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COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES

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Objetivo do curso

Fornecer aos participantes uma compreensão abrangente e aprofundada sobre os diferentes aspectos do comportamento humano dentro do contexto organizacional.

Público Alvo

Entre os principais alvos estão gestores, líderes, profissionais de recursos humanos, consultores, empreendedores e estudantes interessados em compreender as dinâmicas e os desafios relacionados ao comportamento humano nas organizações.

Área de atuação

As áreas de atuação incluem: gestão de recursos humanos, consultoria organizacional, treinamento e desenvolvimento, gestão de mudanças, gestão de equipes e liderança, gestão de conflitos, recrutamento e seleção, desenvolvimento de carreira, gestão do clima organizacional e relações de trabalho.

Programa de Curso

As organizações são conhecidas e entendidas como instituições em que um grupo de pessoas que se relaciona entre si e com o meio externo trabalha, demonstrando um grau de interdependência, pois somente com o trabalho de todos é possível obter os resultados almejados. Tudo isso requer comunicação eficaz, conhecimento compartilhado e objetivos comuns.
Porém, é composta por diferentes profissionais com diferentes expertises, com interesses individuais, e profissionais divergentes da organização, havendo necessidade de uma gestão que conduza os esforços e interesses individuais em prol dos objetivos organizacionais. Dentro dessa perspectiva, a disciplina do comportamento organizacional poderá ajudar a todos no conhecimento desse mundo das relações interpessoais dentro das organizações e fornecer as ferramentas básicas e necessárias para que a equipe se torne de alto desempenho, motivada, sabendo lidar com os conflitos inerentes a todo relacionamento, possibilitando que tanto o indivíduo como a organização alcancem uma eficácia no seu desempenho.

O mundo das organizações vem sendo impactado pelas rápidas mudanças que ocorrem no mundo, fazendo com que as empresas atuem em um ambiente cada vez mais incerto e dinâmico, marcado pela alta competitividade e pela necessidade de constante adaptação para sua sobrevivência. Nesse cenário, há uma forte exigência e pressão sobre os trabalhadores que necessitam se atualizar continuamente e têm sobre suas costas o peso da responsabilidade pelos resultados positivos das empresas. 

A síndrome de burnout, descrita por Freudenberger, é um distúrbio psíquico relacionado ao esgotamento profissional acarretado por condições de trabalho desgastantes e em excesso e por conflitos interpessoais nas relações de trabalho.

Sabe-se que, em alguns dias, é difícil encontrar entusiasmo no trabalho e que a sensação de satisfação com o que se faz pode variar. Nesse sentido, é comum perceber a diferença entre parceiros que estão efetivamente engajados e motivados e aqueles que não estão. Isso fica explícito porque as consequências dessa diferença se expressam na forte correlação existente entre motivação, engajamento dos colaboradores e resultados organizacionais. Entretanto, uma pergunta permanece: como é possível saber se você está motivado e engajado ou se a sua organização tem uma força de trabalho realmente motivada?

É comum dizer que as organizações são feitas de pessoas. Sem elas, fundamentalmente, as empresas e demais configurações organizacionais não existiriam, pois sua configuração se dá a partir das relações sociais nelas estabelecidas. Desse modo, um dos muitos desafios da gestão organizacional é criar mecanismos que permitam a união de seus colaboradores e o seu melhor desempenho, preferencialmente buscando atingir padrões de excelência em equipes de alta performance. Esse é um processo delicado, dado que os estímulos devem ser apresentados e verificados de maneira que não tornem o trabalho excessivo, mas motivador.

 

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