorização da diversidade e do respeito aos direitos de todas as pessoas na educação.
Destinado aos profissionais da educação, professores licenciados em Pedagogia ou Normal Superior, diretores de escolas, e de outras áreas afins que têm interesse em desenvolver sua carreira destinada a educação de alunos especiais e com deficiências.
O profissional formado pode atuar em diversas áreas relacionadas à educação e inclusão de pessoas com deficiência, tais como escolas inclusivas, centros de atendimento especializado, instituições de ensino regular, órgãos governamentais e não governamentais voltados para a inclusão, entre muitas outras instituições.
Você sabia que o movimento mundial pela educação inclusiva é uma ação política, cultural, social e pedagógica? Foi desencadeado em defesa do direito de todos os alunos participarem e aprenderem juntos sem nenhum tipo de discriminação.
A educação inclusiva constitui um paradigma educacional fundamentado na concepção de direitos humanos, que conjuga igualdade e diferença como valores indissociáveis e que avança em relação à ideia de equidade formal ao contextualizar as circunstâncias históricas da produção da exclusão dentro e fora da escola.
Você conhecerá a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, documento apresentado pelo MEC em parceria com a SEESP com o objetivo de acompanhar os avanços do conhecimento e das lutas sociais, visando constituir políticas públicas promotoras de uma educação de qualidade para todos os alunos.
A inclusão no âmbito da educação abrange aspectos administrativos, didáticos e pedagógicos e representa uma reformulação de toda a escola. O objetivo é garantir que todos os estudantes tenham acesso e condições de igualdade de oportunidades nos processos educacionais e sociais no âmbito escolar. Essa reformulação na escola é reflexo da evolução das sociedades, das políticas públicas, das reivindicações dos movimentos sociais para assegurar a todos o direito à educação, independentemente da condição física, social, intelectual. Na escola, a reforma perpassa pelo currículo, pela avaliação, pela organização do trabalho pedagógico, pelo processo de decisão da gestão acadêmica e pelas práticas em sala de aula. É pertinente destacar ainda que a educação especial representa uma modalidade de ensino que atende os estudantes com deficiência; já a educação inclusiva inclui a educação especial, oportunizando a todos o direito à educação.
Você sabia que as políticas e as práticas voltadas à educação inclusiva obedecem a parâmetros estabelecidos por documentos e leis que visam não somente padronizá-las, mas torná-las ferramentas para se chegar a uma educação que seja satisfatória para todos?
Um dos principais documentos que estabelecem diretrizes para a educação inclusiva é a Declaração de Salamanca, que tem como princípio a necessidade de se ampliar a inclusão dos alunos com deficiência nas escolas regulares e propõe uma pedagogia centrada na criança e que seja capaz de satisfazer as necessidades de todos.
Você vai conhecer as diretrizes e as práticas propostas pela Declaração de Salamanca.
As propostas para a educação de alunos com algum tipo de deficiência evoluíram muito nas últimas quatro décadas. Isso ocorreu em virtude de mudanças na legislação brasileira que, a exemplo de outros países, passou a adotar uma postura inclusiva em relação esses estudantes.
Desse modo, todos os envolvidos no processo educacional foram convocados a repensar posturas, espaços e técnicas para garantir a acolhida, a convivência e o aprendizado de alunos com deficiência.
Entenderemos mais sobre um tipo de aluno que, assim como aqueles com deficiência, também necessita de cuidados educacionais especiais: o superdotado.
A Faculdade do Estado de São Paulo te prepara para enfrentar os desafios.
O PED App, nosso aplicativo educacional, possibilita download dos conteúdos para estudar offline
Oferecemos conteúdos atuais para que você tenha resultados impactantes na sua carreira
Equipe preparada para te acompanhar em cada fase da sua formação acadêmica
Contamos com uma plataforma com mais de 10 mil títulos no acervo