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DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: DÉFICIT DE ATENÇÃO (TDAH)
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Compreender a diversidade inerente à espécie humana e perceber a importância de atender as necessidades educativas especiais de todos os alunos, em salas de aulas comuns, promover a aprendizagem e o desenvolvimento dos mesmos.
Professor, coordenador, diretor fonoaudióloga, psicóloga, psicopedagoga, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, musicoterapeuta, pai, mãe ou cuidador que deseja potencializar a Comunicação oral e escrita (alfabetizar) alunos crianças, adolescentes e adultos com Deficiência Intelectual: Déficit de atenção (TDAH).
O profissional formado pode atuar em diferentes áreas relacionadas à educação e à saúde, tais como escolas inclusivas, centros de atendimento especializado, clínicas psicológicas, instituições de reabilitação, programas de apoio e acompanhamento a pessoas com deficiência intelectual, além de muitas outras áreas.
O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) é um transtorno do neurodesenvolvimento que acomete cerca de 3 a 6% das crianças em idade escolar. Pode estar associado a problemas na aprendizagem escolar, transtorno da conduta, além de a atrasos no desenvolvimento motor. São características do TDAH a desatenção, a inquietação e a impulsividade.
O transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) é uma condição que se manifesta na pré-escola, porém, seu diagnóstico é facilmente realizado nos primeiros anos do ensino fundamental. É uma patologia contemporânea que se manifesta com certa frequência, atingindo crianças e adultos, gerando prejuízos diversos e comprometendo sua qualidade de vida.
A atenção é uma das funções cognitivas mais importante para o processo de desenvolvimento e aprendizagem do indivíduo, pois o déficit atencional pode resultar em diversas dificuldades em atividades simples do dia a dia, tais como: estudar, trabalhar, tomar decisões de forma estratégica e planejar ações.
O Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) é um distúrbio neurobiológico que consiste em um padrão de desatenção e/ou hiperatividade/impulsividade que ocorre em pelo 6% da população mundial, desenvolvendo-se ainda na primeira infância. É uma demanda recorrente para os profissionais de Psicologia, principlamente no que diz respeito ao diagnóstico e prognóstico do quadro clínico.
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